top of page

A GRANDE EXPECTATIVA

Deuteronômio 10.12-22

 

Um processo normal e verdadeiro, que faz parte do nosso funcionamento como pessoa, é a expectativa que criamos de uma situação futura.

Se você prepara a terra e lança nela uma semente, é natural que ao fazer isso, você cultive no coração uma grande expectativa de colheita.

Quem sabe preparar um bolo, é a mesma coisa... depois de levar a massa para o forno, é natural que se tenha no coração a grande expectativa de que a massa cresça e se torne um bolo saboroso.

Os pais, que estão investindo na criação do filho, investindo na educação do filho, é natural que no coração dos pais, exista a grande expectativa de que o filho seja bem sucedido na sua vida.

Estas expectativas são naturais, fazem parte do funcionamento de toda pessoa.

E duas coisas curiosas: as expectativas são sempre formuladas para o futuro... ou é para daqui a pouco ou para daqui alguns anos. Não existe expectativas sobre o passado, porque coisas acontecidas não geram expectação. Elas já aconteceram!

E também, as expectativas são sempre positivas. Ninguém acorda de manhã elaborando uma expectativa negativa, do tipo “vai ser hoje que eu bato o carro”, ou “que perco cinquenta reais”. Misericórdia! Não, pessoas normais criam expectativas positivas... sempre queremos que o final da história seja feliz, especialmente a nossa história.

E sabe, se é assim conosco, é com Deus também! Claro, fomos feitos à imagem e semelhança dEle!

 

Temos expectativas, porque o nosso Deus tem expectativas. A diferença é que podemos ter expectativa em excesso e por isso nos frustramos, mas Deus é moderado, Ele regula com perfeição.

E quando Deus olha pra nós, na Sua moderação, no Seu equilíbrio, no Seu perfeito juízo, Deus tem expectativas a nosso respeito.

Porque Ele nos criou, fez cada um de nós. E é Deus quem nos tem sustentado. É Deus quem nos tem dirigido. É Deus quem nos tem protegido.

Deus até nos adotou na Sua família, nos fez Seus filhos e é isso que nós somos... filhos, que Deus está preparando para um dia viver com Ele por toda a eternidade, na presença dEle, na casa dEle no céu.

Por isso tudo, em vista de ter nos criado, nos adotado em Sua família... é natural que Deus tenha grandes expectativas em relação a nossa vida.

Este é o assunto que eu trago: as expectativas de Deus para o Seu povo... que eu acho, cada um aqui deve particularizar, deve dizer: “Deus tem expectativa de mim; Deus espera algo de mim”.

E estas expectativas são as mesmas que Deus tinha em relação ao Seu povo no passado, o povo de Israel. Ouça e leia, se puder, o que temos no texto de Deuteronômio 10.12-22.

Esse texto fala de um momento muito especial na vida de Israel, o povo de Deus no passado. Por mais de 400 anos esse povo passou no Egito, vivendo debaixo de escravidão.

Mas, Deus, através de Moisés, libertou o povo... eles deixaram o Egito e de lá, por quarenta anos, foram viver no deserto... mas, no meio do deserto, Deus revelou a Sua presença, o Seu amor o tempo todo. Deus cuidou daquelas vidas.

Deus tirou água da rocha para que aquelas pessoas pudessem beber. Deus deu a provisão de alimento que vinha do céu. Deus deu a direção, Deus conduziu o povo com todo o carinho, com todo o cuidado...

E agora, lemos um texto que fala que o povo está prestes a tomar posse da terra... eles estão no ponto de entrar na terra que Deus havia prometido para eles há muito tempo, aos antepassados.

E quando Deus fez a promessa, Deus havia falado que a terra era muito boa. Aliás, a expressão que Deus usou é “uma terra que mana leite e mel”.

Então, essa parte aqui da Bíblia, Dt 10, nos coloca exatamente naquele momento em que era só o povo atravessar o rio Jordão e estaria colocando os pés naquele lugar prometido por Deus.

