A HONRA DE SER MÃE
Êxodo 20.12
" Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá " (NVI).
INTRODUÇÃO
Já circulou pela Internet em anos passados, uma interessante história sobre o papel das mães, que eu interessei guardar.
A história conta de uma mulher que foi renovar a sua carteira de motorista e na hora de preencher as informações, foi perguntado pra ela sobre a profissão, sobre a atividade que ela exercia. A mulher ficou encabulada, porque, como se diz, era do lar, ela não tinha uma ocupação profissional remunerada como muitas mulheres têm. Então, ela respondeu: "Eu sou mãe!" Mas, aí, o funcionário muito frio, disse: “Desculpa, minha senhora. Eu vou colocar “dona de casa”, porque mãe não é ocupação". E isso deixou a mulher chateada, indignada. Então, ela pensou um pouco e falou de boca cheia: “Está bem, você quer saber a minha ocupação? Pois, escreva aí: Eu sou Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas”. Agora sim, o funcionário se deu por satisfeito e preencheu o documento. Mas, um grande interesse se despertou nele, que perguntou: “Mas, o que a senhora faz exatamente?” E a mulher explicou: “Eu desenvolvo um programa de longo prazo (qualquer mãe faz isso), em laboratório e no campo experimental (quer dizer: dentro de casa e fora de casa). Eu sou responsável por uma equipe (a família), e já recebi quatro projetos (quatro filhos) e trabalho em regime de dedicação exclusiva!” E ponto final naquela conversa.
Mãe é assim. Não tem faculdade que ensine a ser mãe, mas mãe é doutora.
Sabe, a Bíblia já diz logo sobre o que deve ser feito para aquela que está no papel de mãe. Está lá nos Dez Mandamentos, escritos em pedra pelo próprio dedo de Deus e entregue a Moisés. O mandamento número 5, diz: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Ex 20.12 – NVI).
O apóstolo Paulo escreveu que este é o primeiro mandamento com promessa (Ef 6.2). Honra a tua mãe.
Os pais têm direito ao amor e ao respeito num grau que a nenhuma outra pessoa é devido na terra. Deus estabeleceu isso no quinto mandamento.
E hoje, em especial, Dia das Mães, vamos pensar nisso? Porque, infelizmente, nesse mundo a fora, há quem não respeita a mãe, não honra. E, quantas delas, tem sido vítimas de xingamentos, de abandono. Não pode ser assim.
Então, tenho três pontos para refletir com você nesta noite. O primeiro é o seguinte:
DEUS DÁ HONRA ÀS MÃES
Quando Deus criou o homem e a mulher, lemos no livro de Gênesis que Adão deu à ela o nome Eva, e o texto explica: “porque ela seria a mãe de toda a humanidade”.
A mulher que é mãe, portanto, reflete em seu ser, algo do poder criativo de Deus – Deus gera a vida, e a mãe possui esse reflexo do poder de Deus, essa condição de gerar a vida.
Então, veja como Deus tem honrado às mães: Ele compartilha com elas do Seu poder criativo. E o ponto mais marcante dessa realidade, é a encarnação de Jesus ou o nascimento de Jesus entre os homens.
O Filho de Deus podia ter vindo dos céus já pronto, já homem feito, mas Deus honrou a mulher da forma mais elevada, Se servido de uma delas para trazer Jesus ao mundo. Deus poderia ter feito isto independente, mas escolheu Maria!
Quando o anjo apareceu a Maria, anunciando o nascimento de Jesus, ele disse: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!”. O anjo estava dizendo: "Maria, você é muito abençoada. O Senhor está com você" (Lc 1.28). Deus honrou todas as mães, escolhendo Maria para trazer Jesus a este mundo.
Maria foi mãe de Jesus em Sua humanidade. Maria foi mãe da natureza humana de Jesus. É a honra que Deus dá à mulher que é mãe. Essa honra não tem sido dada aos homens, mas é dada à mulher. Às vezes os filhos não entendem, o marido não entende.
Mas, esta é a verdade: o Deus Eterno, Criador e Sustentador de todas as coisas, Ele dá grande honra à mulher e mãe.
Segundo ponto:
DEUS CONVOCA A TODOS PARA HONRAR ÀS MÃES
Deus convoca os maridos para honrar à mãe de seus filhos. O marido deve apreciar e apoiar a esposa. É de lamentar que em tantas partes do nosso país, a mulher seja vista como a empregada doméstica.
Tem muito homem que no dia em que casou, no momento de repetir os votos matrimoniais, parece, que no íntimo de si mesmos estavam dizendo: “Eu aceito esta mulher como minha cozinheira particular, como minha arrumadeira pessoal”.
A Bíblia ensina o seguinte, lemos em 1Pd 3.7: “Maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações”. O marido deve amar a esposa, para honrá-la. É o que Deus requer.
Por sua vez, os filhos também deverão honrar as mães. Lemos isto em Pv 15.20: “...o filho sem juízo despreza a sua mãe”.
Nesta parte, a Bíblia ensina que é um grande erro, uma grande falta de sabedoria, o filho não honrar, não respeitar sua mãe.
“Ah! Mas o pastor não sabe do que a minha mãe é capaz. Ela berra, ela birra, ela barra a gente! O pastor não sabe dos erros da minha mãe”. Não importa: Deus requer que ela seja honrada. E quanto mais honra, mais dias de vida. Lembra do quinto mandamento?
Agora, cabe também à própria mãe, honrar a si mesma.
Mamães: recebam com alegria as homenagens que lhe são feitas. É na escola, é na mídia, é na célula da igreja... receba com alegria, nunca com desprezo.
Porque tem mulher que acha mau gosto ser mãe. E quando a criança traz um trabalhinho da escola, feito em homenagem ao Dia das Mães, muitas vezes é um desenho todo borrado de tinta, escrito a garranchos, mas dê valor. É para a sua honra! Receba.
E mais um ponto para refletir, o Deus que honra a mãe, que que convoca a todos honrar a mãe, também:
CONVOCA TODA MÃE A SER DIGNA DE HONRA
Aos maridos e aos filhos cabe o dever de honrar a mãe, qualquer que seja o caráter dela. Mas Deus também requer que as mulheres, por sua vez, se esforcem para ser dignas da honra que recebem.
Há mulheres irresponsáveis, devassas. Mas, Deus diz que a mulher seja digna de honra.
Como você mulher e mãe, pode conseguir isto? Lemos em Pv 31.30: “A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada”.
Então, para a senhora ser sempre, mas sempre mesmo, digna de honra, tema ao Senhor.
Todos sabemos que a mulher preza muito em se vestir, em ter um bom penteado, ter o corpo em forma... mas no fim de tudo, o que Deus preza é o coração.
Não importa se você, mulher, se veste na última moda, ou se tem um corpo escultural, sem celulite. Preste atenção: o que Deus preza é o seu coração. O coração é que precisa ser belo (agora, também não vai descuidar do cabelo, do corpo, viu?).
Mas, preze mais pela beleza do seu coração, até porque, se sua beleza depender só de creme, de xampoo, de cosméticos, isso tudo sai com água e sabão. A beleza interior, não.
Portanto, mães, que sua beleza maior esteja num coração que ama a Deus, que adora a Deus. Fazendo assim, você será realmente bonita e digna de honra para a glória de Deus. Amém?
CONCLUSÃO
Deus dá honra à vocês.
E Deus requer que todos lhes demos honras também.
Mas também é verdade: Deus requer que todas vocês sejam dignas de honra.
Amém.
Pr Walter Pacheco da Silveira, 13/05/2018