TORRE DE BABEL, NÃO! EDIFÍCIO PARA DEUS!
Gênesis 11
A Torre dos Homens e A Construção de Deus Gn 11 e AT 2.
Neste dois episódios percebemos como Deus agiu de forma diferente. No primeiro, na Torre de Babel, o Espírito de Deus se manifesta para confundir a linguagem das pessoas para que elas não entendessem uma as outras e assim frustrando o intento dos seus corações, no segundo, No dia de Pentecostes, o Espírito de Deus reverte a confusão das línguas como sinal. Aqui Deus se manifesta para fazer com que seus servos fossem compreendidos pelos vários povos de línguas diferentes. E isto impactou a vida de milhares que viram um grande milagre naquele dia.
Na Torre de Babel o Espírito de Deus dissipou o plano dos homens.
Por quê?
Na Torre de Babel os homens estavam afrontando a Deus. Estavam desobedecendo a ordem de Deus em espalharem-se por toda Terra. A motivação do coração deles era engrandecer as criatura invés do Criador, "façamos o nosso nome grande". Exaltar a Glória do homem, invés da Glória de Deus.
No dia de Pentecostes, havia um grupo reunido que não queria engrandecer seus nomes, não queriam desobedecer a Deus nem construir algo para glória deles. Seu único desejo e motivação eram conhecer a Deus, amá-lo, viver os ensinamentos de Jesus...
Então, o Espírito Santo vem inaugurar não uma torre para glória do homem, mas um edifício para Deus cujo fundamento era o próprio Senhor Jesus. Uma construção não de tijolos amassados pelo homem, mas de pedras vivam cortadas e lapidadas pelo próprio Deus.
Não somos frutos da Torre de Babel que representa a sabedoria do homem.
Somos resultado da Obra de Cristo na Cruz e do mover do Espírito Santo.
Somos o povo que quer exaltar o Criador, quer agrada-lo, quer ama-lo. Que não quer confiar em si mesmos, mas no poder de Deus para fazer o impossível.
Não somos "tijolos amassados pelos homens", mas "pedras viva" lapidadas para edifício de Deus: a Igreja.
Toda Torre de Babel está fadada a ser frustrada.
Quantos estão no mesmo erro. Crêem que estão construindo uma vida boa, guardando dinheiro, alicerçando seus projetos humanos... Porém, nenhum projeto meramente humano que não vise exaltar a Deus está destinado a ser nada! A não valer nada! Tudo o que desejamos construir deve ter como objetivo final glorificar a Deus!
Este namoro está dando glória a Deus? Este novo negócio está sendo motivado para ser mais um instrumento para honra de Deus? Esta faculdade irá de alguma forma reverter em louvores ao Senhor?
Estou ganhando almas com isto? Estou tendo o desejo ardente de investir mais no Reino com este dinheiro?
Estas perguntas precisam ser feitas porque o Senhor está olhando, além dos nossos projetos, as motivações interiores que estão nos levando a idealiza-los ou realiza-los.
Porque acima de tudo Deus visa que nosso maior projeto é nos tornarmos uma morada para Ele.
O Espírito Santo quer edificar em nós uma morada para Deus.
Você quer ser um Templo para Deus?
Torre de Abel, não! Edifício para Deus!
Tijolo de homens, não! Pedras vivas para o Senhor!
Você quer ser um edifício para Glória de Deus?
Como é a morada que Deus está edificando:
1.. Quem é que poder ser edificado Templo do Espírito?
Quem for adorador apaixonado por Jesus.
Preciso dedicar minha vida a ser um adorador apaixonado por Jesus.
Por quê? Porque se nos tornarmos apenas religiosos podemos conhecer as doutrinas e não vivermos uma vida abundante. Podemos achar que estamos construindo algo para Deus e na verdade ser Torre de Babel aos Seus olhos! Podemos participar dos cultos e não trazer transformação nenhuma de vida.
Quando Jesus aproximou de Marta, Lazaro havia morrido, Jesus disse-lhe "eu irei ressuscita-lo", Marta apresentou uma doutrina, "eu sei que no último dia meu irmão ressuscitará". Jesus redireciona sua fé dizendo, "Eu sou a ressurreição".
Não adiante ter todas as doutrinas em perfeita ordem e não ter vida nem poder.
Quando Marta questionou que se Jesus estivesse lá seu irmão não teria morrido ela teve em resposta um bom ensinamento sobre ressurreição. Quando Maria fez a mesma pergunta, Jesus "agitou-se em seu espírito" e ressuscitou a Lázaro.
Marta obteve um bom ensinamento sobre ressurreição.
Maria obteve uma ressurreição!!!
Por quê?
Foi por causa do relacionamento que Maria tinha com Jesus que o agitou em seu espírito!!!
Mesmo Maria estando errada em seu entendimento tanto quanto Marta ela pôde mover o íntimo do próprio Deus e faze-lo chorar!
Porque Maria escolhera a "melhor parte". Ficava aos pés de Jesus. Esta pessoa que se derrama aos pés do Senhor e tem Nele seu maior amor, satisfação que pode declarar, "Jesus tu és todas minhas fontes, quero ser inteiro para ti, quero beijar seus pés, quero olhar em Seus olhos e mostrar meu amor...".
O adorador é a morada que Deus procura! Esta vida Deus quer edificar cada dia mais!
Adorar em santidade, em atitudes em vida no dia-a-dia.
É o Espírito Santo que quer nos conduzir a esta vida íntima com Deus.
1.. Qual o resultado de ser um adorador apaixonado?
Uma vida de poder que impacta o mundo
A festa de Pentecostes era conhecida como a festa da Colheita ou das semanas, quando todos traziam suas primícias e consagravam a Deus em sinal de dependência do Senhor.
O Espírito Santo vêm para dar a colheita do "grão de trigo que caiu ao chão e morreu": Jesus!
A morte de Jesus e sua ressurreição dão início a uma nova geração de pessoas, que morreram para si, para o mundo, para o pecado e renasceram para Deus! Cheias do Espírito de Deus.
Se igualmente queremos ter colheitas em nossas vidas, termos o resultado do nosso trabalho, devemos faze-lo debaixo do amor, fé e obediência a Deus, pois somente com Seu soprar é que poderemos de fato ter êxito.
E em nossa vida iremos impactar o mundo!
Aquele grupo de Pentecostes não apenas se reuniam aos fins de semana - eles viviam a Jesus todos os dias.
Eles enfrentavam o diabo e as perseguições.
Oravam pedindo ousadia para pregar e não "uma vida sem problemas".
Sabiam que tinham uma responsabilidade, uma ordem, uma missão.
Havia cura, testemunho, amor, compromisso...
Viviam o amor, serviço, adoração, ganhavam almas, cuidavam uns dos outros...
Conclusão:
A Torre de Babel foi destruída, pois não glorifica o Criador e sim pretendia exaltar a criatura. Mas a construção que Deus está edificando cujas pedras são a mim e a você e o fundamento é Jesus, nunca será abalada. A Igreja, nós, como Templo de Deus na Terra, pessoas que antes eram quebradas e que foram restauradas estão recebendo a Glória da presença do Espírito Santo e iremos juntos mostrar ao mundo que Jesus é o Filho de Deus e nós a Sua amada Noiva.
Quer fazer parte desta construção?
Pr. Alex Sandro