Mas, antes que isso acontecesse, então a gente tem este texto. Um texto que fala de Moisés, que liderava o povo na caminhada de quarenta anos pelo deserto... e Moisés está relembrando tudo aquilo que Deus havia feito. Moisés diz ao povo: “Deus tem expectativas a respeito de vocês. Quando vocês entrarem na terra, quando vocês tomarem posse da benção que Deus preparou para vocês, não se esqueçam de Deus. Não fiquem pensando que vocês conquistaram com sua própria força, porque não foi pela condição de vocês. Foi Deus quem colocou vocês lá. Foi Deus quem levou vocês pra lá. Então, vocês precisam atender às expectativas de Deus”.

Amado, quando cada um de nós olha para a sua própria história, para a história da sua família, (e eu gosto de fazer isso com frequência), eu fico pensando, na minha infância lá no bairro de Quebra-frascos, Teresópolis-RJ... no sítio onde meus trabalhavam e onde eu e meu irmão brincávamos pra  valer...

Eu fico pensando, também, nas dificuldades que meus pais enfrentaram para que eu pudesse estudar. E quando eu olho para a minha história e, penso que você pode fazer a mesma coisa, eu percebo o cuidado de Deus. A maneira tão especial como Deus tratou as situações... e foi cada situação... tudo porque Deus tinha um propósito e uma expectativa a meu respeito.

É exatamente isso que Moisés estava pedindo que aquele povo fizesse, que eles pensassem nas expectativas que Deus tinha a respeito deles.

E nós, será que estamos atendendo às expectativas de Deus?

Eu quero que você observe o v.12, diz assim: “Povo de Israel, escute o que o SENHOR Deus exige de você. Ele quer que vocês o temam e sigam todas as suas ordens; quer que o amem e que o sirvam com todo o coração e com toda a alma”.

Veja a parte final do verso: Deus quer que as pessoas O amem e que O sirvam com todo o coração e com toda a alma. Deus quer que você O ame, e que você O sirva com todo o coração e com toda a sua alma.

Irmão, Deus está na expectativa de nós O amarmos e O servirmos. Deus está na expectativa do seu amor e do seu serviço. É isto que está escrito no v.12: que você ame a Deus e sirva a Deus com todo o seu coração, e com toda a sua alma.  Amor e serviço.

 

Em primeiro lugar, a expectativa de Deus é que por causa do amor dEle por nós, nós O amemos.

A essência do ser de Deus é amor. A Bíblia diz que Deus é amor e ela revela que Deus nos ama... ao longo da vida, pode ser que você nem leve em consideração, mas esse é um fato: Deus nos tem amado, amado de maneira incondicional. O amor de Deus por mim e por você, não conhece limites.

Você sabe, o amor de Deus por nós foi comprovado pelo sacrifício de Jesus, quando Ele ofereceu a Sua própria vida para morrer pelo pior criminoso que se possa imaginar... e Jesus fez isso por causa do amor de Deus por nós. Amor incondicional, amor que não tem limites.

Por essa razão, tudo o que Deus espera de nós é uma resposta de amor. A expectativa que Deus tem a nosso respeito é que, por todos os gestos de amor que Ele tem tido por nós, que nós O amemos.

Quando alguém perguntou pra Jesus o seguinte: “Qual é o mais importante de todos os mandamentos?” o que foi que Jesus respondeu? Ele disse: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo” (Lc 10.27).

Nessa hora, eu faço uso desta versão mais antiga (ARA), porque se você juntar as iniciais das palavras: Coração, Alma, Força e Entendimento, você vai ter uma sigla que se parece com CAFÉ e, aí você, não vai esquecer.

É assim que Jesus diz que nós devemos amar a Deus. E a Bíblia afirma o seguinte: que nós podemos amar a Deus, porque foi Ele quem nos amou primeiro.

