top of page

A NECESSIDADE DA MULTIPLICAÇÃO

Gênesis 1.28

 

INTRODUÇÃO

Hoje eu quero falar sobre a Necessidade da Multiplicação.

Na Bíblia, o texto mais famoso sobre multiplicação é aquele que fala de quando Jesus multiplicou cinco pães e dois peixes para uma multidão de mais de cinco mil pessoas.

Conta-se que lá no Nordeste, bem no interior do interior, onde os homens, cabra-macho, alguns do tipo ignorante e valentões toda vida... pois havia um desses que estava no portão do prédio da igreja, antes do culto começar e a conversa rolava quando o pregador passou. Aí, um dos cabra, chapéu de palha na cabeça, peixeira na cintura, disse: “Pois é, comigo é assim: se me contar uma mentira eu faço “Hanhamm” (coçando a garganta) e se não justificar, eu furo a barriga” . E naquele dia, a pregação era sobre o milagre da multiplicação dos pães. E o homem arrumou de sentar na primeira fila, todo compenetrado. Na hora da sermão, o pregador explicava: “Meus irmãos, Jesus alimentou cinco mil pessoas com cinco pães”... e antes de concluir, o homem que não admitia mentira, coçou a garganta: “Hanhamm”! Aí o pregador, muito ligeiro, percebendo o clima, se amedrontou e arrematou, dizendo o seguinte: “...mas também, irmãos, cada pão era do tamanho dessa igreja!”. Aí ele inventou... sentiu medo ao falar da multiplicação e inventou...

Bem, eu vou falar sobre multiplicação... mas coloca a peixeira de lado e deixa Deus te falar ao coração. Amém?

Sabe, multiplicação é uma palavra que, desde o início dos tempos, tem estado na mente e no coração de Deus.

Em Gênesis 1.28, está escrito que Deus abençoou o homem e a mulher que Ele criou e Deus disse pra eles: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra”.

Isso revela que o plano de Deus era que seres humanos, homens e mulheres, criados à Sua imagem e semelhança se multiplicassem e enchessem a terra, ou seja, o desejo de Deus é que grandes multidões de homens e mulheres vivam em harmonia com Ele e uns com os outros.

Quando Adão caiu em pecado, esse plano de Deus não fracassou e nem Deus desistiu do Seu plano.

Na verdade, o plano está sendo executado e o fim dele está profetizado por João, no livro do Apocalipse (7.9): “Depois disso olhei e vi uma multidão tão grande, que ninguém podia contar. Eram de todas as nações, tribos, raças e línguas. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro, vestidos de roupas brancas, e tinham folhas de palmeira nas mãos” (NTLH).

Mas, como concretizar essa visão, essa profecia de João? Através da multiplicação de filhos de Deus, gerados pela fé em Jesus por meio da pregação do Evangelho... esses filhos é que se espalharão e encherão os quatro cantos dessa terra, como está escrito, “formando uma multidão tão grande, que ninguém pode contar”.

Como somos uma Igreja em Células, podemos afirmar com certeza de fé, que essa profecia vai se cumprir... e, no que depender de nós, vamos multiplicar células por toda a cidade, em cada bairro e em cada rua, muitas células, muitas células.

Então, vamos refletir e compartilhar um pouco sobre isso, examinando dois textos da Bíblia.

 

O primeiro fala da Torre de Babel, é Gn 11.1-9.

Esse texto fala sobre a construção da famosa Torre de Babel. Os homens que planejaram construir essa torre, disseram (v.4): “...vamos construir uma cidade que tenha uma torre que chegue até o céu. Assim ficaremos famosos e não seremos espalhados pelo mundo inteiro”.

Aqueles homens queriam crescer, mas não queria se espalhar. O que eles queriam era um crescimento vertical, pra cima, e não horizontal... eles queriam construir uma torre que alcançasse o céu.

Isso não estava de acordo com a vontade de Deus revelada lá no princípio, em Gn 1.18, quando Deus falou: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra”.

Deus quer crescimento horizontal, quer encher a terra. Então, esses homens que construíam a Torre de Babel estavam desobedecendo a Deus... eles não estavam cumprindo a ordem divina de encher a terra.

Por isso, Deus confundiu a língua que eles falavam, e aí, (v.8) diz: ninguém pôde se comunicar direito mais e a construção da torre teve que parar e, então, todos se dispersaram, se espalharam pela terra. Essa é a vontade de Deus!

Quais são as lições sobre multiplicação que temos aqui?

 

Primeira, que é desejo de Deus que os seres humanos se multipliquem e encham a terra. É da vontade de Deus que nós cresçamos e nos espalhemos pela terra!

Deus quer o seu sucesso!

O que isto fala sobre nós como igreja? O que isto fala sobre você, como servo(a) de Deus?

Fala que a multiplicação é um alvo que precisamos ter. Cada célula da igreja precisa ter a multiplicação como alvo. Por quê?

