OS DONS NO CORPO DE CRISTO
Diversos
Introdução
Vamos dar início, hoje, à uma série de estudos sobre os dons espirituais.
Qual é o seu dom? Só esta pergunta já basta para revelar o tanto que o estudo a respeito dos dons é necessário.
Nós queremos estudá-los porque eles existem!
A Bíblia diz que Deus deu dons aos homens.
Está em Ef 4.8: “Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativo muitos prisioneiros, e deu dons aos homens”.
E os crentes que identificam os seus dons e começam se mover neles, tornam-se crentes mais felizes em Deus, porque entenderam a sua importância no Reino de Deus.
Então, vamos lá! Você será um desses que se encherá de ânimo novo, para a glória de Deus!
Para começar, grave bem a seguinte verdade: Os dons espirituais são dados somente ao corpo de Cristo.
Você entende bem essa expressão “corpo de Cristo”? Grifa aí: Essa é uma expressão que a Bíblia usa para se referir ao povo de Deus espalhado pelo mundo todo. Os crentes em Jesus são “o corpo de Cristo” presente na terra hoje.
O texto de Ef 1.22-23, deixa isto bem claro, que a Bíblia chama a igreja de “corpo de Cristo”: “Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja, 23 que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância”.
Então, não tem erro, quando você encontrar essa expressão “corpo de Cristo”, saiba que é a mesma coisa que igreja, está falando da igreja.
A igreja é o corpo de Cristo na terra hoje. Ou seja, Cristo Se move sobre a terra e realiza a Sua vontade sobre a terra, através da Sua igreja, a igreja é o Seu corpo!
Pois bem, os dons espirituais são dados à igreja. Não são dados à delegacia, escolas, hospitais, são dados à igreja.
Há três textos na Bíblia onde os dons espirituais são tratados com mais profundidade: Romanos 12, 1 Coríntios 12 e Efésios 4:1-16. Mas, há referências aos dons em outros textos da Bíblia!
I. A Natureza do Corpo
E porque os dons espirituais são dados para a igreja, então é importante a gente examinar mais a fundo o que é a igreja, a natureza do corpo de Cristo.
O que é igreja? Sabe, o significado desta palavra precisa ser resgatado nos nossos dias.
Há muitos membros na igreja que não sabem exatamente o que é igreja.
Para alguns, igreja é como um clube de serviços, tipo Lions Clube, Rotary Clube (que são associações de pessoas com o fim de ajudar a sociedade). Então, elas se reúnem para isso, para prestar algum tipo de serviço.
Mas, a igreja não é um lugar que se frequenta.
Não é um prédio feito de massa de cimento e tijolo. NÓS SOMOS A IGREJA!
Veja em sua folha de estudo, esta frase: “A igreja são pessoas que compartilham da Sua presença [presença de Jesus] em união umas com as outras e que O compartilham com os perdidos.
Igreja é gente compartilhando Jesus!”
O Novo Testamento original, foi escrito em grego e do grego foi traduzido para muitas línguas e dialetos. Sabe como é a palavra grega para igreja no Novo Testamento? É ekklesia.
É uma palavra composta pela preposição ek que significa “fora de”, e de kaleo, que significa "chamar". Então, igreja no original grego tem o significado de os “chamados para fora”. Nós, crentes em Jesus, que nos tornamos membros do povo de Deus, da família de Deus, somos pessoas chamadas para fora. Para fora de quê? para fora do pecado para a salvação, para fora da morte para dentro da vida, para fora do inferno e para dentro do céu, para fora da escravidão do pecado para dentro da liberdade em Cristo Jesus. Oh! Glória!
A palavra igreja tem que sentido original mesmo? Chamados para fora.
Agora, a palavra igreja é usada 115 vezes no Novo Testamento. Algumas vezes é no sentido de igreja geral, invisível. É quando se refere ao povo de Deus de todos os lugares e de todas as épocas, e independente de denominação, se metodista, assembleiano, batista, etc.
E tem aquelas vezes que a palavra igreja é utilizada com o sentido de congregação local, que está reunida num lugar, numa casa. Esse é até o sentido mais frequente.
O apóstolo Paulo, por exemplo, escrever às igrejas da cidade de Corinto, também lemos sobre as igrejas na Galácia. Não é galáxia, não!
Galáxia na astronomia é um sistema estelar onde aparece o sol e mais de cem bilhões de estrelas. Mas, Paulo escreveu carta para as igrejas da Galácia, antiga região da Ásia. É a carta aos Gálatas.
Jesus também instruiu João a escrever às sete igrejas na Ásia, cartas essas que estão no livro do Apocalípse.