Um dos livros preciosos da Bíblia é o livro de Oséias, lá do Velho Testamento, que traz uma história de amor.

Ao ler esse livro, quando a gente chega no capítulo 11, ali tem um dilema: o dilema do coração de um pai amoroso... porque ali mostra o sentimento de Deus em relação ao povo de Israel, que não conseguia perceber e corresponder o amor de Deus. Israel rejeitava o amor de Deus! E fez isso tantas vezes...

Irmão, Deus espera que nós O amemos... Ele quer que a gente corresponda ao amor que Ele nos tem.

Talvez alguma pessoa aqui, já teve a experiência de um amor não correspondido. De amar, amar e amar muito uma pessoa e receber em troca o desprezo, a indiferença.

Com a Tânia, minha esposa, não aconteceu isso... eu a conheci, me interessei por ela, mandei um bilhete e ela veio correndo ao meu encontro...

Mas, antes disso, eu tive um amor não correspondido... eu era adolescente e no colégio me apaixonei pela Rosana... eu mandava poesia pra ela... usava perfume por causa dela, mas a Rosana não tava nem aí, não olhava pra mim, não correspondia... não me queria...

Há muitas pessoas fazendo isso com Deus. Elas não chegam a dizer que não querem Deus, mas pelo estilo de vida que levam, elas estão mostrando que não amam a Deus... elas não estão interessadas em agradar a Deus, em pensar que Cristo morreu na cruz para a salvação delas... Elas pouco estão se importando com as coisas de Deus, os princípios de Deus. Então, isso é claro, entristece o coração de Deus.

Como é que nós podemos responder ao amor de Deus? Como podemos satisfazer a expectativa de Deus?

A Bíblia diz pra nós amarmos a Deus. Agora, o que realmente significa amar a Deus, porque o texto aqui diz para amarmos a Deus com todo o coração e com toda a alma?

Primeiro, isso significa aceitar o propósito dEle para a sua vida. Amar a Deus de todo o coração e com toda a alma, significa aceitar o propósito que Ele tem para a sua vida.

Irmão, nenhum de nós está aqui por acaso. Nenhum de nós é um acidente. Cada um está aqui porque Deus tem um propósito, Deus tem um plano, Deus tem um objetivo.

Então você precisa conhecer o propósito de Deus e aceitar esse proposito para a sua vida, porque Ele é o seu Criador. E esse é o caminho para que a sua vida seja efetivamente uma vida completa.

Então, se você vive sem considerar a vontade de Deus, esqueça do final feliz para a sua história... porque só tem uma vida melhor aquele que faz a vontade de Deus.

 

E segundo, amar a Deus de todo o coração e com toda a alma, significa você entrar num relacionamento profundo com Deus.

Porque é assim que acontece: quando nós amamos a alguém de verdade, nós queremos ter um relacionamento bem próximo, profundo, com aquela pessoa... nós queremos falar com ela, nós queremos estar na companhia dela. Se nós amamos, é assim que é. Você sabe disso...

Agora, como é que podemos afirmar que amamos a Deus se nós falamos com Ele menos de cinco minutos durante a semana. Que amor é esse? É um amor muito estranho.

Quando amamos, nós queremos gastar tempo... quando amamos, somos capazes de abrir mão de um montão de coisas só para estar com a pessoa amada...

Então, amar a Deus, significa você dar prioridade a Deus na sua vida. Deus precisa ser o primeiro na sua vida, tá? Se não for assim, você não ama realmente a Deus.

Tem muitas pessoas declarando que não querem perder tempo com Bíblia, oração, culto de igreja... só que, perder tempo, é exatamente o que elas estão fazendo por trocarem estas coisas por outras coisas...

Tem pessoas dando voltas na vida, voltas que poderiam ser evitadas, se Deus estivesse sendo ouvido pra dar direção, pra dar orientação.

