top of page

MEU DOM

1 Timoteo 4.14

 

Introdução

Uma curiosidade para você saber: em Teresópolis, onde eu cresci e tenho os meus pais, meus pais moram lá, a cidade de Teresópolis tem um bairro que se chama Meudon. Interessante! O Meudon é um bairro bem populoso! Tem uma linha de ônibus direta para o bairro e nele está escrito “Meudon”.

Por que esse nome para um bairro? Meudon é nome de uma cidadezinha francesa na periferia de Paris. Quando uma família deixou Meudon na França e se mudou para Teresópolis, deram à grande propriedade de terra que haviam adquirido, o nome francês da cidadezinha de onde eram.

Não tem nada a ver com dom espiritual, mas é muito sugestivo, não acha? Meudon!

 

Qual é o seu dom?

Antes de avançarmos neste assunto, vamos fazer a leitura daqueles dois textos do Domingo passado: 1 Timoteo 4.14 e 2 Timóteo 1.6.

“Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério”.

“Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos”.  

Ao ler estes dois textos, notamos a preocupação de Paulo no sentido de que Timóteo, valorizasse o dom que tinha recebido.

Timóteo havia recebido dons de Deus (a palavra está no singular, mas o sentido dela é de um coletivo, de um grupo de dons). Timóteo não podia desprezar o dom; ele devia conservar vivo, manter o fogo aceso, isto é, manter os dons recebidos de Deus em uso.

Certamente, é o que Deus espera de cada um de nós ainda hoje: que valorizemos o dom recebido. Nas palavras do apóstolo Paulo: que não desprezemos o dom.

Mas, a grande questão é: Como saber os dons recebidos? Como você pode fazer para saber que dom recebeu?

Aí, aprendemos o seguinte: que é bom saber, primeiro, o que são os dons espirituais. Se você quer buscar uma coisa que não sabe direito o que é, como você vai achar?

Então, isto é bem básico: para saber qual o seu dom espiritual, é recomendável saber antes o que é um dom.

Uma definição ajuda bastante: Dom espiritual é uma capacidade que o Espírito Santo dá aos filhos de Deus com o propósito de edificar a igreja e fazer novos discípulos.

Vamos ler isto juntos?

A vantagem de buscar uma definição primeiro é que você sabe logo do que se trata: é uma capacidade que o Espírito Santo dá.

Então, não é você quem vai escolher e decidir: “Dons espirituais? Humm, eu quero esse, esse, mais esse, e esse também”. Não é assim feito um bazar aonde você escolhe a mercadoria que quer.

O Espírito Santo é quem dá e, veja como Ele faz isso, em 1Co 12.7-11: “...cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer”.

Como que os dons são dados? São dados, são distribuídos, pelo Espírito Santo, a cada um e, muito importante, conforme Ele quer. Então é o Espírito Santo quem dá o dom conforme Ele quer.

Ótimo. A próxima informação é que é dado aos filhos de Deus! É um grande privilégio!

Homens inteligentes como Albert Eisten, Alberto Santos Dumont, foram gênios... deixaram um legado para a humanidade, mas o que fizeram foi por causa de um talento, que é natural, mas os filhos de Deus são capacitados com dons espirituais, que não são naturais, são sobrenaturais. Não é próprio do homem, é próprio de Deus!

E dom espiritual é assim, talvez a pessoa nem estudo tem, não sabe ler ou escrever direito, mas o Espírito Santo capacita a ela para profetizar com autoridade, libertar os cativos, ensinar as verdades de Deus... é muito tremendo isso!

Sabe, tem havido irmãos liderando célula que não tem curso superior, mas que falam com sabedoria, falam com conhecimento de causa... porque o Espírito Santo capacita.

Você crê que o Espírito Santo capacita os filhos de deus para fazer a obra? Então, parabéns, você vai ser um grande líder de célula. Aleluia!

Os dons espirituais são dados aos filhos de Deus. O não crente, precisa ser crente primeiro, precisa se converter primeiro, para poder ter dons espirituais.

Você, sendo crente em Jesus, preste atenção: você tanto tem talentos naturais como os dons espirituais.

Alguns tem o talento para música, outros para a culinária, outros para o trabalho com madeira, outros para o desenho... os crentes em Jesus, além de talento, tem o dom espiritual. Alguns vão ser profetas, outros vão ser libertadores, outros vão ser mestres, pastores, evangelistas, intercessores... há uma variedade de mais 20 dons espirituais mencionados na Bíblia.

Qual é o seu dom? A definição ajuda muito porque, além destas informações, deixa claro o propósito: os dons espirituais são capacidades que o Espírito Santo dá aos filhos de Deus, com o propósito de edificar a igreja e fazer novos discípulos.

Os dons não são dados para o engrandecimento de ninguém. Não são dados para satisfazer a vaidade de ninguém. O propósito não é esse: os dons são dados para a edificação da igreja e para fazer novos discípulos.

De todos os dons, Deus separou cinco, para serem especialmente envolvidos na edificação da igreja, são os cinco dons ministeriais listados em Ef 4.11-12: “Foi ele quem “deu dons às pessoas”. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo”.

Estes cinco dons ministeriais são dados para o aperfeiçoamento, o treinamento do povo de Deus: os profetas vão ensinar a profetizar, os evangelistas vão ensinar a evangelizar, os pastores a cuidar, os mestres a ensinar. Tem os apóstolos, os apóstolos são líderes de várias igrejas e oferecem conselho e ajuda aos líderes delas.

Então, os dons são dados para esse propósito: edificar a igreja e o aspecto evangelístico: gerar novos discípulos para Deus, porque cada dom espiritual, sendo usado, anuncia o reino de Deu, alcançando os perdidos.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 10/07/2016

 

bottom of page