top of page

A MAIOR NECESSIDADE DE TODOS OS TEMPOS 1

2 Samuel 6.1-2

 

Vamos ler o texto:

De novo Davi reuniu os melhores guerreiros de Israel, trinta mil ao todo. Ele e todos os que o acompanhavam partiram para Baalim, em Judá, para buscar a arca de Deus, arca sobre a qual é invocado o nome do Senhor dos Exércitos, entronizado entre os querubins acima dela.

Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor, enquanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas.

Aconteceu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, observava de uma janela. E, ao ver o rei Davi dançando e comemorando perante o Senhor, ela o desprezou em seu coração.

 

Introdução

Qual será a maior necessidade de todos os tempos para homens e mulheres? Vamos pensar sobre isto!

Pra começar, existe aquela pirâmide de Maslow, chamada a Pirâmide das Necessidades Humanas Básicas. Os estudantes, aí óh!: vocês vão ver isso na escola e até na faculdade! Esse Maslow, foi um psicólogo norte-americano (falecido em 1970), que estudando o que todo ser humano precisa, agrupou as necessidades em cinco níveis, que no entendimento dele, são essenciais suprir para toda pessoa viver bem.

E a base da pirâmide são as necessidades fisiológicas. Quer dizer, as maiores necessidades de uma pessoa, as mais básicas, segundo Maslow, são aquelas que tem a ver com (tem gente que vai gostar disso): comer, beber, dormir e por aí vai... Depois, ele agrupou outras necessidades um pouco menos importantes que aquelas, que são: a segurança, socialização, estima e auto realização.

Mas, o que é interessante, é que Maslow não prestou atenção à necessidade mais básica de todas, que é na verdade, imprescindível, é a necessidade da presença de Deus. Mas não vamos culpar somente o Maslow por isso. Muitos, ainda hoje, desprezam a presença de Deus e nada sabem sobre como lidar com ela.

 

Esse é um problema antigo da humanidade.

E essa parte do livro do profeta Samuel, é o registro de um momento muito especial na vida do povo de Deus.

A arca da aliança tinha ficado perdida por um tempo. Talvez, você não faça ideia do que era essa arca de que a Bíblia fala, a arca da aliança, porque arca de Noé é outra coisa.

Sobre a arca da aliança, aqui está uma gravura: era um móvel que Deus mandou Moisés construir, feito de madeira de acácia, uma madeira extremamente durável e super-resistente. E esse móvel, era todo revestido de ouro maciço. E dentro dele, Deus mandou que fossem guardados: as Tábuas dos Dez Mandamentos, um pote com Maná e o Cajado de Arão que havia florescido.

Mas, mais importante que tudo, era a parte de cima da arca, chamada de propiciatório, onde estava a figura de dois anjos querubins, também feitos de ouro, colocados de frente um para o outro e com as asas estendidas para frente.

Esse lugar em cima da arca, tinha um significado muito especial: era o lugar onde Deus Se manifestava, era o lugar onde a glória de Deus se manifestava, era o lugar onde Deus se mostrava propício (daí o nome propiciatório), era o lugar onde Deus abria o coração dEle para abençoar o povo.

 

Nos museus modernos, tem a réplica do que se imagina ter sido a arca da aliança e, sabe, expedições tem sido realizadas aos sítios arqueológicos na intenção de encontrar a arca. Aquele cineasta George Lucas, até fez o seu filme “Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida”.

Bem, entenda que esta arca não era um móvel qualquer. Na verdade, trata-se de um símbolo da presença de Deus, da manifestação da glória de Deus.

O significado da arca era a presença de Deus – onde a arca estivesse, ali estava a presença manifesta de Deus. Portanto, a arca representava a presença de Deus.

Mas, aconteceu que a arca ficou longe de Jerusalém por muito tempo. Houve um sacerdote chamado Eli, que era também uma espécie de governante sobre Israel, mas que não soube governar os filhos que tinha.

