DEUS USA O TEMPO PARA MOLDAR O NOSSO CARÁTER
Gênesis 12:1-3
Quando Deus falou a Abrão (Gn 12), o que Deus estava prestes a fazer? Ia começar a constituir uma nação. Repare o tempo de Deus. Por que Deus falou a Abrão naquela ocasião? Porque era naquela ocasião que Ele queria começar a constituir uma nação. No momento em que Abrão soube o que Deus queria fazer, ele teve que fazer ajustes na sua vida em relação a Deus. Ele tinha que seguir imediatamente segundo a ordem de Deus.
Quanto tempo passou depois que Deus falou a Abrão para que Isaque, o filho da promessa, nascesse? Vinte e cinco anos! Por que vinte e cinco anos? Porque demorou vinte e cinco anos para Deus fazer um pai que servisse para Isaque. ( Ilustração - Você têm sementes de laranja em suas mãos, que Deus colocou. O que você vê? O que Deus vê? Talvez você vê somente sementes, talvez uma árvore, um fruto; mas Deus vê uma floresta) Deus estava mais preocupado não com Abrão, mas com uma nação. A qualidade do pai afeta a qualidade das gerações seguintes. As gerações seguintes andam conforme o Pai andou. Deus levou algum tempo para fazer Abrão um homem de caráter. Abrão precisou começar ajustar a sua vida de imediato. Ele não podia esperar até Isaque nascer para depois tornar-se o pai que Deus queria que ele fosse.
Abrão passou por várias provas em sua vida, vamos destacar 5 delas nessa momento.
A PRIMEIRA PROVA - Gn 12:1-3
Encontramos aqui 7 elementos da promessa de Deus. O contexto aqui é bem interessante. Abrão tinha 75 anos de idade, sua idade era bem avançada, sua esposa era estéril (não podia ser mãe). Para Abrão receber a bênção de Deus, teria que sair do meio de seus parentes, da sua terra, tinha que deixar tudo e caminhar para uma terra onde Deus ainda não tinha mostrado para Abrão. Abrão não sabia se essa terra seria melhor ou não, se seria sua ou não, nem mesmo a direção foi dada para Abrão.
1. FAREI UMA GRANDE NAÇÃO - Deus promete a Abrão que ele deixando sua família, parentes, a partir de Abrão iria criar uma grande nação - o povo de Deus.
2. ABENÇOAR-TE-EI - Deus promete abençoar Abrão. Isso incluía uma vida longa e saudável.
3. ENGRANDECEREI O TEU NOME - O nome de Abrão é um dos mais honrados da história. Outros nomes serão esquecidos, mas o nome de Abrão não.
4. SÊ UMA BÊNÇÃO - Deus dá uma ordem para Abrão - sê uma bênção para outros, na vida das outras pessoas.
5. QUEM SERÁ ABENÇOADO? - Deus abençoaria aqueles que abençoassem a Abrão e seus descendentes. ( plural)
6. MALDIÇÃO - Alcançaria aqueles que amaldiçoassem a Abrão e a seus descendentes.
7. EM TI SERÃO BENDITAS TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA - Todas as famílias da terra seriam abençoadas por causa da obediência de Abrão.
Essa foi a primeira prova das cinco na vida de Abrão e ele foi aprovado, ele confiou em Deus, ele obedeceu a Deus.
SEGUNDA PROVA - Gen. 12:10-20
Por falta de fé Abrão, foi para o Egito. Deus não tinha sido consultado. Abrão vê a fome e toma uma decisão sozinho de ir para o Egito. Ele foi reprovado por Deus.
TERCEIRA PROVA - Gen. 20
Abrão havia sido acompanhado por Sara, sua esposa, que era uma mulher muito bonita, embora já estivesse com 65 anos. Abrão temeu que Faraó o matasse e tomasse Sara como sua esposa. Fez Sara prometer que não diria que era sua esposa, mas sua irmã. Abrão, não considerou a posição difícil em que estava colocando Sara. Ele estava pensando em si mesmo. Abrão queria estar certo da sua própria segurança, a qualquer preço. Nessa ocasião foi culpado de egoísmo, engano e mentira. Ele teria que dizer com tristeza, que a fé não teve influência na sua decisão. Abrão falhou na terceira prova da sua fé.
QUARTA PROVA - Gen. 16
Por que tardou tanto tempo em cumprir-se a promessa? O cumprimento da promessa não seria pelo esforço humano, mas um milagre. Ao passar 10 anos em Canaã sem ter filhos, Sara procurou ajudar a Deus a fim de que se cumprisse a promessa. Deu à Abrão, Hagar, que significa "Errante" ou "Foge" Hagar teve Ismael (Deus ouviu), que deu origem aos Árabes. O resultado da precipitação de ambos foi: esperar mais 14 anos até Isaque nascer.
QUINTA PROVA - Gen. 22
V. 1 Depois dessas coisas.....
Abraão foi posto a prova ......
A resposta de Abraão dessa vez foi: eis-me aqui.
V. 2 A ordem de Deus
V. 3 A atitude de Abraão / levantou / preparou / e partiu
V. 4 Demorou 3 dias e 3 noites para chegar ao lugar - Quantos pensamentos, quanta vontade de desistir, de não obedecer e voltar para casa.
V.5 Abraão ordenou a seus servos para esperarem, pois sabia que eles poderiam impedir Abraão de sacrificar seu filho a Deus.
V. 6 e 7 Mostra a caminhada deles subindo o monte. De repente o silêncio é quebrado com uma pergunta de Isaque que vai profundo no coração do pai.
V. 8 A resposta de Abraão é resultado de um caráter moldado por Deus, cheio de confiança: Deus está no controle.
V.9 e 10 Revela o quanto Abraão realmente estava pronto para obedecer a Deus, sem duvidar.
V.11 e 12 Revela a providência divina.
V.13 Deus provê para o sacrifício um carneiro
V.15 a 19 Deus ratifica, confirma sua promessa à Abraão.
Deus usa as circunstâncias da vida, a cada dia, para moldar o nosso caráter. É para o nosso próprio bem que Deus leva tempo para nos preparar. Ele pensa nas pessoas que serão alcançadas através de cada um de nós.
José Ednilson Júnior