top of page

A ARTE DE APRESENTAR DESCULPAS

Gênesis 39.1-12

 

INTRODUÇÃO

“José havia sido levado para o Egito, onde o egípcio Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá.

2 O SENHOR estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio.

3 Quando este percebeu que o SENHOR estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava,

4 agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía.

5 Desde que o deixou cuidando de sua casa e de todos os seus bens, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por causa de José. A bênção do SENHOR estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no campo.

6 Assim, deixou ele aos cuidados de José tudo o que tinha, e não se preocupava com coisa alguma, exceto com sua própria comida. José era atraente e de boa aparência,

7 e, depois de certo tempo, a mulher do seu senhor começou a cobiçá-lo e o convidou: “Venha, deite-se comigo!”

8 Mas ele se recusou e lhe disse: “Meu senhor não se preocupa com coisa alguma de sua casa, e tudo o que tem deixou aos meus cuidados.

9 Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?”

10 Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela.

11 Um dia ele entrou na casa para fazer suas tarefas, e nenhum dos empregados ali se encontrava.

12 Ela o agarrou pelo manto e voltou a convidá-lo: “Vamos, deite-se comigo!” Mas ele fugiu da casa, deixando o manto na mão dela.”

 

Introdução

A arte de apresentar desculpas. Qual de nós não praticou ou pratica essa arte? Qual de nós nunca teve, na ponta da língua, desculpas para determinadas coisas?

Desculpas pra chegar tarde... desculpas pra não atender ao telefone... desculpas para justificar a conta que não foi paga...  desculpas por não ter ido ao encontro da célula...

A arte de apresentar desculpas é velha... surgiu imediatamente após Adão e Eva terem desobedecido a ordem de Deus no Jardim do Éden.

Quando pecaram, tentaram se esconder de Deus, e quando Deus chamou cada um à responsabilidade, então as desculpas começaram a aparecer. Chego a imaginar os dois, Adão e Eva, providenciando a folha de figueira pra se cobrirem e Adão preparando a primeira desculpa da história: “a mulher que tu me deste” e Eva por sua vez, a segunda desculpa da história: “a serpente me enganou e eu comi”. Como vê, a arte de apresentar desculpas para o pecado é antiga.

E outro problema das desculpas é que elas geralmente são esfarrapadas, isto é, não convencem, mas mesmo assim, a arte de apresentar desculpas tem muitos praticantes.

Nesta manhã, vamos aprender na Bíblia, que não há desculpas para pecar... você é tentado a pecar, mas não tem desculpas para pecar.

Muitas vezes o maligno até cita trechinhos da Bíblia para nos convencer de uma boa desculpa: “A carne é fraca”, por exemplo.

Mas esta declaração aqui de Gn 39.8, ensina que não há desculpa que seja boa para o pecado. Vamos aprender isso com José.

Talvez você diga: “Mas José tinha mais facilidade do que eu para dizer “não” ao pecado... na época dele não havia cinema, não havia carnaval nem festa do padroeiro, não tinha televisão, internet... já eu, tenho motivos de sobra para cair em tentação e cometer pecado”. Não é bem assim. Vamos conferir?

José teve 10 desculpas para cair em tentação e pecar, mas ele venceu. Isso, eu creio, convencerá você de que é possível vencer também!

 

Eis as lições, número 1:

ESTAR LONGE DE CASA, NÃO É DESCULPA PARA PECAR

Onde estava José quando viveu essa tentação? O v.1 mostra que José estava no Egito: “José foi levado para o Egito”, longe de seus pais e de seu povo. José poderia ter pensado: “Ninguém está vendo, posso fazer o que quero”.

Muitos caem quando acreditam nesse argumento... quando estão longe de casa, longe da igreja... de férias em algum lugar – pensam que estão de férias de Deus também.

Mas quando peca, por mais escondido que você esteja, Deus está vendo, o diabo está vendo, você está vendo e se tem uma pessoa envolvida no seu pecado, ela também está vendo.

José estava no Egito longe de casa, mas seguro de que Deus estava vendo, ele se recusou a pecar.

Se você tiver esta consciência, você não irá pecar. Isto vai poupar você de muitos sofrimentos... Portanto, estar longe de casa não é desculpa para pecar.

 

...segunda lição:

ESTAR CARENTE DE CARINHO NÃO É MOTIVO PARA PECAR

Capítulos atrás da história de José (Gn 37), lemos que ele era o caçulinha do papai, bem paparicado... e agora, ele estava numa terra distante, sem ninguém para lhe dar colo... o Zé estava carente de carinho.

