top of page

A PRESENÇA MANIFESTA DE DEUS

Êxodo 33.14-15

 

Amados, vou iniciar uma série de mensagens para abordar um assunto importante: A Presença Manifesta de Deus na Nossa Vida.

É bastante comum ouvirmos as pessoas falarem: “Busque a Deus. Você tá precisando de Deus!”

E nós, crentes, sabemos que é por meio da oração, da leitura da Palavra de Deus e até do jejum, que nós conseguimos ter a manifestação da Presença de Deus de modo mais intenso na nossa vida.

No entanto, para a presença de Deus ser manifesta, não basta apenas praticarmos essas três coisas.

Nós vamos precisar amar a Deus e amar o nosso próximo; vamos precisar ser obedientes aos ensinamentos de Deus; vamos também, precisar ter fé e discernimento espiritual, e até, sermos corajosos.

São essas atitudes que atraem a manifestação da presença de Deus na nossa vida.

Então, se você tomar essas atitudes, a presença de Deus será manifesta na sua vida! Imagina como será maravilhoso, porque Deus é poderoso, então coisas poderosas acontecerão. Deus é amor, então coisas amabilíssimas acontecerão!

Mas, isto são os efeitos. Tudo que a presença de Deus proporciona e produz em nós, são os efeitos.

Mas, qual é a causa? A causa é a presença de Deus. Sim, mas e aí, como você pode cultivar a manifestação da presença de Deus na sua vida?

Bem, que quando uma pessoa abre o seu coração e recebe Jesus como seu Senhor e Salvador, Deus vem morar no coração dela, é uma verdade. Quando uma pessoa entrega a vida para Deus dirigir e abençoar, Ele vem fazer morada na vida dessa pessoa. A pessoa passa, realmente, a ter a presença de Deus nela!

O apóstolo Paulo escreveu que somos santuários do Espírito Santo e que Deus habita em nós (1Co 6.19).

Portanto, a presença de Deus pode ser manifesta, pode ser sentida, pode ser percebida, por nós mesmos e por todos!

Isto é tão maravilhoso e importante, que lemos em Êx 33.14-15, de Deus falando pra Moisés: “...Irá a minha presença contigo para te fazer descansar. Então, disse-lhe [Moisés]: Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui”.

Ter a presença de Deus e senti-la, fez toda a diferença na vida de Moisés. Ele foi escolhido pra libertar o povo do Egito e foi muito bem-sucedido em tudo o que fez.

Eu quero examinar com você como que você pode ter a presença de Deus se manifestando na sua vida também.

Há pessoas que pensam que, para Deus Se manifestar na vida delas, é só ficar repetindo: "aleluia, aleluia, aleluia!" ou "glória, glória, glória!"

Há pessoas que acreditam que podem agir de um certo modo ou usar de algum esquema, para atrair a presença de Deus. Acreditam, por exemplo, que se vestirem um tipo de roupa ou se falarem de certa maneira, irão ter a manifestação da presença poderosa de Deus. Mas é um engano isto!

 

Eu já vi na nossa cidade, onde faz calor toda vida, crente trabalhando na construção civil, servente de pedreiro, virando massa, vestido com camisa de manga comprida... e não [é porque tem alergia à poeira da obra ou aos raios do sol... é por convicção religiosa!

Vocês sabem, tem crentes que mudam o tom de voz, quando falam das coisas de Deus. Alguns vão orar e fazem uma projeção diferente da voz: “Senhor Deus de toda a glória...”, porque acreditam que é desse jeito que a presença de Deus se manifesta, porque na televisão o missionário faz assim...

É claro que, como crentes, devemos usar roupas decentes e na hora de falar, não usar palavrões ou palavras grossas.

Mas, isto não é suficiente para conseguir que a presença de Deus se manifeste, se apresente. É preciso muito mais. Deus é santo, então, não basta apenas querer a presença dEle por perto, é preciso ser obediente a Ele e à Sua Palavra.

Como você pode ter a presença de Deus aparecendo, se manifestando, na sua vida?

Vamos observar o exemplo de Moisés, pra quem o próprio Deus garantiu, falando pra ele: “Irá a minha presença contigo”.

No v.17 lemos que Deus também disse pra Moisés: “tenho me agradado de você” (NVI). Uma versão diz “achaste graça aos meus olhos”.

Sabe o que Deus estava falando? “Moisés, você me atraiu, as suas qualidades e características chamaram a minha atenção”.

Por isto que Deus falou: “A minha presença irá contigo” (JFA-RC). O que foi que Moisés fez para atrair a atenção de Deus, o que ele fez que agradou a Deus para Deus afirmar: “A minha presença irá contigo”?