O que aconteceu? Os filhos de Eli, ofendiam a Deus no altar. Eram capazes de ministrar diante da arca da aliança (que agora você sabe, era o símbolo da presença de Deus), e depois, na porta da tenda da congregação, eles prostituíam e faziam outras coisas abomináveis.

E por conta disso, a arca foi perdida, foi levada pelos filisteus, foi tirada do meio do povo de Israel, o povo para o qual, Deus havia dado a Sua presença. Então, por muito tempo Israel ficou sem a arca da aliança.

Até que Saul foi ungido rei de Israel. Mas, Saul não se preocupou em trazer a presença de Deus de volta para o Seu povo. Saul só se preocupou em governar, em ter popularidade, e por conta disso, até terminou mal o seu governo.

Aí, aparece na história, o Davi que nós tanto conhecemos dos Salmos e dos relatos bíblicos. Davi assumiu o trono, se tornou rei de Israel. 

 

E a primeira preocupação de Davi não foi sobre como ele governaria, não foi sobre como ele poderia fazer para abençoar a nação ou promover o seu reino. A primeira preocupação de Davi como rei, foi trazer de volta para o seu lugar, a arca da aliança – o símbolo da presença de Deus.

Porque para Davi, a maior necessidade é a presença de Deus no meio do Seu povo. E a forma de conseguir isso, naquela época, era trazer de volta a arca da aliança.

E aí, nós temos esse texto que é o registro exato deste momento, do momento em que a arca é buscada de volta. 

Ela estava na casa de um tal de Abinadabe (v.3), e o rei Davi estava num propósito muito claro: trazer a presença de Deus novamente para o meio de Israel.

 

E aqui está uma expressão que você deve entender direito, é a expressão “trazer a presença de Deus”, porque esse deveria ser também, o nosso empenho, o nosso ideal. Amém?

Em primeiro lugar, porque, trazer a presença de Deus, é uma oportunidade. Não existe nada mais intenso, mais completo, mais significativo na vida de uma pessoa, do que ela estar no ambiente onde se manifesta a presença e a glória de Deus.

Não existe nada, nada, que se possa comparar à essa experiência de se estar na presença de Deus e sentindo a glória de Deus. 

E, por outro lado, trazer a presença de Deus é importante, porque na verdade, é a única forma de nós vermos as coisas melhorarem. 

 

Eu estava conversando esta semana com o Rodrigo (ele e a esposa Natasha, são os proprietários da franquia Wizard em São Fidélis), e conversando com Rodrigo, compartilhamos sobre como é morar nos grandes centros, como o Rio de Janeiro, hoje, para onde o cunhado dele foi de mudança. A gente fica com medo de sair na rua por causa da violência. Aliás, no Brasil todo, parece que está assim e não há sinal de melhora. Todos os lugares estão difíceis. E a corrupção? Que não é só na política, é no caráter das pessoas. Por exemplo, se um caminhão tomba na estrada, as pessoas correm. Pra socorrer o motorista? Não, pra saquear a mercadoria como se fosse delas.

Então, a gente conversou rapidinho, mas eu fiquei pensativo sobre o futuro de uma nação como a nossa.

Parece que as coisas não vão mudar, não vão melhorar... a não ser que nós consigamos trazer a presença de Deus sobre a nossa nação.

Talvez, não tenha mais nenhuma chance pra você, ou nenhuma possibilidade mais para a sua família, a não ser que, você consiga trazer a presença de Deus para dentro da sua casa. Porque, irmão, quando a presença de Deus se estabelece, as coisas mudam, as coisas melhoram. Elas se transformam!

