FAMÍLIAS QUE PREVALECEM
Gênesis 6
Os capítulos 6 a 9 de Gênesis narram o dilúvio que se abateu sobre a terra causando a destruição de todos os seres vivos (7.21). A causa para a catástrofe foi a maldade, a violência e o pecado que se tornaram generalizados (6.12). A decisão de Deus foi acabar com tudo e começar de novo (6.17). A história bíblica mostra que apenas uma família sobreviveu àquela tragédia, a família de Noé e com ela Deus recomeça tudo de novo. Noé e a sua família prevaleceram, não foram destruídos pelo dilúvio.
Há milhares de famílias sendo destruídas nos dias atuais. A crise nos relacionamentos familiares é sem precedentes e ela pode ser vista na banalização do casamento, no crescente número de divórcios, na erosão dos princípios éticos, morais e espirituais, na omissão e falta de autoridade dos pais em relação aos seus filhos. Esse dilúvio está destruindo as famílias em nossos dias.
Que famílias vão prevalecer a essa crise? O que aprendemos na Bíblia com Noé e sua família? Alisto abaixo três princípios que você precisa observar para que a sua família não seja destruída.
1. FAMÍLIAS QUE PREVALECEM RESISTEM ÀS INFLUÊNCIAS NEGATIVAS
Ao mesmo tempo em que o texto bíblico descreve o quadro de maldade, violência e pecado que havia contaminado todas as pessoas (6. 12), destaca Noé e sua família como exceção. Noé era aprovado por Deus no que fazia (6.8), era direito e obediente (6.9), único que fazia o que era certo (7.1). Ali estava uma ilha de virtudes num oceano de maldade. Aquela família não foi contaminada, influenciada pela pressão da sociedade do seu tempo, preservou sua integridade. Há uma torrente de influências negativas vindas de todos os lados que tentam corromper a família dos nossos dias. É preciso resistir e não ceder a essas influências negativas.
2. FAMÍLIAS QUE PREVALECEM INVESTEM NA SUA PRESERVAÇÃO
Quando Deus disse que havia chegado o limite (6.13) e que todo ser vivo iria perecer com o dilúvio (6.7, 17), Ele ordenou que Noé construísse uma barca para preservar a sua família (6.14). Aquele homem creu na Palavra de Deus e não somente construiu o navio, como também pregou para que outros fizessem o mesmo (2Pe 2.5). Em nenhum momento, Noé questionou. Ele investiu tempo e dinheiro. Nenhum outro marido ou pai fez isso, mas ele se preocupou e investiu pesado na preservação da sua família. O quanto você tem investido em amor, atenção, tempo, oração e recursos para preservar sua família?
3. FAMÍLIAS QUE PREVALECEM CULTIVAM O RELACIONAMENTO COM DEUS
O segredo da vida de Noé é que "entre os homens do seu tempo, ele vivia em comunhão com Deus" (6.1 O). Era uma pessoa diferente porque tinha um relacionamento com Deus. A fé de Noé impactou sua família, ele não teve dificuldades para levar a esposa, filhos e noras para a arca, como teve Ló para tirar a família de Sodoma e Gomorra (19.12-18). Noé tinha autoridade espiritual como líder de seu lar, porque cultivava um relacionamento com o Senhor. Esse princípio pode fazer toda a diferença também na sua família.
Deus quer que a sua família prevaleça, mas isso depende também de você.
Joarês Mendes de Freitas