 

...eu quero apontar algumas coisas:

MOISÉS TEVE FÉ EM DEUS.

Em Hb 11.1, temos uma boa definição do que é a fé: “a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”. Ou seja, a fé nos leva a acreditar em algo e esperar por isso, mesmo que nenhum sinal visível, nenhuma evidência, apareça.

Por exemplo, veja o que está escrito sobre Moisés em Hb 11.24-27: “Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó, preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo. Por amor de Cristo, considerou a desonra riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa. Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível” (NVI).

Moisés, diz aqui, que pela fé, sendo já adulto, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado com o povo de Deus.

Por que Moisés preferiu estar com o povo de Deus e passar por todas as provações no deserto, se ele podia continuar no palácio do Faraó, desfrutando de todas as regalias de um príncipe?

A resposta está no v.26: é porque Moisés contemplava a sua recompensa. Ele tinha em vista a recompensa. Não dava pra ver a recompensa nem tocar nela ainda, mas Moisés creu na vida eterna que vem depois desta, e considerava a vida eterna com Deus mais importante do que qualquer riqueza da terra.

Então, pela fé, ele preferiu não ajuntar tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam (Mt 6.19-20).

Irmão, uma das formas de você agradar a Deus, é ter fé nEle e praticar essa fé. Aliás, está escrito em Hb 11.6: “Sem fé é impossível agradar a Deus”.

E o maravilhoso é que esta atitude de fé, atraiu a presença de Deus sobre Moisés, pelo que Deus falou: “Achaste graça aos meus olhos... A minha presença irá contigo”. Vai ser assim com você!

Outra coisa que Moisés fez que agradou a Deus, pra Deus mesmo afirmar: “A minha presença irá contigo”é que MOISÉS TEVE AMOR A DEUS.

Moisés não somente tinha fé em Deus, ele também amava a Deus.

Quando Deus prometeu levar o povo para a Terra Prometida, uma terra que mana leite e mel, Moisés falou: “Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui” (JFA-RC). Eles estavam no deserto, e Moisés falou: “Não faz sentido, Senhor, tomar posse da terra Prometida, se o Senhor não companhar, se o Senhor não Se fizer presente”.

Com certeza. Moisés queria a bênção, mas, sobretudo, ele queria o Abençoador. Isto revela o amor que ele tinha por Deus. Quem ama quer estar perto.

Você ama a Deus? Faz questão da presença dEle, ou o que mais interessa você é as bênçãos dEle?

A vontade de Moisés era fazer a vontade de Deus, porque ele amava a Deus. Quando você faz assim, você agrada a Deus, e quando Deus Se agrada, a presença dEle Se manifesta.

 

Uma terceira coisa que Moisés fez que agradou a Deus, pra Deus mesmo afirmar: “A minha presença irá contigo”é que MOISÉS TEVE AMOR PELO PRÓXIMO.

Quer um exemplo de que Moisés tinha grande amor pelos outros, pelo próximo?

Veja só o que Moisés fez quando Deus falou em destruir o povo, os israelitas, e formar para Ele outro povo... olha só o que aconteceu, Ex 32.9-14: “Disse o Senhor a Moisés: "Tenho visto que este povo é um povo obstinado. Deixe-me agora, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os destrua. Depois farei de você uma grande nação". Moisés, porém, suplicou ao Senhor, o seu Deus, clamando: "Ó Senhor, por que se acenderia a tua ira contra o teu povo, que tiraste do Egito com grande poder e forte mão? Por que diriam os egípcios: ‘Foi com intenção maligna que ele os libertou, para matá-los nos montes e bani-los da face da terra’? Arrepende-te do fogo da tua ira! Tem piedade, e não tragas este mal sobre o teu povo! Lembra-te dos teus servos Abraão, Isaque e Israel, aos quais juraste por ti mesmo: ‘Farei que os seus descendentes sejam numerosos como as estrelas do céu e lhes darei toda esta terra que lhes prometi, que será a sua herança para sempre’". E sucedeu que o Senhor arrependeu-se do mal que ameaçara trazer sobre o povo”.

Se Moisés fosse egoísta, ele não teria se preocupado nem um pouco com a morte dos outros. Mas, ele pede que Deus perdoe os outros.

Quando Deus deu os Dez Mandamentos para Moisés no monte Sinai, no outro dia, ao descer do monte com as tábuas da lei, Moisés viu com os próprios olhos que o povo havia construído um bezerro de ouro e que estava adorando o bezerro no lugar de Deus!

