top of page

A LIÇÃO QUE REBECA NOS DÁ

Gênesis 24.37-46

 

Introdução

Você é conhecido por ser uma pessoa generosa?

A generosidade é uma virtude...

Você viu quanta generosidade?

Se a Rebeca estivesse aqui ao vivo para falar pra nós, ela diria: “Gente, eu fui tirar água do poço e já estava voltando para casa, quando um senhor assim, já idoso, um viajante, me pediu um pouco de água. Aí, sem pensar duas vezes, coloquei o cântaro no chão e dei um pouco de água para ele beber. E dei água para os camelos também!” E, Rebeca iria dizer ainda: “Agora, acreditem, eu fiz aquilo porque senti que era necessário. Eu não imaginava que aquele ato de generosidade da minha parte, mudaria a minha vida e a vida de tantas pessoas!”

Atos de bondade podem tornar sua vida melhor. A mensagem de Rebeca para nós é essa: Devemos ser generosos com as pessoas.

Quando Rebeca ofereceu água para aquele viajante, ela não sabia que estava servindo ao principal servo de Abraão, que havia sido enviado para encontrar uma noiva para o filho dele, o Isaque.

Você reparou que interessante o v.12? Rebeca nem havia aparecido ainda, quando o viajante fez uma oração, ele orou: “Ó SENHOR, Deus do meu patrão Abraão, faze com que tudo dê certo e sê bondoso para o meu patrão. 13. Eu estou aqui perto do poço aonde as moças da cidade vêm para tirar água. Vou dizer a uma delas: “Por favor, abaixe o seu pote para que eu beba um pouco de água.” Se ela disser assim: “Beba, e eu vou dar água também para os seus camelos”, que seja essa a moça que escolheste para o teu servo Isaque. Se isso acontecer, ficarei sabendo que foste bondoso para o meu patrão”.

Agora, entenda o que ele estava pedindo a Deus: encontrar uma moça que pudesse ajudar com um copo de água é razoavelmente fácil (as moças em geral, são educadas), mas difícil é encontrar uma jovem disposta a dar água para os camelos beberem.

Ah! Isso não é fácil... se fossem cãezinhos, gatinhos, tudo bem... mas camelos?! ...e eram vários camelos (uns dez, talvez) e camelos chegam a beber vinte galões de água cada um. É!

Agora, faz as contas: se cada camelo consome 20 galões de água cada um, são necessários 200 galões para saciar a sede de 10 camelos. E tudo o que a moça tinha nas mãos era um cântaro, um pote que só dava para 5 galões... então, faz a conta: para carregar 200 galões em um cântaro com capacidade para 5 galões, quantas idas e vindas ao poço são necessárias? 40 viagens.

E mais, se ela gastasse aí uns 3 minutos para encher o cântaro, levar lá pr’os camelos e voltar ao poço... aquela moça precisou de umas duas horas para fazer isso.

Sabe, essa moça Rebeca, ela fez mais do que se esperava dela.

Ela foi além... então, a generosidade dela não foi como é a de muitos hoje em dia.

Rebeca parecia dizer: "Olha, vou fazer o que você me pediu, mas vou fazer um pouco mais!”

Ah! Hoje em dia as pessoas pensam assim: "Eu, heim! Não conheço essa pessoa... vou fazer o mínimo que eu posso”. E tem aquelas que dizem: “Ajudar eu ajudo, mas vou tentar tirar uma vantagem dessa situação”.

Ah! São poucas as pessoas que desejam ir além da sua obrigação. Para todos os lados que você olhar, o que se vê é todo mundo querendo levar vantagem, tirar o máximo proveito com o mínimo de esforço.

Numa época em que um sorvete custava menos do que custa hoje, um menino de 10 anos foi à uma sorveteria, sentou e quando uma garçonete veio para atender, ele perguntou: "Quanto custa um sundae?" Ela respondeu: "50 centavos" (é faz tempo isso!). O menino, então, puxou as moedas do bolso e começou a contá-las. Daí, perguntou: "Bem, quanto custa o sorvete simples?". A essa altura, mais pessoas estavam esperando a vez e, perdendo a paciência, a garçonete respondeu de maneira busca: "35 centavos". O menino, mais uma vez, contou as moedas e disse: "Então, eu vou querer o sorvete simples". E a garçonete foi lá e trouxe o sorvete simples junto com a notinha para o garoto pagar. O menino acabou o sorvete, pagou a conta no caixa e saiu. Aí, quando a garçonete veio limpar a mesa, ela começou a chorar à medida em que ia fazendo o serviço, pois ali, junto ao guardanapos, havia 15 centavos em moedas, ou seja, dava para o suandae, mas o menino não pediu o sundae porque ele queria que sobrasse a gorjeta da garçonete.

Vamos ser generosos!

 

Irmão, Rebeca fez mais do que foi pedido a ela... Rebeca fez mais do que se esperava.

E esse seu gesto de generosidade fez com que Rebeca se distinguisse de todas as outras mulheres que estavam ali naquela fonte de água, naquela hora.

E, como resultado de tamanha generosidade, a vida de Rebeca mudou extraordinariamente.

Ela não sabia, mas naquele seu gesto estava a senha para ser a escolhida de Isaque, o filho de Abraão.

Olha, eu tenho certeza, Deus colocou a história dessa moça aqui na Bíblia, para nos ensinar que quando damos com generosidade, recebemos mais do que imaginamos ser possível.

Certa ocasião, Jesus falou: “Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos...” (Mt 7.2).

Rebeca nos ensina essa lição. Tivesse ela aqui esta noite, ela nos diria: “Olha, eu dei um pouco mais do que me foi pedido, mas recebi muito mais do que imaginava poder receber”.

E se você não sabe, anote essa: Rebeca se casou com Isaque e eles acabaram entrando para a história, porque da genealogia deles Jesus veio ao mundo. O Evangelho de Mateus, no primeiro capítulo, ensina isso: Jesus veio da linhagem de Isaque!

Ah! Dê o que você pode. Você não faz ideia do que Deus pode te proporcionar em troca.

Decida agir com generosidade! As pessoas para quem você for gentil, serão abençoadas... mas você também será e, quem sabe, até bem mais do que elas!

Deus me fala ao coração: Essa também é a nossa senha!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page