ANDAR COM DEUS COMO UM HOMEM DO PACTO
Gênesis 5:22, 24 e 6:9
"Andar Com Deus Como um Homem do Pacto" é uma expressão abrangente e prática que, vista na perspectiva da Teologia Bíblica, oferece importantes lições para o povo de Deus em todas épocas, lugares e áreas de relacionamento. Nela, há quatro elementos importantes que devem ser destacados: Deus, o criador de todas as coisas existentes e o provedor de todas as necessidades de Suas criaturas; o homem, o vice-gerente de Deus na terra; o pacto, um vínculo de amor e vida visto no relacionamento de Deus com a obra de Suas mãos; e o privilégio do homem, "andar com Deus".
A expressão "andar com Deus" é tomada de Gênesis 5:22, 24 e 6:9. No primeiro caso, como uma referência à vida de Enoque, dando a idéia de um relacionamento tão agradável com Deus que o Criador tomou Enoque para Si; no segundo caso, o termo é aplicado a Noé, e o seu registro é acompanhado por uma breve lista das características pessoais de sua vida: "Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus". Com base nisso, e no estudo lingüístico da expressão, vemos que a idéia expressa por "andar com Deus" é: "de acordo com a vontade de Deus". Assim, "Andando com Deus Como um Homem do Pacto" significa "andando de acordo com a vontade de Deus, conforme se encontra revelada no pacto". Como se pode ver, isso mostra a importância do estudo da doutrina do Pacto.
Por sua vez, compreenderemos melhor este vínculo de amor e vida no relacionamento de Deus com as obras de Suas mãos, a que chamamos Pacto da Criação[1], considerando-o em suas áreas distintas: a) o mandato espiritual, relacionamento do homem com o Criador; b) o mandato social, relacionamento do homem com sua esposa e filhos; e c) o mandato cultural, relacionamento do homem com o cosmos.
Nosso fiel relacionamento com Deus é demonstrado em nossa resposta de obediência à vontade do Criador; e isso produz, no caso dos mandatos social e cultural, pela graça comum de Deus, bênçãos para os que obedecem; e, no caso do mandato espiritual, que só pode ser obedecido com o auxílio da graça especial, a salvação. Por outro lado, a desobediência à vontade de Deus traz a maldição e a condenação em todas as áreas. Nesse sentido, a Bíblia é vista como um manual para o ser humano viver bem no seu relacionamento com o Criador, com sua família e com o cosmos.
As aplicações decorrentes do conceito de "andar com Deus" e da idéia de "pacto" podem ser vistas nos seguintes aspectos:
a) Se a fiel obediência aos princípios do pacto produz o bem estar dos homens; assim como a desobediência produz a maldição, a verdadeira sabedoria consiste no temor de Deus.
b) A definição de "andar com Deus" como sendo um modo de vida abrange todos relacionamentos do ser humano e todo o tempo de sua vida. Logo, a verdadeira religião passa a englobar todos os aspectos de sua vida, vinculando-os ao pacto.
c) A comparação entre "andar com Deus" e a "plenitude do Espírito Santo" mostra que estes são termos que se completam. "Andar com Deus"; observando com fidelidade o bom relacionamento com a família, com as obras das mãos de Deus e com o Criador; é o meio pelo qual adquirimos a plenitude do Espírito.
d) A consciência de que Deus nos criou e nos deu a posição de vice-gerentes na terra deve levar o povo de Deus a, mais que qualquer outro grupo, cuidar das obras das Suas mãos, cuidar da natureza e do meio-ambiente.
Como se pode ver, o conceito de "andar com Deus como um homem do pacto" abrange todas as áreas de relacionamento da nossa vida e deve ser observado em todo o tempo. Assim, ser crente não significa apenas ir à Igreja aos domingos, significa andar com Deus em todo o tempo e em todos os Seus caminhos. Isso tem que ver com o relacionamento com a esposa, com a educação dos filhos, com o trabalho do dia-a-dia, com o estudo e desenvolvimento pessoal para ser útil no reino, com o cuidado com os animais, com o cuidado com o meio-ambiente e com todas as obras das mãos de Deus. Além disso, e como ponto de maior importância, "andar com Deus segundo o pacto" significa ter um relacionamento fiel e amoroso com o Senhor do pacto.
Sebastião M. Arruda
[1]Entendendo que o pacto foi dado em forma embrionário por ocasião da criação, partindo de uma abordagem mais exegética e compatível com o ensino bíblico geral, e com base em estudiosos reformados da atualidade, damos preferência ao termo "pacto da criação" a "pacto das obras".