top of page

A HONRA DE SER MÃE I

Êxodo 20.12

 

"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá".

 

INTRODUÇÃO

Um e-mail que circulou na internet, conta de uma mulher que foi renovar sua carteira de motorista. Na hora de preencher as

informações, foi perguntado qual era a profissão dela. A mulher ficou pensativa e depois respondeu: "Eu sou mãe!". Mas aí o

funcionário disse friamente: “Desculpa, minha senhora. Eu vou colocar dona de casa, porque mãe não é ocupação".

E aquilo se transformou num debate, até que a mulher falou de boca cheia: “Então, está bem... você quer saber a minha ocupação! Pois escreva aí: Sou Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas." Agora sim, o funcionário se deu por satisfeito e preencheu o documento.

Nisso, perguntou com grande interesse: "O que a senhora faz exatamente?" E a mulher explicou: "Desenvolvo um programa de longo prazo (qualquer mãe faz isso), em laboratório e no campo experimental (quer dizer: dentro de casa e fora de casa). Eu sou responsável por uma equipe (a família), e já recebi quatro projetos (os filhos) e trabalho em regime de dedicação exclusiva!” Mãe é assim. Não é a Casa Bahia, mas tem dedicação total à você!

Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas... é isso aí: mais que dona de casa, a mulher que é mãe, é mesmo digna de honra. Mas, infelizmente, nesse mundo a fora, há quem não respeita, não honra a mãe... então, faz à ela abusos, xingamentos, abandono...

Todavia, Deus dá grande honra à mulher que é mãe e Deus também orienta a todos a que dêem honra à elas.

 

I. DEUS TEM HONRADO ÀS MÃES

Quando Deus criou o homem e a mulher, segundo o livro de Gênesis 3.20, Adão deu à ela o nome Eva, porque ela seria a mãe de toda a humanidade.

A mulher que é mãe, reflete em seu ser, algo do poder criativo de Deus – Deus gera a vida, e a mãe possui um reflexo desse poder. Então, veja como Deus tem honrado às mães: Ele compartilha com elas o Seu poder de gerar filhos...

O ponto alto desta honra, foi o fato da encarnação de Jesus: A forma mais elevada como Deus tem honrado às mães é ter Se servido de uma delas para trazer Jesus ao mundo.

Deus honrou todas as mães, escolhendo Maria para trazer Jesus a este mundo. É a honra que Deus dá à mulher que é mãe... essa honra não tem sido dada aos homens, mas é dada à mãe. Às vezes os filhos não entendem, o marido não entende...

Portanto, mamães, presentes aqui: quando lhes faltar o carinho de um filho, o reconhecimento do seu valor, saiba isto: o Deus Eterno, Criador e Sustentador de todas as coisas, Ele dá grande honra a cada uma de vocês.

 

agora...

II. DEUS TAMBÉM CONVOCA A TODOS PARA HONRAR ÀS MÃES

Deus convoca os maridos para honrar à mãe de seus filhos. O marido deve apreciar e apoiar a esposa.

Tem muito homem que no dia em que casou, no momento de repetir os votos matrimoniais, mais parece que estava dizendo assim: "Eu aceito esta mulher como minha cozinheira particular ou como minha arrumadeira pessoal".

Mãe não é empregada da casa...

A Bíblia ensina o seguinte, lemos em 1Pd 3.7: "Maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações". O marido deve amar esposa, para honrá-la. É o que Deus requer.

Os filhos também deverão honrar as mães.

É um mandamento!

Ah! Mas o pastor não sabe do que a minha mãe é capaz... ela é berra, ela birra, ela barra a gente! O pastor não sabe dos erros da minha mãe... Não importa: Deus requer que ela seja honrada. E quanto mais honra, mais dias de vida.

Agora, cabe também à própria mãe, honrar a si mesma.

Receba com alegria as homenagens que lhe são feitas. É na escola, é na mídia, pode ser na célula, na igreja... receba com alegria, nunca com desprezo. Tem mulher que acha mau gosto ser mãe...

É comum a criança fazer um trabalhinho na escola todo borrado de tinta, escrito a garranchos... mas dê valor... é para a sua

honra!

 

E mais uma verdade:

III. DEUS CONVOCA TODA MÃE A SER DIGNA DE HONRA

Deus também requer que as mulheres, por sua vez, se esforcem para ser dignas da honra que recebem.

Há mulheres irresponsáveis, devassas. Mas Deus diz que elas devem ser dignas.

Como você mulher e mãe, pode conseguir isto? Lemos em Pv 31.30: "A  formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada". Então, para a senhora ser sempre digna de honra, tema ao Senhor.

Todos sabemos de como a mulher preza muito em se vestir, em ter um bom penteado, o corpo em forma... mas no fim de tudo, o que Deus preza é o coração.

Não importa se você veste a última moda, ou se tem um corpo escultural, sem celulite... o que Deus preza é o seu coração... o coração é que precisa ser belo (então, entra pra academia de Deus, participe da igreja, de uma célula, conheça a Bíblia, faça oração...).

Valorize a beleza do seu coração, até porque, se sua beleza depender só de creme, de xampoo, de cosméticos, isso tudo sai com água e sabão. A beleza do coração não.

Portanto, mães, que sua beleza maior esteja num coração que ama a Deus, que adora a Deus... Fazendo assim, você  será

realmente bonita e digna de honra para a glória de Deus. Amém?

 

CONCLUSÃO

Deus dá honra à vocês.

E Deus requer que todos lhes demos honras também.

Mas também é verdade: Deus requer que todas vocês sejam dignas de honra. Amém.

Ministração

Hoje é Dia das Mães. Para quem tem a mãe que já partiu desta vida, é dia de lembrança, saudade.

Se você tem sua mãe, talvez, almoçou com ela ou telefonou para ela e abraçou, desejou felicidades. Muito bem.

Mas tem algo que você deve fazer para honrar sua mãe: é dizer “Mãe, muito obrigado”.

Então, pegue agora o seu celular, liga pra sua mãe pra dizer isso.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 14/05/2017

bottom of page