Muitos caem por isso: esposas mal amadas, maridos sem atenção da esposa... filhos sem abraço dos pais... quantos vão satisfazer a carência por meios indevidos!

José estava sem o carinho da família. Teve sua carência tentada pela mulher de Potifar. Mas a Bíblia diz isto no v.8: “mas ele se recusou” – José recusou o pecado.

Você está carente de carinho, carente de afeto, carente de atenção? ...você pode ser tentado nessa área. Tenha cuidado.

Se você percebe que não vai aguentar a tentação, procure um irmão de mais fé. Chega para ele e diga: “Irmão, tô carente... pode me dar um pouco mais da sua atenção e orar por mim?”

A Bíblia diz em Isaías 41.6 que um ao outro ajuda... está escrito: “cada um ajuda o outro e diz a seu irmão: “Seja forte!”.

José estava sem o afago do pai lá no Egito, mas nem por isso ele cedeu à tentação – ele recusou o pecado. Porque estar carente de carinho não é desculpa para pecar.

Você pode estar carente de afeto e pode se recusar a pecar. Amém?

 

...a lição 3 é essa:

ESTAR OPRIMIDO NÃO É MOTIVO PARA PECAR

José foi vendido pelos irmãos, foi afastado à força da casa de seus pais, e estava trabalhando como escravo no Egito.

Muitos, nessa situação, se revoltam contra Deus e todo mundo... querem tirar a própria vida... mergulham nas drogas... começam a beber álcool... se lançam ao sexo... Dizem: “Deus me abandonou, nada mais me importa”... isso é uma mentira.

José foi oprimido no Egito, ele passou por maus momentos (você deveria ler a história da vida dele), mas mesmo em meio a tanta opressão e maldade, o Zé se recusou a pecar.

Portanto veja, estar carente de carinho também não é desculpa para você pecar...

 

...próxima lição:

O COSTUME DA ÉPOCA NÃO É DESCULPA PARA PECAR

Os estudiosos da Bíblia contam da existência de documentos egípcios que revelam que, na época de Potifar, a sua mulher não era a única a cometer o pecado da infidelidade conjugal...  

De fato, o capítulo 35 e 38 de Gênesis dão exemplos de comportamentos sexuais terríveis sendo praticados.

Era costume da época... todo mundo fazia... mas José se recusou a ser igual a todo mundo... ele se recusou a pecar.

Deus também espera que você não se comporte como todo mundo. Em Rm 12.2 está escrito: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente...”.

Não é porque é o costume da época, é a moda, que você vai fazer também! ...não é porque todo mundo faz, que você vai fazer... Veja que isso não é desculpa para pecar.

 

...lição nº 5:

OUVIR INSINUAÇÕES NÃO É DESCULPA PARA PECAR

Lemos no v.10 que diariamente José ouvia as insinuações daquela mulher... ele era, assediado por ela todos os dias. Já imaginou?

O que nos acontece diariamente pode definir a nossa queda ou a nossa vitória.

Que tipo de conversa você escuta? ...que tipo de música você ouve? ...que tipo de programa de televisão você assiste? Agora está aí de volta o BBB: “Bobos Babando Bobagens”. E o BBB é 10! Des-cabido, des-aforado, des-aconselhado...

José não dava ouvidos às insinuações, aos assédios – ele se recusou mesmo àquele pecado.

Será que você é assediado em seu local de trabalho, na vizinhança ou em qualquer outro lugar, sofre insinuações para pecar?

José foi firme. Ele não permitiu que as insinuações diárias servissem de desculpa para cometer pecado. É isso: o fato de ser assediado, tentado, não é desculpa para pecar.

 

...lição nº 6:

ESTAR SOZINHO COM O SEXO OPOSTO NÃO É DESCULPA PARA PECAR

No v.11 lemos que José se dirigia à casa do patrão a fim de trabalhar e lá, num belo dia, ninguém da casa estava presente, exceto aquela fonte de tentação que era a mulher de Potifar.

Ficar sozinho com uma pessoa do sexo oposto pode ser bastante perigoso... pra falar a verdade, hoje em dia, ficar sozinho até com pessoas do mesmo sexo, é perigoso... evite ficar sozinho com o sexo oposto: no carro, na sala fechada, em casa...