 

Sabe o que Moisés fez? Lemos no v.31-32: “Moisés voltou ao Senhor e disse: "Ah, que grande pecado cometeu este povo! Fizeram para si um deus de ouro. Mas agora, eu te rogo, perdoa-lhes o pecado; se não, risca-me do teu livro que escreveste”.

Claro que Moisés não queria morrer nem ser riscado do livro de Deus, mas ele propôs isso porque amava os outros. Dessa forma, Moisés agradou a Deus, amando o seu próximo, cumprindo com o mandamento de amar o próximo como a si mesmo (Lv 19.18b).  

Em 1Jo 4.20 está escrito: “Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê”.

Se amamos a Deus e cremos nele, assim como Moisés, devemos também amar o nosso próximo.  Isto está interligado.

Sabe, a todo o momento, aparecem situações que você precisa tomar decisões que ajudem o seu lado. Mas nessas horas, você precisa de sabedoria, pra não prejudicar o seu próximo. E se estiver firme em Deus, com certeza, você sempre vai optar pelo que é certo e que só promove o bem. Quando você ama os outros, Deus Se agrada em afirmar a Sua presença. Ele diz: “A iminha presença irá contigo”.

Então, já sabemos até aqui, que Moisés tinha fé em Deus, amava a Deus e a amava as pessoas, por isso ele conseguiu que o próprio Deus dissesse pra ele: “A minha presença irá contigo”.

Mas, somado a isso, outra coisa que Moisés fez para atrair a presença de Deus, foi A GRANDE CORAGEM DELE, a ousadia.

Veja que, quando Moisés disse a Deus (Ex 32.32): “eu te rogo, perdoa-lhes o pecado; se não, risca-me do teu livro” (NVI), isto não apenas mostra o amor de Moisés pelo próximo, como mostra também a coragem dele, a ousadia dele em pedir isto a Deus, porque Ele poderia ser exterminado!

E Deus recusou conservar a vida dos israelitas, removendo a vida de Moisés. Deus lembrou: “[Não], Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim” (v.33).

O apóstolo Paulo também (Rm 9.3), sentindo imensa tristeza por causa da incredulidade dos judeus, declarou: “eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos”.

É muita coragem... mas Deus gosta de ver essa ousadia nos filhos, quando eles oram pela salvação dos pecadores.

Irmão, para atrair a presença de Deus é preciso fé, amar a Deus, amar ao próximo, ter coragem, e mais uma coisa: você precisa ter discernimento espiritual.

Em Êxodo 32.34, Deus ordenou pra Moisés: “Agora vá, guie o povo ao lugar de que lhe falei, e meu anjo irá à sua frente. Todavia, quando chegar a hora de puni-los, eu os punirei pelos pecados deles” (NVI).

Apesar de ter recebido a ordem de marchar com o povo, Moisés disse: “Senhor, se a tua presença não for conosco, não nos faça subir daqui”. Isto nos mostra que Moisés tinha algo importantíssimo: discernimento espiritual.

Discernimento é a capacidade de julgar as coisas com sabedoria, com critério, com juízo.

Moisés viu a situação, tinha uma ordem de Deus para cumprir, e no v.2, Deus falou que enviaria até um anjo na frente... mas, Moisés queria a presença de Deus, o Todo-poderoso.

 

Olha, eu já participei de reuniões que quando alguém falou, durante a pregação ou o louvor, que um anjo de Deus estava no local, as pessoas ficaram eufóricas, tão satisfeitas, que gritavam “glória a Deus, aleluia!”, como se a presença de um anjo fosse de mais valor do que a presença de Deus.

Tem cultos assim: falou que tem anjo, tem euforia geral... falou que tem um profeta trazendo revelação, há quem dá mais valor à revelação dada por um profeta, do que a Bíblia.

Tem quem dá mais importância em estar na casa de Fulano ou Beltrano, do que estar com a igreja reunida para o culto.

Há pessoas que só dão crédito a pregação de certos ministérios, e saem vazias do culto da igreja onde congregam. Elas têm que baixar cultos do YouTube porque o da igreja delas vale menos.

E tem aqueles irmãos que dão mais importância ao falar em línguas no poder do Espírito Santo do que a uma vida cheia do Espírito Santo, mas quanta diferença entre uma coisa e outra!

Quer agradar a Deus para ter a presença dEle manifestada na sua vida? Seja sábio, tenha discernimento espiritual, percepção espiritual das coisas.

E isto se consegue praticando o TSD, um tempo sozinho com Deus diariamente.

 

Amado, a presença manifesta de Deus é atraída com boas atitudes.

Fé em Deus

Amor a Deus

Amor ao próximo

Ousadia

Discernimento espiritual

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 2/10/2016

bottom of page