Veja esta senhora, Silvia Ferreira. Essa mulher passou 14 anos nas drogas, chegou a ser conhecida como a bruxa da cracolândia. O Programa Fantástico fez uma reportagem sobre ela. Essa mulher conta que depois de 10 anos nas ruas, veio uma moça de nome Fernanda, missionária da Cristolândia, que deu abraço nela e falou ao seu ouvido que Jesus a amava. E Silvia conta que depois daquilo, fez um trato com Deus: que se ela saísse das drogas, iria servir a Deus. Deus manifestou o Seu poder, a presença de Deus foi estabelecida no coração dessa mulher. Ela se tornou crente em Jesus, depois foi batizada e, hoje, estuda teologia em São Paulo, porque quer servir a Deus no ministério.

 

A presença de Deus, transforma!

Pode ser que alguém esteja pensando: “Mas o que é isso de trazer a presença de Deus? Deus não está presente em todo o lugar?”

Sim, é verdade. A Teologia chama isso de onipresença, Deus está em todo lugar. Mas, sabe, Deus não Se manifesta em todo lugar. Uma coisa é estar presente e outra coisa é manifestar a presença.

Eu aprendi um jeito bem simples de explicar isso. Imagina a seguinte situação: você está indo de avião para um passeio na França. Alguém recebe isto como profecia? O avião é dos grandes, daqueles de 380 lugares. Você está lá, mas não dá pra você identificar todo mundo, mas no meio dos 380 passageiros, tem um famoso. É o Neymar. Você o vê sentando numa poltrona de primeira classe, com um fone de ouvidos daquele tamanho, olhos fechados, como dormindo, sem nenhuma manifestação. Ele simplesmente não toma conhecimento de nada. Não se manifesta. Tá vendo? A presença tá lá, mas não faz nada, não se move, não dá uma acenadinha.

Vai ser muito melhor, você ligar a televisão em casa quando passar o jogo do PSG, porque aí, você vai poder ver o Neymar jogando e produzindo alguma coisa. Porque, sentado no avião, só tá a presença, mas em campo, você vai ver a manifestação dele, as jogadas dele. 

 

É isso. Deus pode estar num lugar e não manifestar o Seu poder. Ou, pode estar num lugar e falar: “Opa! Aqui, sim, Eu vou revelar o Meu poder, vou manifestar a Minha graça!”. Está entendendo? Deus está em todo o lugar, mas Ele não Se manifesta em todo lugar.

É nesse sentido que precisamos trazer a presença de Deus. E só nós, igreja, é que podemos fazer isso, porque o Espírito de Deus está em nós, através da fé em Cristo Jesus.

Quando você tem Jesus em seu coração, como Senhor e Salvador, você também tem o Espírito de Deus na sua vida – ou seja, você é portador da presença de Deus.

Então, se há uma esperança de que nossas reuniões aqui, não sejam reuniões comuns, não sejam reuniões frias e destituídas de poder, a esperança está em que consigamos trazer a presença de Deus para a reunião.

Se há uma esperança de que alguma situação em sua casa mude ou que em sua vida melhore, a esperança está em que você consiga trazer a presença de Deus sobre a sua casa e sobre a sua vida. É a maior necessidade de todos os tempos: a presença de Deus.

As coisas, então, podem mudar pra você, podem melhorar pra você, porque já aconteceu na história muitas vezes. 

 

Mas, trazer a presença de Deus é um desafio que vai te custar alguma coisa.

Naquele avião, talvez, o Neymar quisesse ficar na dele e não se manifestar. Mas, o nosso Deus, gosta de Se manifestar. Deus gosta de manifestar o Seu poder, o Seu amor, a Sua bondade. O prazer de Deus é manifestar a Sua glória.

Mas a questão é que Deus não faz isso, sempre. Por que não faz sempre? Porque Ele espera por pessoas dispostas a pagar um preço por isso. Essa é a mensagem pra hoje.

Irmão, se nós estamos dispostos, aqui na comunidade, a pagar o preço para que a presença de Deus venha, ao ponto de mudar nossas vidas, mudar nossas circunstâncias, então, primeiro, que comece com a liderança.