Mas muitos caem aqui. Se acham fortes demais para cair nesse tipo de pecado.

Mas a atitude de José foi bem interessante, muito curiosa. Lemos no v.12: “Ela o agarrou pelo manto e voltou a convidá-lo: “Vamos, deite-se comigo!” Mas ele fugiu da casa, deixando o manto na mão dela.”

A Bíblia diz que José fugiu! Não tenha vergonha de fugir da mulher de Potifar... E se por alguma razão, você precisa lidar sozinho com alguém do sexo oposto, saiba que também isto não é desculpa para pecar. O Zé não pecou.

 

...outra lição:

SER BONITO(a) NÃO É DESCULPA PARA PECAR

O v.6 informa pra nós como era José: “...José era atraente e de boa aparência”.

Há pessoas que sabem cuidar bem do corpo: não comem qualquer coisa, não comem fora de hora, não ficam só dormindo dentro de casa... elas cuidam do corpo.

Mas quantos que usam o corpo bem cuidado, sarado, pra tentar as outras pessoas? Isso é sensualidade e é pecado.

O Zé era atraente e de boa aparência! Mas ele não era provocativo, ele não usava os dotes que tinha como desculpa para pecar. Não.

Você também precisa ter bom senso: use roupas simples e decentes... tenha um bom penteado... se está precisando, freqüente uma academia, fique em forma, seja bonito, bonita... mas seja assim para a glória de Deus. Amém?

 

...lição número 8:

LIDAR COM GENTE MALDOSA, TAMBÉM NÃO É DESCULPA PARA PECAR  

Lidar com gente maldosa é sempre perigoso – aquela mulher, esposa de Potifar, era assim: maldosa.

O marido dela nem acreditou muito na história que ela contou sobre aquele pedaço de roupa que o José deixou pra trás... por isso que Potifar mandou José para a prisão... o normal, em casos assim, era a pena de morte, não tinha conversa. Mas Potifar mandou José apenas para a prisão.

Pois bem, aquela mulher era maldosa, e no momento que ela agarrou José pela roupa, José, na sua cautela, saiu de dentro daquela casa na hora. José foi prudente.

Você pecar porque lida com uma pessoa maldosa, não é desculpa. José fugiu da mulher de Potifar. Não é vergonhoso. O Zé fugiu, fuja também.

 

...número nove:

SER JOVEM NÃO É DESCULPA PARA PECAR

Os especialistas desse texto da Bíblia afirmam que nessa época, José devia estar entre 23 e 25 anos de idade (ele não era só bonito, era jovem também).

Alguns pensam que nessa fase é hora de aproveitar a vida e experimentar de tudo. Mas isso não é desculpa para pecar. Não pratique essa arte!

A Palavra de Deus ensina aos jovens em Ec 11: “Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento”.

Aproveite bem a sua mocidade, mas saiba que ser jovem não desculpa para pecar!

 

...finalmente, lição número 10:

PRECISAR SE MANTER NO EMPREGO NÃO É DESCULPA PARA PECAR

Muitas pessoas caem aqui: aquela mulher era a patroa de José... se ele atendesse ao convite dele, quem sabe, até receberia um aumento de!

Mas cuidado com as propostas indecentes... cuidado com as ofertas!

Certa vez, ouvi uma atriz de TV afirmar em entrevista que para chegar aonde chegou, ela teve de fazer “de tudo”, de tudo mesmo. Isso é muito triste.

Mas José se protegeu dessa armadilha: mesmo precisando se manter no emprego, ele entendeu que isso não era desculpa para pecar.

 

Conclusão

Você está vendo? Existe a arte de apresentar desculpas para pecar... muitas vezes, cada uma até mais esfarrapada que a outra.

Mas, para não cair nesse erro, aprenda estas lições:

Apesar do Zé estar longe de casa

Apesar do Zé estar carente de carinho

Apesar do Zé estar oprimido no Egito

Apesar do Zé saber que o pecado era costume da época

Apesar do Zé ouvir as insinuações diárias daquela mulher

Apesar do Zé estar sozinho com o sexo oposto

Apesar do Zé ser bonito, e lidar com gente maldosa, e ser jovem, e de precisar manter o emprego...

Apesar disso tudo, o Zé não apresentou nada como desculpa para pecar. Seja como ele!

Gênesis

Pr Walter Pacheco da Silveira, 24.1.2010

 

bottom of page