top of page

A TRANSFORMAÇÃO DE SONHOS EM REALIDADE

1 Samuel 1.1-17

 

Introdução

Eu gosto de pregar nos primeiros domingos do ano, e nós já estamos no número quatro, portanto, ainda é início de ano... e nessas ocasiões eu gosto de pregar sobre sonhos, sobre ideais, sobre projetos de vida.

Então você vai abrir a sua Bíblia agora no primeiro livro de Samuel 1.1-17. Eu quero falar sobre a transformação de sonhos em realidade.

Esta semana eu trabalhei alguns pontos para os ministérios da igreja, preparei algumas diretrizes para que possamos funcionar bem no decorrer do ano... porque eu tenho sonhos!

E falo tão apaixonadamente, como discursou Martin Luther King Jr, cinco meses antes do meu nascimento. Ele falou nas escadarias do Memorial Lincoln em Washington: “Eu tenho um sonho”.

Eu tenho um sonho! Por isso, que quero falar nesta noite com você, sobre: transformando sonhos em realidade.

Agora, tão importante quanto ter um objetivo, tão importante quanto ter um sonho, é você saber como transformar sonhos em realidade.

E esse texto da Palavra de Deus (1Sm 1.1-17), é um texto revelador, muito instrutivo a esse respeito, porque ele diz assim: “Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu.

E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha.

Subia, pois, este homem, da sua cidade, de ano em ano, a adorar e a sacrificar ao SENHOR dos Exércitos em Siló; e estavam ali os sacerdotes do SENHOR, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli.

E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas.

Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o SENHOR lhe tivesse cerrado a madre.

E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o SENHOR lhe tinha cerrado a madre.

E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do SENHOR, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia.

Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos? [olha que maridão!]

Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR.

Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.

E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.

E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli observou a sua boca.

Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada.

E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. [o marido estava dizendo: “Deixa de pingaiada... larga mão da pinga!”]

Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR.

Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora.

Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste”.

E se você não conhece bem a história, leia o v.20 e ficará sabendo que mais tarde, “passado algum tempo” nasceu o filho de Ana. Um sonho foi transformado em realidade.

Irmãos, uma das coisas que a gente precisa entender, é que todo ser humano saudável tem sonhos. Somente os loucos não sonham.

Mas o ser humano normal, em pleno gozo da sua sanidade mental, sonha. Isso é natural da vida.

A gente sonha com uma casa própria... a gente sonha com um carro... a gente sonha com uma faculdade... as meninas sonham com um bom marido, um bom esposo... os garotos também sonham com uma menina bonita, caprichosa... todos nós temos sonhos. Há casais que sonham com filhos!

Então, sonhos são ideais, são aspirações, são objetivos que a gente tem na vida.

Eu nem precisava definir isso, mas para pessoas que não pretendem nada, que não aspiram nada, falar de sonho é muito vago, porque pra elas sonho é só aquele bolinho preparado com farinha de trigo, recheado, normalmente frito e polvilhado com açúcar ou canela por cima.

Para outros, sonho é aquela pessoa bonita, maravilhosa, que nos deixa assim, pasmados, e que nos leva a dizer: “me belisca pra eu ver se acordo”!

É a história daquele camarada que ficou olhando, sem parar, de baixo em cima pra uma jovem e que quando ela perguntou: “O que você está fazendo?” Ele respondeu: “Estou vendo se você foi feita no céu”.

Certa vez um rapaz se aproximou de uma moça, e falou assim: "Me empresta o celular?” – “Pra quê?” ao que ele disse: - “É que quero ligar pra minha mãe e dizer que acabei de encontrar a mulher dos meus sonhos”.  

Embora chamamos a isto de sonho, eu estou falando, porém, de objetivos, de projetos, de aspirações na vida.

Então, é natural que toda pessoa tenha sonhos. Mas a pergunta que você precisa fazer para você mesmo é a seguinte: quais são os meus sonhos?

Você está se movendo, está fazendo alguma coisa, para que os seus sonhos aconteçam? Quais são os seus sonhos para este ano? Será que esses sonhos estarão se realizando na sua vida? Será que se tornarão realidade?

Porque, há pessoas com muitos sonhos que, às vezes, não conseguem vê-los realizados. A pessoa tem sonhos, muitos sonhos, mas não consegue um caminho, um jeito, para que os seus sonhos se realizem.