A gente vê aqui no v.1, o rei Davi, o líder. Ele não estava preocupado em se promover, não estava preocupado em superar o seu antecessor, ao contrário, a preocupação de Davi era que a presença de Deus estivesse no meio do Seu povo. Por isso, ele tomou a iniciativa. Uma das primeiras ações do rei Davi, foi reunir os melhores pra ir à casa de Abinadabe e trazer de lá a arca da aliança, e colocá-la de volta no centro do governo da nação.

 

Escuta, eu e a liderança desta igreja, podemos fazer tantas coisas legais e importantes: podemos ser homens e mulheres cada vez mais íntegros para sermos modelo pra você. Podemos trazer o melhor que pudermos para oferecer aqui do púlpito. Podemos nos esforçar em manter tudo organizado na igreja, tudo isso é importante e faz parte do nosso trabalho, mas a nossa principal missão, líderes, é trazer a presença de Deus.

Lá na célula, a missão do líder não é garantir um lanche no final da reunião, não é conseguir um louvor animado pra turma. A principal missão do líder é trazer a presença de Deus no meio das pessoas. 

Porque é o que mais precisamos. É a presença de Deus que cura, salva, liberta e transforma!

E trazer a presença de Deus, também, não é algo que depende apenas da liderança. Quem dera, eu sozinho, pudesse trazer a presença de Deus! Mas não é assim, eu preciso do povo dessa igreja focado no principal, comigo. 

E o principal não é a música. O principal não são as células. O principal não são os pastores. O principal é Ele, é o Senhor, é a Sua glória, é a Sua presença! O principal é a glória, porque quando a glória de Deus se manifesta, as nossas vidas mudam. Quando a glória de Deus se manifesta, a nossa fraqueza vira força e tomados pelo poder de Deus, nós conseguimos ter uma vida relevante e abençoada.

 

Mas, pra isso, irmãos, nós precisamos criar um ambiente favorável à manifestação da presença de Deus. 

E esse ambiente a gente cria, mas não é com luzes, não é com boa música, não é com ar-condicionado e cadeira macia... mas é com as nossas atitudes. A nossa atitude, a maneira como nós chegamos para o culto, até nossa fisionomia, nossos gestos, tudo deve ser a expressão de um coração que diz: “Senhor, eu vim aqui por causa da Sua presença. Eu não busco música, não busco lugar ventilado, não busco por Fulano ou Sicrano...

Eu preciso é da Sua presença”. Amém.

 

Então, o rei Davi e sua liderança, foram trazer a arca de volta, porque eles estavam nesse propósito.

Por isso que você deve aprender a honrar os líderes que Deus coloca sobre a sua vida. Quando se tem uma liderança, se tem unidade de propósito. Mas, nós vivemos numa geração em que líderes, quer na igreja ou fora da igreja, não são muito dignos da confiança das pessoas.

Porém, quando você tem uma liderança preocupada em trazer a presença de Deus, você deve alinhar o seu coração com a sua liderança.

Lemos aqui (v.17), que a presença de Deus veio de volta para Jerusalém, mas não foi somente por causa de Davi, mas porque, além dele, haviam líderes, havia um povo que celebrava, que cantava, que festejava. Havia um povo.

 

Conclusão 

Eu estou louvando a Deus, porque nessa igreja, eu posso ver Deus levantando um povo alinhado com a liderança no propósito de trazer a presença, de criar um ambiente para a manifestação da Presença de Deus.

E eu te digo: é tudo o que nós mais precisamos nessa igreja, é a manifestação da presença, presença de Deus.

Ah! Irmão, se você honrar a presença de Deus, Ele se manifestará com a Sua glória e tudo, que porventura estiver doente, quebrado, estragado, rompido, seco, sem vida, sem alegria, sem brilho, tudo será transformado pela manifestação do Seu poder.

Você quer experimentar isso? Você reconhece que essa é a maior e a mais básica necessidade do ser humano, inclusive a sua?

Você vai honrar a presença de Deus?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

Fonte: Danilo Figueira e outros materiais

bottom of page