Deus precisa estar no primeiro lugar. É a Palavra de Deus que diz isso: Se vocês buscarem em primeiro lugar o reino de Deus, e aquilo que Deus quer, as demais coisas serão dadas para vocês.  Esta é a promessa de Deus!

Agora, além da expectativa do nosso amor, a Bíblia diz que Deus aguarda também que nós O sirvamos. Servir a Deus também é uma resposta ao amor que Ele nos tem.

E como é que podemos servir a Deus? Eu alistei aqui quatro indicadores do nosso serviço a Deus. E é muito importante que você observe isso porque, servir a Deus, é uma coisa que você pode fazer de maneira informal no seu dia a dia, por onde você passar, mas esse serviço pode ser também formal, através de uma atividade da igreja.

Então, primeira coisa que indica que estamos servindo a Deus: é quando servimos às pessoas em nome de Deus.

Você não tem lido os Evangelhos? Onde fica a sua Bíblia?

O que é que Jesus fazia o tempo todo? Ah! na maior parte do tempo Jesus passava isolado na casa de praia que Ele tinha na beira do mar Mediterrâneo. É isso? Não... o que Jesus mais fazia era servir às pessoas necessitadas vinte e quatro horas por dia.

Jesus tocava cada uma delas na sua necessidade, e certa vez, Jesus disse: “Eu tenho que fazer a obra do Pai enquanto é dia, porque a noite está chegando e não haverá mais condição”.

Jesus servia as pessoas e quando estava indo para o céu, de volta pro céu, o que foi que Ele falou para os discípulos? “Agora, é vocês. Vocês vão fazer isso”. Então, irmão, as nossas mãos, são as mãos de Deus hoje. Os nossos pés, são os pés de Deus hoje.

Quantas vezes oramos por uma pessoa que tem um problema, tem uma necessidade, e nós ficamos orando: “Oh! Deus faz isso na vida daquela pessoa, abençoa ela! Oh! Deus, faz isso, age em favor dela”, e Deus fica dizendo pra nós: “Tudo bem, eu quero fazer isso, mas você é a pessoa que eu vou usar para abençoar a vida dela. Vá até a pessoa que eu vou usar você!” Mas a gente fica esperando que Deus mande o anjo Gabriel.

Olha, você mostra que ama a Deus quando serve às pessoas em nome de Deus... o serviço prestado é uma resposta de amor a Deus quando você faz de acordo com a capacidade que Ele te deu.

Todos nascemos com alguns talentos naturais... e é desejo de Deus usar esses talentos.

Agora, para toda pessoa que crê em Jesus para a sua salvação, Deus dá o Espírito Santo. A Bíblia diz isto com absoluta clareza em Ef 1.13. Paulo diz que quando vocês creram, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa.

Então, irmão, se você é um crente em Jesus, você tem o Espírito Santo. E aí, sabe o que o Espírito Santo faz? Ele te capacita com dons espirituais para o serviço.

Então, se vai servir a Deus, além dos talentos naturais, agora você também conta com os dons espirituais, dons do Espírito Santo. Aleluia!

 

Outra indicação de que você está servindo a Deus é a alegria.

O salmo 100.2 diz para servirmos ao Senhor com alegria. O apóstolo Paulo diz na carta aos filipenses (2.14): “Façam tudo sem queixas nem discussões”... nós não devemos servir a Deus gemendo, reclamando, murmurando.

Então irmão, se você faz a obra de Deus, não faça reclamando, não faça murmurando, porque isso não agrada a Deus. Faça com alegria.

Em nossa igreja temos dito muito trabalho com o almoço todo mês... mas nossa função não é só preparar almoço... também temos que ganhar vidas através das células e temos que cuidar de pessoas através do discipulado... e fazemos isso não é para agradar os homens... fazemos por amor a Deus.

Mas preste atenção, se é por amor a Deus, então, é sem queixa, sem murmuração... nada de: “Já tô cansado de fazer essas coisas... é tudo eu, só eu... bom é jogar tudo pro alto como todo mundo faz...”.