Porque, às vezes, para um sonho se realizar é preciso muito sacrifício, muito mesmo. Às vezes, pra se ter o sonho realizado, é preciso fazer coisas de que não se gosta. As vezes é até preciso se privar de algumas coisas, tendo em vista o sonho que se tem.

E esse texto de 1Sm 1.1-17, conta de uma mulher que tinha um sonho. E o sonho daquela mulher era o sonho de ter um filho. A única coisa que ela mais queria era ter um filho.

A outra esposa do seu marido, esposa permitida pela Lei da época, já tinha filhos e filhas. Mas Ana não tinha, e por conta disso, ela era considerada como uma mulher que Deus estava castigando pelo fato de não ter filho.

E a outra esposa zombava dela. Lemos aqui no v.6 que Penina, “a sua rival excessivamente a provocava”. Caçoava dela.

Sabe, isto trazia amargura ao coração de Ana por não conseguir ter filho. E ela ia ao templo, o marido fazia aqueles atos litúrgicos, dava uma porção para ela, mas mesmo assim ela continuava triste.

Aí, um dia ela estava lá no templo, estava adorando a Deus e conversando com Deus... e nós vamos ver mais tarde, que o sonho dessa mulher se realizou.

Então, eu quero nesta noite, deixar claro pra você como é que nós podemos transformar sonhos em realidade.

Sabe esse sonho que está no seu coração, esse sonho que você tem? Como é que você pode transformar esse sonho em realidade?

 

...a primeira dica é a seguinte:

ASSUMA COMPROMISSOS COM DEUS

Faça votos com Deus. Confira aqui na Bíblia o v.11, olha o que está escrito: Ana está naquela amargura, naquela tristeza, e ela faz um voto a Deus, dizendo assim: “SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha”.

Ou seja, ela disse: “Se o Senhor Deus me der um filho, eu vou consagrar esse filho ao Senhor e, mais do que isso, ó Deus, eu vou abrir mão da convivência com ele, mas eu quero ter a alegria de ter um filho”.

E o que é que Ana fez ao falar estas coisas? Ana fez um voto com Deus. Ela Fez um voto ao Senhor... sabe o que é esse voto? O voto é uma promessa feita a Deus. O voto é uma promessa que você promete a Deus.

Você já deve ter assistido pela televisão o seriado “A Grande Família”. Tem uma cena interessante do Agostinho, Agostinho Carrara: O guarda-roupas dele, é cheio daquelas camisas exageradamente estampadas e ele está no quarto à procura da mulher, mas ninguém sabe do paradeiro dela, aí, ele faz uma oração dizendo: “Olha, Deus, se o Senhor fizer Bebel aparecer, eu prometo ao Senhor isso, prometo aquilo, prometo uma porção de coisa”. Aí, de repente, o telefone toca e a pessoa fala: “Olha, já sabemos onde ela está!”. Aí, ele vira pra Deus e diz: “Olha, não precisa mais nada não, cancela tudo o que eu prometi porque a gente já descobriu onde ela está”.

Muitas pessoas agem assim. E muitos crentes, fazem assim também: promessas a Deus.

Mas, tem uma coisa: se você quer realizar sonhos, você precisa aprender a fazer votos a Deus.

Não é pecado fazer votos a Deus. A gente vê esse mundo fazendo votos à santos, à Aparecida, à homens e à mulheres... até mesmo ao diabo, tem quem faça votos! E nós como crentes em Jesus, não temos coragem de fazer votos com Deus?

Sabe, se quer realizar sonhos, aprenda a fazer votos com Deus. Mas cumpra os compromissos.

Não vai fazer como aquele homem que fez um voto ao Senhor, dizendo que se fosse abençoado, daria uma Bíblia de presente toda semana para alguma pessoa. O tempo passou, ele foi abençoado, mas acabou se esquecendo desse voto, porque ele não foi sério com Deus.

Soube de um outro caso em que a pessoa prometeu a Deus dar a metade do seu salário quando Deus lhe desse um emprego. Estava desempregado há vários meses e quando conseguiu um trabalho, ganhou o seu primeiro salário e disse: “Ah! Eu vou entregar só o dízimo”.

Está certo isso? Irmão, faça votos, mas cumpra o seu voto! Assuma seus compromissos com Deus.

