top of page

TENHA ÂNIMO

João 16.33

“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (NVI).

Introdução

Conta-se uma história, que o diabo resolveu vender as ferramentas que usava para desviar as pessoas de Deus. As ferramentas eram: o ÓDIO, a MALÍCIA, a INVEJA, a ENFERMIDADE, e tinha muitas outras. Tanto que, num canto, estava uma ferramenta chamada “DESÂNIMO“, que parecia bem gasta pelo uso e de todas, era a mais cara. Logo, alguém perguntou: “Por que esta ferramenta custa tão caro?” E diz a história, que o diabo respondeu: “Bem, é porque essa é a ferramenta mais fácil de se usar para fazer as pessoas desistirem do caminho de Deus e, quase ninguém sabe que é de minha própria fabricação”.

É uma história, mas ilustra uma verdade pouco reconhecida: o desânimo é uma ferramenta que o diabo usa para fazer as pessoas desistirem de viver, de lutar e vencer.

Desânimo é a falta de ânimo. E ânimo é muito importante. Você já parou para pensar sobre a importância do ânimo?

O que é o ânimo? Ânimo é um atributo da alma.

Os dicionários definem o ânimo como uma disposição resoluta e inalterável diante de situações difíceis. Quer dizer: a coisa tá feia, tá o maior rolo, mas a pessoa tá animada, cheia de ânimo.

O ânimo é uma disposição para a vida, é entusiasmo. Eu escolhi a senhorinha desta figura pra ilustrar isso. Tá na terceira idade, mas ativa, ama costurar, e dá aula!

Mas, quando não se tem ânimo, se perde a graça pela vida, se perde a motivação. Sem ânimo, a pessoa desiste da própria vida.

E este é o mal do século. Não é a chicungunha, não é o câncer. É a depressão, porque depressão é o desânimo no grau mais crônico. Depressão é a falta de ânimo no seu grau mais assustador.

Portanto, vale lembrar das palavras de Jesus em Jo 16.33: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (NVI). Tenha ânimo!

Você deseja ser uma pessoa cheia de ânimo? Uma pessoa otimista, animada? Então, tem uma recomendação bíblica para você: encha a sua mente de bons pensamentos. Chega de pensar em situações ruins, em coisas negativas.

Olha como o profeta Jeremias se expressou: “Eu lembro da minha tristeza e solidão, das amarguras e dos sofrimentos”. E qual era o resultado? Ele diz: “Penso sempre nisso e fico abatido”.  E aí, ele faz uma declaração poderosa: “Mas a esperança volta quando penso no seguinte: O amor do Senhor Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim” (Lm 3.19-22 – NTLH).

O profeta está dizendo: “Sempre quando me lembro da minha tristeza, solidão e amargura, eu fico abatido. Mas a esperança volta quando penso no seguinte: o amor de Deus não se acaba e a bondade dEle não tem fim”.

Ou seja, pra não ficar abatido, não ficar desanimado, o que ele diz que fez? Ele se ocupou em pensar no amor e na bondade de Deus. Ele resolveu encher a mente de bons pensamentos.

Pra você não ficar desanimado, não ficar abatido, preencha a sua mente com bons pensamentos.

O que você pode fazer? Lembrar-se dos bons momentos que lhe trouxeram felicidade. Pense também nas Palavras de Deus para a sua vida, pense no que a Bíblia diz de Deus para você.

O apóstolo Paulo recomendou por carta aos cristãos: “meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente” (Fp 4.8 – NTLH).

Uma outra recomendação parecida com esta, está na carta aos colossenses: “Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. [...] Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador” (Cl 3.2, 5-10 – NVI).

O apóstolo Paulo está falando que sempre acontecerão coisas duras e difíceis na vida da gente, mas que devemos escolher pensar nas coisas que são de cima, nas coisas que são de Deus.

Há pessoas que vivem com a cabeça nas coisas terrenas, aí, vivem tendo pressentimentos, elas pensam: “Hum, sonhei que tinha um bicho” e já ficam  imaginando que vão passar por alguma dificuldade.

Há casos de pessoas que, dentro de casa, quando a porta fecha sozinha, por causa do vento na verdade, elas logo pensam: “É o diabo, é uma assombração”. E ficam com medo e se arrepiam, porque a mente delas está cheia de agouro, presságios, coisas pessimistas.

Há pessoas que passam a vida inteira reclamando ou lamentando uma situação que viveram há décadas atrás. São pessoas que falam: “É, faz 28 anos, eu sofri uma coisa terrível” e elas não tiram da cabeça aquele problema que aconteceu com elas há tantos anos.

O que a Bíblia ensina? Ensina parar com isso! Ensina que se é coisa triste, negativa, e é do passado, então ninguém deve ficar enchendo a mente com esses pensamentos.

Pense em coisas boas, porque, fazendo isso, você criará ânimo!

Veja novamente a palavra de Jeremias: “Mas a esperança volta quando penso no seguinte: O amor do SENHOR Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim” (Lm 3.21-22 – NVI).

