top of page

UMA CÉLULA NORMAL DE TUDO

Marcos 2.1-12

 

Para começar, diga depois de mim: “Eu não sou movido pelo que vejo. Eu não sou movido pelo que sinto. Eu sou movido pelo que creio”. Aleluia!

Olha que maravilha de texto que conta de uma reunião em casa... uma célula! Jesus apreciava muito entrar nas casas e estar com as pessoas e esta não foi a única vez!

 

E o que se passou nesta reunião em casa, me faz pensar bem numa célula, numa célula assim: normal, onde as coisas fluem conforme devem fluir.

 

Fazer parte de uma célula é um privilégio... fazer parte de uma célula normal é melhor ainda!

Mas, o que vem a ser uma célula normal? É muito mais do que ter a participação de todas as pessoas... é muito mais do que ter um bom líder ou estar na companhia de pessoas divertidas.

 

Uma célula normal é aquela que cumpre o propósito para o qual existe.

E esse propósito, irmãos/irmãs, pode ser descoberto aqui nos ensinamentos da Palavra de Deus.

Por isso, com base nesse texto, eu quero pensar com você hoje, sobre o que é uma célula normal.

Encontramos aqui, quatro homens e mais alguns (e isto já é uma célula... você não precisa de muitas pessoas para dizer que tem uma célula)... então, o texto mostra que eles possuíam atitudes e motivações que faziam deles uma célula normal, normalzinha de tudo, tudo, tudo.

 

O que tornava esta célula normal?

Em primeiro lugar, o:

FOCO NOS RELACIONAMENTOS

Veja o v.3: “Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles”.

Que bom foi para este homem paralítico ter pessoas que se importavam com ele. Ele pode contar com pessoas amigas!

 

Agora, o que teria acontecido à ele se não fossem essas pessoas? Como teria ficado a situação dele? Ele não andava... então teria permanecido na mesma condição para sempre.

Sabe, uma célula normal é essa que tem pessoas que se importam com as outras!

Célula pra ser célula, precisa estar focada nos relacionamentos...  Na célula, as pessoas devem se relacionar, devem dar importância umas às outras.

Numa célula normal as pessoas se importam, por exemplo, com os que atrasam, se ausentam, não caminham no discipulado e do discipulado para discipular... não caminha para o TADEL. A célula se importa.

 

Em uma célula louca, isso não acontece... Eu li um artigo que contava o seguinte: Um homem foi em visita a um hospital psiquiátrico, se sentiu aterrorizado só em ver os loucos. Enquanto isso, um enfermeiro mostrava pra ele, pacientemente, as principais dependências da casa. E muito preocupado, perguntou: “Vocês, funcionários, não têm medo de que os internos se unam e agridam vocês?” E o enfermeiro respondeu: “Ah! Não se preocupe: os loucos nunca se unem”.

Não se unem, não se importam uns com os outros e nem consigo mesmos. São loucos!

Conta-se que dois loucos queriam fugir do hospício e o menos louco sugeriu: “Vamos fugir pelo buraco da fechadura!” Combinaram quem ia primeiro e o outro seguiria atrás. Então, o primeiro louco tomou distância, correu em direção a porta e PLOFT! ...bateu de cabeça na porta! E o outro veio atrás e... PLOFT! Também. Deram de cabeça na porta e, furiosos, reclamaram: “Quem que deixou a chave no buraco!”

Alguns esperam que o líder pense em tudo e faça tudo, mas não é só o líder... na célula, todos precisam estar abertos aos relacionamentos, inclusive com os que ainda não crentes!

 

Portanto, célula normal é essa que valoriza os relacionamentos.

Você se importa com as pessoas da sua célula? Demonstra interesse pelas pessoas de fora? Você constrói muros ou constrói pontes?

 

Em segundo lugar, o que faz uma célula ser normal, é;

TER UM AMBIENTE DE FÉ

Leia o v.5: “Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados”. E no v.11, Jesus falou: “eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”. Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos, que, atônitos, glorificaram a Deus, dizendo: “Nunca vimos nada igual!”

Preste atenção nesse detalhe: “Vendo a fé que eles tinham”.

Não foi a fé do paralítico que Jesus viu, mas a fé da célula. A NTLH traduz assim: “Jesus viu que eles tinham fé...”

Talvez, você pense que não precisa muito que as pessoas da célula se importem com você, com os seus sentimentos ou com suas necessidades... talvez você até ache que não precisa estar ligado a uma célula, porque ajuda, você pode ter em qualquer lugar...

É verdade, mas a questão é a seguinte: que tipo de pessoas você está reunindo à sua volta?

Porque as pessoas, os amigos, podem ser assim: “parteiros” ou “coveiros”. Sabe como? Os parteiros ajudam que sonhos venham à luz, enquanto que, os coveiros, os sepultam, enterram.

 

Então, me impressiona, aqui no texto, o fato de que, na vida desse paralítico, havia uma célula onde as pessoas criam na possibilidade de cura para ele.

