CADA CRENTE UM LÍDER
Gênesis 1.26-28
O propósito da criação do homem foi para que ele tivesse domínio sobre a terra, para governar neste ambiente. O homem foi criado para ser líder.
Uma vez que Deus criou o homem para liderar Ele também deu ao homem a capacidade e as habilidades necessárias para isso. Creio firmemente que a liderança é um habilidade inata em todos os homens.
Precisamos, portanto, mudar o conceito de que nem todos podem liderar. Todos ser humano foi criado para ser líder. Foi isto que o Senhor disse a Adão. Ele esperava que Adão exercesse domínio sobre todas as coisas. Dominar é sinônimo de liderar. A palavra domínio significa autoridade, controle, governo, poder e senhorio.
Essa ordem para dominar refere-se especificamente ao domínio sobre a natureza e não sobre outros seres humanos. A ordem para dominar foi dada a toda a espécie humana, por isso põe todos os seres humanos na posição de liderança.
Isto significa que podemos ter uma igreja de líderes.
MUDANÇA DE MENTALIDADE
Você nasceu para liderar, mas ainda precisa tornar-se um líder. O espírito de liderança foi colocado dentro de todo homem, pois fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Mas esse potencial deve ser despertado.
Precisamos então mudar a nossa mentalidade. O verdadeiro espírito de liderança é questão de mentalidade e não de técnicas ou métodos.
Isto me faz lembrar da história dos lobos criados com cães. Um lobo criado como cão pode até parecer um animal doméstico, mas sempre terá dentro de si um clamor pela selva. Tendo sido criado para governar, liderar o homem sempre terá esse clamor dentro de si.
O que leva alguns lobos a viverem como cães? O conforto, a comodidade de receber tudo na mão e não ter de caçar; a segurança de ter alimento todos os dias, em outras palavras, o receio da pressão. O problema do lobo que vive como cão é que ele não está sendo o que foi criado para ser.
FALSOS CONCEITOS SOBRE LIDERANÇA
Os mitos sobre liderança afetam a nossa mentalidade e bloqueiam o espírito de liderança que há em nós. Vejamos alguns mitos que impedem a liderança:
O mito de que líderes nascem com um tipo de dom, não são feitos.
O mito de que a liderança é vontade de Deus apenas para alguns.
O mito de que o líder é aquele com personalidade carismática.
O mito de que o líder é aquele mais autoritário ou poderoso.
O mito de que a liderança é resultado de um treinamento especial.
A liderança, como Deus planejou, é algo que fluirá espontaneamente caso entremos com ousadia dentro dos princípios da Palavra de Deus.
O próximo passo agora é mencionar quatro fundamentos que nos levam à posição de liderança:
A Imagem gera o Domínio
O domínio em Gênesis 1 está intimamente associado à imagem. Na verdade não podemos separar domínio de imagem. Tudo é determinado por aquilo com que você se parece. Se com escorpião, serpente, cordeiro ou filho de Deus.
Você se lembra que em Apocalipse 4:3 se diz que a aparência de Deus é como pedra de Jaspe? Por fim a Nova Jerusalém será construída de Jaspe.
“... aquele que estava assentado era, na aparência, semelhante a uma pedra de jaspe...” Ap 4.3
“... tendo a glória de Deus; e o seu brilho era semelhante a uma pedra preciosíssima, como se fosse jaspe…” Ap 21.11. “... O muro era construído de jaspe...”. Ap 21.18
A imagem é a expressão. Quanto mais expressamos mais exercemos domínio e liderança. A imagem é a expressão do autor e somente o autor nos autoriza a exercermos autoridade de líderes. A obra do Espírito hoje é nos transformar para O expressarmos. Esta palavra “transformação” ocorre três vezes na Bíblia: Em Rm 12.2, II Cor 3.18 e Mt. 17.
Em Mateus 16.28 Jesus disse que alguns veriam a manifestação do reino (domínio). E qual foi a manifestação do reio (domínio)? A transfiguração.
Somente quando somos transformados ou transfigurados é que expressamos a autoridade do reino genuinamente.
O Sacerdócio introduz a Realeza
Imagem nos fala de sacerdócio e domínio nos fala de realeza. O Novo Testamento nos mostra qu Deus nos fez reis e sacerdotes.
O sacerdócio introduz a realeza.
O Velho Testamento havia dois ministérios básicos. O sacerdócio e a realeza.
A principal função do sacerdote era levar pessoas a Deus. A realeza por outro lado tem a função de representar Deus diante dos homens.
O principal ministério foi o sacerdócio. O sacerdócio introduz a realeza, assim como Samuel o sacerdote constituiu a Davi como rei. O sacerdote João Batista da tribo de Levi introduz o rei Jesus da tribo de Judá. Se formos genuínos sacerdotes seremos introduzidos na realeza.
Primeiro somos sacerdotes levando as pessoas até Deus e então nos tornamos reis manifestando a autoridade do reino sobre a terra. O rei era um líder.
O Senhor é chamado de Rei dos reis e não rei dos escravos.
Em Êxodo 19 lemos que a intenção de Deus era fazer de toda a nação um povo de sacerdotes, mas eles não responderam neste nível. O povo não entrou no sacerdócio e por isso não provaram da realeza.
Hoje somos feitos uma nação de sacerdotes. Se somos uma nação de sacerdotes podemos vir a ser também uma nação de reis, ou seja, de líderes.
O Domínio pelo Serviço
Mt 20.20-28
No texto o Senhor não repreendeu os discípulos por desejarem dominar como fazem os reis dos povos. Ele até disse: “Se alguém desejar ser grande...”. Isto nos mostra que o desejo de domínio existe em nós porque fomos criados para isso.
Todavia o Senhor mostrou a forma como podemos dominar: pelo serviço. Isto não significa que teremos de fazer tarefas onde não enxergamos propósito nenhum. Ele mesmo se colocou como exemplo de alguém que estava servindo. E como o Senhor estava servindo? Cumprindo o propósito de Deus para ele.
Ele veio para dar a sua vida em resgate por muitos. Ao fazer isso ele estava servindo e exercendo domínio. Portanto o verdadeiro espírito da liderança é servir aos outros através do cumprimento do propósito para o que fomos chamados. Todo verdadeiro líder é apenas um servo glorificado. O caminho para a liderança é o desempenho do serviço.
O Poder para Dominar
Para que Adão pudesse dominar ele precisava da imagem. Contudo um segundo elemento tornou-se necessário para que ele dominasse. Adão precisava comer da Árvore da Vida. Somente depois de comer da árvore ele estaria definitivamente habilitado para dominar como deus sobre a terra. Só há um Deus, mas Adão O representava na terra.
Comer da Árvore da Vida nada mais é que receber a vida e a energia de Deus dentro de si. Veja o exemplo de um computador quando falta a energia. Tanto potencial, tanta informação e utilidade perdida porque não há energia para tornar tudo isso acessível. A última promessa do Senhor aos discípulos não foi o céu, mas poder. (At. 1.8).
Esse poder é uma capacitação para impactar, mudar e controlar as circunstâncias.
Compartilhe
Você se considera um líder? Você exerce liderança onde está?
O que falta para você ser um líder na casa de Deus? O que você tem feito para isso?