Igreja, portanto, é uma palavra que pode ser usada com dois sentidos: para se referir ao povo de Deus de todas as épocas e lugares, e também para se referir ao povo de Deus que se reúne em vários locais diferentes. São as igrejas locais como nós aqui, a Apascentai ali, a Jardim do Senhor, lá; Metodista lá, etc.
É a igreja local que faz o papel de corpo de Cristo na terra: adorando, ensinando, servindo, evangelizando...
E para conseguir fazer isso, cada igreja local é dotada de dons espirituais! Dons que são dados pelo Espírito Santo para a igreja cumprir a missão dada pelo seu Senhor, que é Jesus, o Cabeça da igreja. Esses dons estão distribuídos entre nós, membros do corpo de Cristo, a igreja!
Pois bem, falar da igreja como um corpo, esta é uma analogia que a Bíblia usa para mostrar o tipo de relacionamento que Jesus tem com a igreja.
Quer dizer, a igreja é parecida ao corpo humano, tem duas partes: cabeça e corpo! A cabeça, no caso da igreja, é Jesus, e os membros, que são cada crente, estão todos ligados à cabeça.
Cl 1.18 fala a respeito: “Ele [Jesus] é a cabeça do corpo, que é a igreja”. Então, Jesus é a cabeça e nós somos os membros, juntos formamos o corpo!
Agora, muito importante: nós não podemos esquecer quem é quem na igreja! Nenhum de nós é a cabeça, mesmo que sejamos líderes em em alguma instância, nós somos os membros do corpo, mas a cabeça é Jesus. Ele é o Líder principal. Ele é que é digno de ser sempre exaltado.
Agora, por que este conceito da igreja como corpo?
Por que esta analogia?
Em 2Co 5.1, lemos que nosso corpo humano é chamado de “temporária habitação terrena” (NVI). A Bíblia NTLH fala “barraca” mesmo. O nosso corpo é como uma barraca, é uma casa temporária.
A palavra grega é tenda, tabernáculo. No passado, durante a caminhada pelo deserto, o povo montava o tabernáculo (que era o mesmo que tenda, barraca ou cabana), e ali era o lugar onde o povo se encontrava com Deus. Era, por assim dizer, a casa terrena de Deus. A Bíblia diz que a glória do Senhor (a Shekiná) encheu o tabernáculo.
Mas esse tempo passou. Desde o nascimento de Jesus, Deus não mora mais em tenda, em casa feita pela mão dos homens. Com a vinda de Jesus, Jesus mesmo Se tornou o lugar da habitação de Deus. Jesus passou a ser o templo, a casa de Deus.
Aí, Jesus foi crucificado, ressuscitado e levado de volta para a glória com o Pai, no céu. E como a presença dEle se expressa, se manifesta hoje na terra? O lugar da morada de Deus agora continua sendo nos Seus filhos! Era no Filho, agora é nos filhos. Aleluia!
Então, como crentes, nosso corpo não é apenas a casa para a nossa alma, nosso corpo é também o lugar onde Cristo habita. Ef 3.17 fala que Jesus habita o nosso coração pela fé.
Cristo vive em nós. Aleluia! Somos o Seu corpo na terra.
Portanto, como corpo de Cristo, devemos manifestar, mostrar, anunciar, pregar Cristo e, maravilhoso, para conseguirmos isto, cada membro recebeu dons espirituais – os dons são para a edificação do corpo.
Outra coisa importante a considerar, irmãos, é que como corpo de Cristo, como igreja local, existem duas perspectivas: a igreja fica reunida e fica espalhada!
Nessa hora da manhã de domingo e também à noite, a igreja fica reunida para adoração, comunhão, oração, ensino, treinamento, etc.
E de Segunda a Sábado, a igreja está espalhada – nós nos espalhamos individualmente e em pequenos grupos, para manifestar Jesus. Em todos os lugares onde vamos como crentes, Jesus está em nós, então, muito forte isso, Ele pode fazer outra tudo o que fez quando esteva em carne e osso entre os homens!
Jesus está em nós, onde vivemos, onde trabalhamos, onde estudamos e até onde nos divertimos. Jesus está em nós, então, através de nós, Ele pode amar as pessoas, tocar as pessoas, servir às pessoas e trazer as pessoas para perto de Deus.
Tudo que precisamos para conseguir isso, o Espírito Santo nos dá. São os dons espirituais.
Os dons são dados para cada crente em Jesus e são para serem usados na edificação do corpo de Cristo e na busca dos perdidos.
Pr Walter Pacheco da Silveira