 

...segundo: como você pode transformar sonhos em realidade?

PAGUE O PREÇO DA OBEDIÊNCIA

Pagando o preço da obediência naquilo que você está assumindo.

Olha o que fez aquela mulher, confira o v.24: “E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e levou-o à casa do SENHOR, em Siló, e era o menino ainda muito criança”. Essa mulher estava assumindo o voto, assumindo o compromisso que havia feito com Deus.

Lemos no v.24 que, nascido o filho, a criança é desmamada, ela leva consigo três novilhos de três anos, ela leva a oferenda. Irmão, imagina aquela mãe: um filho que acabou de ser desmamado. Ela pega aquela criança e leva lá no altar e ela diz: “Deus, está aqui o que eu prometi. Estou cumprindo o meu voto porque eu sei que foi o Senhor quem me deu”.

Então, nós precisamos aprender a cumprir, pagando o preço da obediência naquilo que assumimos com Deus. Ana fez isso!

Eu imagino que ela foi chorando, mas o choro dela não era mais de amargura, mas o choro emocionado de alguém que teve seu sonho realizado e que agora pode cumprir o que prometeu.

Deus respondeu ao sonho daquela mulher. Ela teve uma criança, porque, conforme lemos no v.19, Deus se lembrou dela. E no v.20, lemos que Ana deu ao filho o nome de Samuel, que significa “Deus ouve”. Ela dizia, “pois do Senhor eu pedi!”

Sabe o que Eclesiastes 5.4 diz? “Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo”.

Então os sonhos se realizam assim: pagando o preço da obediência. “Ah! pastor, mas vai ser tão trabalhoso, tão difícil!”

Mas você quer que o seu sonho se transforme em realidade? É isso que você precisa fazer: pagar o preço da obediência.  Como Ana fez.

 

...outra dica: como você pode transformar sonhos em realidade?

CREIA QUE DEUS É CAPAZ DE FAZER MAIS ALÉM DAQUILO QUE VOCÊ SONHA

O nosso Deus não faz só aquilo que a gente sonha. Ele faz mais! Ele faz mais! Ele faz mais!

Às vezes você está sonhando com algo pequeno, e ainda diz que já está de bom tamanho... porém, Deus te vê e diz: “Meu filho, eu tenho algo maior pra você”.

E confira só o que se lê no v.20-21: “E Eli abençoava a Elcana e a sua mulher, e dizia: O SENHOR te dê descendência desta mulher, pela petição que fez ao SENHOR. E voltavam para o seu lugar. Visitou, pois, o SENHOR a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR”. Olha que benção: Três filhos e duas filhas... pra uma mulher que não tinha nenhum!

Como você pode ver, o Senhor abençoou a Ana. E depois de Samuel ela teve mais três filhos homens e duas filhas.

Irmão, creia que Deus é capaz de fazer mais do que você está sonhando. Creia no poder de Deus!

Por isso, não passe esse ano indiferente, sem propósitos no coração. Olha o que está escrito na Bíblia, na carta de Paulo aos Efésios 3.20: “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera”.

Irmão, creia nisso. Mas creia de coração. Deus pode fazer mais além daquilo que você está pedindo, está pensando, está sonhando... e se Deus quiser, você vai glorificar muito o nome do Senhor! Transforme seus sonhos em realidade.

 

Conclusão

Eu tenho alguns sonhos para 2011, sonhos para a igreja e sonhos particulares. Quais são os seus sonhos?

Eu quero desafiar você a ter um ano diferente: sonhe, mas ponha Deus no seu sonho. Amém?

Transforme os seus sonhos em realidade diante de Deus. Como?

Aprenda a assumir compromisso sério com Deus; não tenha uma vida relaxada não! Aprenda a assumir compromissos sérios.

Segundo, pague o preço da obediência... pode haver choro, mas pague o preço, o preço da obediência. Seja fiel ao seu voto.

E terceiro, creia que Deus é capaz de fazer muito mais além do que você está pensando, pedindo ou sonhando nessa hora. Deus é capaz de fazer mais!

Então, que os seus sonhos se transformem em realidade.

Que os sonhos desta nossa nova igreja também sejam sonhos que se transformem em realidade.

Para a glória e louvor do nosso Deus. Amém.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, em 23 de janeiro de 2011 – Fonte: áudio de Lamarque.

bottom of page