Se há pessoas que não estão servindo a Deus, é porque elas ainda não estão amando a Deus de verdade.

Mas se está faltando alegria no seu coração, se o seu tanque de alegria está vazio, fale com Deus: “Senhor, a alegria é fruto do Seu Espírito (Gl 5.22), eu preciso da alegria do Senhor em mim”.

Porque você não pode fazer o serviço de Deus resmungando, criticando as pessoas... reclamando... porque isso invalida todo o serviço.

 

Outra indicação: servir a Deus em unidade.

Em 1 Co 12 lemos que somos um corpo, e deste corpo somos membros... os membros são diferentes uns dos outros, mas trabalham em unidade.

O pé não se acha mais importante do que o braço, e o braço não se julga mais importante do que o olho... cada membro procura fazer o seu melhor.

Na igreja é para ser assim: na união de todos, o mais importante é a glória de Deus. Na igreja não pode existir aquela coisa da pessoa dizer: “Eu não vou participar mais desse ministério porque fulano tá lá e eu não me dou com fulano”. Não existe isso. Não pode existir. “Eu não vou trabalhar mais naquela área porque tem muita coisa que eu não concordo”, não existe isso.

Os membros da igreja, claro, são diferentes uns dos outros, mas todos estão debaixo da orientação de Cristo. Quem manda na Igreja não é o pastor, não é o líder da célula. Nosso Chefe é Jesus.  Então a nossa atitude tem que ser de submissão a Jesus, Ele é a Cabeça da igreja.

Como é que tem sido o seu serviço? Deus espera que você O sirva de todo coração e de toda alma.

Deus tem nos amado e amar a Deus e servir a Deus, deve ser a nossa resposta ao grande amor que Ele nos tem.

Eu quero terminar fazendo uma pergunta pra você: você tem correspondido ao amor de Deus? Você tem sido sensível aos gestos de amor de Deus por você?

Deus espera que você aceite o amor dEle. Sabe por que? Porque se você não aceita esse amor, nada vai funcionar na sua vida.

Toda pessoa é livre para aceitar ou rejeitar o amor de Deus. É claro, nenhum de nós vai falar assim: “Deus, vai pra lá, eu não quero o Seu amor”. Nenhum de nós vai falar assim... mas as nossas atitudes podem mostrar que estamos fechados para Deus e que Ele não tem espaço na nossa vida.

Por isso é que, em algum momento, cada pessoa precisa tomar uma decisão a respeito desse assunto. Cada pessoa. Cada um precisa resolver e dizer: “Deus, eu aceito o teu amor. Eu aceito. E eu quero que o Senhor realmente revele tudo que o Senhor tem pra revelar desse amor na minha vida. Eu preciso disso. Deus. Eu preciso do teu amor”.

Muitas pessoas aqui já decidiram e um dia falaram assim. E nós temos experimentado esse amor de Deus, tanto nos tempos difíceis como nos dias normais... porque um dia a gente disse: “Deus, eu recebo esse amor. Eu me rendo ao teu amor”.

 

Ministração

Nós vamos orar agora, mas antes de orar eu quero reunir aqui na frente todas aquelas pessoas que estão com o coração tocado pelo Senhor agora, irmãs e irmãos... pessoas que estão dizendo: eu preciso me consagrar mais, eu preciso servir melhor.

Quantos de vocês estão tomando a decisão de dizer: “Deus, eu me rendo ao teu amor. Eu entrego a minha vida para o Senhor dirigir de hoje em dia. Eu aceito o teu amor por mim e eu quero responder a esse amor com amor e serviço da minha parte”.

Alguém está dizendo pra Deus isso nessa noite? “Eu aceito Deus, eu aceito o teu amor. Eu abro o meu coração, minha vontade, eu quero responder ao teu amor”. Se você está tomando uma decisão assim, levante a sua mão, por favor.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page