Sim, essa célula possuía uma atmosfera de fé, porque, lemos aqui no v.3, que os quatro carregaram o paralítico até Jesus. Pensa bem: se eles não tivessem fé, se eles não acreditassem na cura, eles teriam se dado àquele trabalho? Claro que não!

 

Pois, célula normal é essa que tem um ambiente de fé... é essa em que as pessoas andam por fé e não pela vista.

Por que tem células assim: O irmãozinho não caminha, não quer saber do discipulado, não frequenta os cultos da igreja, não anda pra frente... está endividado, tem problemas no casamento...

Aí, as pessoas da célula louca dizem: “Vamos deixar como está... pelo menos a gente sabe que ele está vivo!”

Mas, a célula normal diz: “O quê, ele não anda sozinho? Então vamos carregá-lo em amor, vamos levá-lo a Jesus, porque a vida dele pode ser mudada. Jesus pode lhe restaurar a força e o vigor espiritual. Aleluia!!”

Irmão, célula normal é essa onde existe um ambiente de fé.

Qual tem sido a sua atitude como participante de uma célula? Você é movido por vistas ou por fé?

 

Em terceiro lugar, o que torna uma célula normal é:

TER PESSOAS QUE ENXERGAM SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS

Veja o v.4: “Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, pela abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico”.

Que bom que as pessoas dessa célula, sabiam para onde levar e como levar o paralitico.

É por isso que eu estou dizendo que vejo aqui nesse texto, uma célula normal, porque as pessoas dessa célula pensam...

 

Olha só: quando eles viram a multidão em volta de Jesus, com gente apinhada em toda parte, inclusive na porta... tanta gente que não tinha nem lugar pra sentar, lemos no v.4: “Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, pela abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico”.

Pronto! Resolvido... mas eles podiam ter falado pro paralítico: "É rapaz, tamo achando que vai ficar pra próxima, porque tem gente à beça lá dentro! E tem uns que tão pior que ocê!”.

Ah! mas graças a Deus, porque em uma célula normal, as pessoas enxergam soluções para os problemas.

Eles disseram ao paralítico: "Já que não tem passagem pela porta, vamos fazer uma...”. E outro deve ter dito: “E no teto, porque tá fácil de remover a cobertura” (as casas naquele tempo não tinham laje de concreto nem telha de cerâmica). E outro já foi providenciar a corda, e o outro animava o paralitico, dizendo: "Calma aí, que nós estamos dando um jeito. Você vai chegar lá!"

Aí, o mais magrinho sobe, os outros ajudam com a corda (é trabalho de equipe) e o paralítico desce na presença de Jesus.

Não é uma lição extraordinária para nós? Lá na célula, você precisa ser essa pessoa, que fala em soluções para os problemas. Em cada problema, você deve ver uma oportunidade para vencer obstáculos.

Irmão, é como se diz entre os empresários: “Na crise uns choram e outros vendem lenço”. Vamos vender lenço. Amém?

 

Por último, o texto revela que o que faz uma célula normal:

É QUE AS PESSOAS LEVAM OUTRAS PESSOAS A JESUS

Isto está demonstrado no v.4.

Irmãos, uma das maiores evidências de que uma célula do Corpo de Cristo é normal, é que ela tem pessoas capazes de qualquer coisa para levar os outros a Jesus.

O verso mostra que eles desceram o rapaz na presença de Jesus.

Numa célula normal é assim: as pessoas oram, jejuam, compartilham, visitam, fazem telefonemas, realizam “junta-panelas”, mas tudo isso, com o propósito de colocar pessoas na presença de Jesus. Todo o esforço feito é no sentido de alguém ser colocado na presença de Jesus.

Você tem quer essa pessoa em sua célula: alguém que se esforce por colocar mais outro na presença de Jesus.

Quem sabe, você é quem está vivendo tão desanimado, tão desapontado, tão paralisado, que não tem tido forças, em si mesmo, para vir a Jesus?

Talvez, quem chegou a um ponto de precisar ser carregado, seja você! Então, por que você não se abre, para ser ajudado em sua célula?

Se você permitir que as pessoas da célula ajudem você, elas irão colocar você diante de Jesus, diante dAquele que é o único que pode resolver sua vida definitivamente.

 

Conclusão

Irmãos, se essa célula não fosse normal, talvez ela não tivesse sido mencionada aqui na Bíblia.

O fato dela estar aqui significa que ela cumpriu o seu papel na vida de alguém.

Ela manteve seu foco nos relacionamentos, cultivava um ambiente de fé, falava em soluções em vez de problemas e leva mais um a Jesus

O que você tem feito em sua célula? Tem se envolvido? Orado, jejuado, tirado tempo para o relacionamento com as pessoas?

Você tem gerado um ambiente de fé ou de incredulidade? Você faz parte da solução ou dos problemas?

Deus quer o melhor para você! Toma posse dessa Palavra.

 

Pr Walter Pacheco

bottom of page