Porque através da Célula, você vai cumprir a ordem de Deus... você vai evangelizar, vai discipular, isto é, através da Célula, você vai ganhar pessoas para Jesus e vai ajudar a cuidar bem delas e, assim, aquela profecia de João vai sendo cumprida, porque uma multidão tão grande, que ninguém pode contar, vai sendo formada para estar de pé diante do trono e do Cordeiro.

Então, hoje você participa de uma Célula, que daqui a pouco passará a ser duas e, as duas, com mais um tempo, passarão a ser quatro e assim por diante! É muito lindo!

Agora, não multiplicar é desobediência e egoísmo.

Você é um crente em Jesus, está feliz com Jesus, sua alma está salva e você vai viver no Céu com Deus para todo o sempre... mas isto precisa ser multiplicado em outras vidas... porque se você não cumprir a ordem de Deus de se espalhar, você estará sendo desobediente a Deus.

A Igreja recebeu de Deus, duas asas. Uma asa é a reunião grande de todos num mesmo lugar. A outra asa é a reunião de pequenos grupos, as Células.

Tem havido igrejas de uma asa só, isto é, de uma reunião só, e no prédio, no templo... mas assim a igreja não voa, ou melhor, ela não se espalha pela terra conforme a vontade de Deus.

A gente costuma ver crentes de uma asa só por aí... eles só participam da grande reunião... ou da pequena reunião, da Célula durante a semana. Isto não está certo. É preciso duas asas para se poder voar, porque a vontade de Deus é que você frutifique e se espalhe sobre a terra.

Um outro texto que convido você pra examinar é Gn 13.1-13, que fala sobre uma desavença, um bate-boca, entre Abrão e Ló. A Bíblia tem cada história!

Esse texto fala da separação entre Abrão e Ló, o tio do sobrinho... eles eram parentes e, por conta do falecimento de o irmão de Abrão, o sobrinho veio morar com ele.

Abrão tinha se tornado muito rico, dono de muito gado, muita prata e muito ouro (v.2). O Ló também tinha algumas coisas, como rebanho de ovelhas e cabras (v.5). E por morarem juntos na mesma região e possuírem muitos bens, a terra estava pequena pra eles (v.6).

Então, começou a surgir problemas entre os empregados de um com os empregados do outro, e isso levou Abrão a propor a Ló o seguinte (v.8-9): “Nós somos parentes chegados, e não é bom que a gente fique brigando, nem que os meus empregados briguem com os seus. "Vamos nos separar. Escolha! A terra está aí, toda ela. Se você for para a esquerda, eu irei para a direita; se você for para a direita, eu irei para a esquerda.”

Quais são as lições sobre multiplicação que podemos tirar desse acontecimento?

Apesar de ter havido uma desavença, nós podemos aprender deste texto, boas lições sobre multiplicação.

Repare que a causa fundamental da separação entre Abrão e Ló não foram as desavenças entre os empregados. Isso foi só o sintoma. A grande questão é que Abrão e Ló haviam crescido e estavam concentrados em um mesmo espaço, em um mesmo campo de terra, que não dava mais para os dois.

Com isso, aprendemos o seguinte: que o crescimento gera a necessidade de se espalhar, ou seja, a necessidade de multiplicação.

Vamos aplicar isto à nossa célula?

O alvo da sua célula tem que ser crescer numericamente e se multiplicar. Todo líder de célula deve sonhar com isso... todos que participamos da Célula, devemos sonhar com o crescimento da Célula e com a sua multiplicação... porque, você viu? ...se você cresce e não se multiplica, isso poderá gerar problemas, desavenças.

Quais são os problemas de uma célula que cresce e não se multiplica?

Basicamente, como aconteceu no caso de Abrão e Ló, o grande problema de uma célula que cresce e não multiplica, é a falta de espaço.

Mas não apenas falta de espaço físico, como o tamanho da sala, da varanda, do quintal... ou falta de cadeira... o grande problema de uma célula que cresce e não multiplica, é a falta de oportunidades.

Uma célula grande se torna impessoal, porque as pessoas não têm oportunidades para compartilhar uma opinião, um testemunho, ou uma necessidade. É tanta gente que se todos forem compartilhar, haja mais hora do relógio!

Além disso, há uma desmotivação quanto a convidar outras pessoas, porque a casa já está tão cheia!

E outro problema é a falta de cuidado com as pessoas, que por serem tantas, vão ficando sem a merecida atenção.

Certo pastor de uma igreja numerosa, lamentava: “Nós somos uma igreja de 3 mil membros... mas o problema é que temos mil no rol, mil no ralo e mil no rolo”.

 

Conclusão

A ordem de Deus para todos é crescer e multiplicar. Uma célula existe para se multiplicar. Esse é o principal propósito da Célula.

E nós vimos, a partir de duas histórias bíblicas, o quanto a multiplicação é necessária.

Multiplicar é a vontade de Deus para a Sua Igreja, pois Ele deseja que nós cresçamos e nos espalhemos pela terra;

O crescimento gera a necessidade da multiplicação. Quando uma célula cresce e não se multiplica, isso pode gerar problemas.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, baseado em material da IBC-BH

bottom of page