 

...quer adquirir ânimo?

SEJA OTIMISTA!

Você é uma pessoa otimista? Você tem uma visão positiva da vida? Porque a maneira como você encara a vida será fundamental para o seu ânimo.

Veja o lado positivo das coisas. Pare de enxergar somente coisas ruins, desastres, calamidades e tragédias. Eu gosto de assistir o Datena por causa do jornalismo ao vivo, mas já percebi que faz mal, então desligo.

E, outra: se pra você a luta está sendo grande, isso é sinal de que vem vindo pela frente uma grande vitória. Aleluia! Seja otimista!

Mas, o número de pessoas pessimistas é tão grande... E duro é encontrar gente que não serve a Deus, que não conhece a Deus, mas que tem um ânimo, uma coragem, que muitos cristãos não têm!

Como pode? Eles pensam: “Vou conseguir! Vai dar tudo certo. Vou passar no concurso!” E o servo de Deus diz: “É, não sei, seja o que Deus quiser”.

Seja o que Deus quiser? Irmão, é claro que Deus quer o melhor pra você, mas quando você não estuda o suficiente, não se esforça no trabalho, não se dedica no que faz, não é Deus que não quis; é você que está fazendo corpo mole.

Você precisa ter ânimo pra vencer na vida. Pode até não chegar aonde deseja chegar, mas com ânimo, você vai alcançar um nível melhor. Seja otimista.

...quer adquirir ânimo?

2- SEJA ABENÇOADOR

Uma coisa que produz ânimo é a gente liberar boas palavras, palavras de encorajamento. Por isso, seja abençoador, ofereça boas palavras pra o próximo.

Veja o caso do apóstolo Paulo. Ele tinha um amigo chamado Onesíforo. O interessante é que esse Onesíforo animava, recreava, a vida de Paulo.

Quando o apóstolo estava triste, Onesíforo vinha contando boas histórias. Veja nesse verso da Bíblia, o que o apóstolo Paulo escreveu sobre Onesíforo: “O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes me recreou, e não se envergonhou das minhas cadeias” (2Tm 1.16 – ACF).

Paulo devia dar umas boas gargalhadas com Onesíforo, porque as palavras dele animavam. Onesíforo falava coisas animadas e isso foi muito importante para o apóstolo Paulo!

Outro que abençoou muito o apóstolo Paulo, foi Tito. Sobre ele lemos o seguinte: “Deus, que anima os desanimados, nos animou com a chegada de Tito. E não foi somente a chegada dele que nos animou, mas também a informação dada por ele” (2Co 7.6-7 – NTLH).

Guarde este ensinamento: as palavras de uma pessoa podem determinar o ânimo da outra.

Por exemplo, pais que só usam de palavras duras, ruins e negativas com os filhos: geram filhos recalcados, com baixa auto-estima, com complexo de inferioridade. Está errado você falar palavras negativas e duras que amaldiçoam os filhos!

Por que os judeus enriquecem mais facilmente que os outros? É porque quando o filhinho de um judeu é reprovado na escola, os pais falam pra ele: “Filho, eles não te entenderam porque você está em outro nível”.

Mas, quantos cristãos existem que amaldiçoam não somente os filhos, mas também o próximo, com as palavras!

A pessoa já está doída por algum sofrimento, e chega um servo de Deus que fala: “Oh! Isso é só o começo, viu. Vai ficar pior. Se prepara”.

Tem pastores, misericórdia, que amaldiçoam os membros da igreja, porque falam: “Hei, se você sair da igreja, o diabo vai te perseguir”.

Irmãos, nós fomos feitos para abençoar, para dizer palavras de ânimo para as pessoas. Amém?

Faz um exercício aí: diga uma palavra boa, animadora, pra alguém perto de você. Diga uma coisa boa, animada: Deus tem vitória para a sua vida, bênção para sua família. O melhor de Deus está vindo para a sua vida!

 

...quer adquirir ânimo?

3- SEJA ESPERANÇOSO

Uma pessoa com ânimo é cheia de esperança. O pensamento dela funciona assim: “A situação tá difícil hoje, mas amanhã tem vitória de Deus pra mim! Hoje, a igreja não tá ganhando almas, mas esse quadro vai mudar, a igreja vai crescer, vai se tornar multiplicadora de discípulos, multiplicadora do amor!

O apóstolo Paulo, apesar das dificuldades que tinha, não perdia as esperanças. Olha essa declaração dele: “Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia” (2Tm 1.12 – NVI).

O salmista do Salmo 33, diz com ênfase: “Nós pomos a nossa esperança em Deus, o SENHOR; ele é a nossa ajuda” (Sl 33.6 – NTLH).

Irmão, como servo de Deus, sua esperança não está no próximo presidente, não está no patrão, não está no governo, sua esperança está em Deus!

Portanto, não chore pelos cantos. Pense grande. Você serve a Deus que pode, a um Deus que faz!

Seja otimista. Seja abençoador. Seja esperançoso!

 

Ministração

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, fonte: Silas Malafaia 

bottom of page