OS CUIDADOS PARA COM O NOSSO CORPO
Gênesis 2.24
A Bíblia, em Genesis 2:24 nos diz que no casamento, o casal se torna uma só carne, ou seja um só corpo. Se temos que cuidar dos nossos corpos físicos, também que cuidar também do nosso corpo, chamado família.
Série: Minha Família + Feliz
Tema: Os Cuidados para a preservação do corpo (Família)
Texto: Gênesis 2:24
Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
INTRODUÇÃO:
Todas as vezes que abrimos um jornal ou revista, ou mesmo assistindo às propagandas na televisão, nos deparamos com o apelo da atualidade: você precisa cuidar do seu corpo, ou da beleza do seu corpo. Este apelo por cuidados corporais que melhorem a aparência é tão grande, que já há um programa de televisão que se intitula: “10 anos mais jovem”, e que tem como missão exatamente cuidar da aparência física dos seus clientes.
Os cuidados com o corpo, esquecendo-nos da aparência, mas sim da sua saúde, são algo de extremo benefício. Alimentação correta, exercícios físicos regulares, ainda que você não queira ser um atleta, mas apenas para manter a circulação sanguinea, entre outras coisas, são úteis. Pois a experiência já nos afirma que é “melhor prevenir do que remediar”.
A Bíblia, em Genesis 2:24 nos diz que no casamento, o casal se torna uma só carne, ou seja um só corpo. Se temos que cuidar dos nossos corpos físicos, também que cuidar também do nosso corpo, chamado família.
É sobre esse corpo que quero falar hoje. Há algumas áreas que devemos cuidar e passo a pensar com os irmãos sobre elas, então vejamos:
1) Cuidado com o que você vê.
Uma das partes do corpo que merecem cuidado são os olhos. O que você vê pode trazer bênçãos ou prejuízos para sua vida familiar. É preciso cuidar e bem dos nossos olhos familiares.
O maior perigo é olhar algo que não agrada o coração de Deus. Alguém já afirmou que tudo que vemos vai direto para a alma. Em Provérbios 4:25 lemos assim: “Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado”. Uma análise do que temos olhado neste mundo pode nos ajudar a saber se depois de olharmos, sairemos de cabeça erguida ou envergonhados.
O Senhor deseja que nossos olhos estejam, antes de tudo em sua Palavra. Em Deuteronômio 6:8, lemos assim: “Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não as esquecerem”. Focalize seus olhos na Palavra e não em coisas que podem trazer prejuízo para sua vida. Quantos estão olhando mais a televisão do que a Bíblia? Quantos olhando coisas que podem conduzi-lo ao pecado, ao invés de olhar o que pode salvar sua vida e a vida de toda sua família!
O que você vê pode ou não afetar a vida da sua família. Você deseja uma família mais feliz? Olhe as coisas que Deus aprova.
A Bíblia diz que basta apenas olhar uma mulher com intenção impura no coração para já haver cometido adultério com ela. A mesma coisa vale para as mulheres. O que olhamos pode trazer bênção ou pode nos fazer pecar. O que é que você está olhando? Desvie seus olhos do mal, assim você evitará a tentação. Olhe para Jesus, autor e consumador da fé! Hb 12:2a.
2) Cuidado com o que você fala.
Outra parte do corpo de igual importância e merecedora de cuidado é a boca. Para termos um casamento mais feliz é preciso que a gente aprenda a controlar a boca, o que se fala. A Bíblia afirma em Mateus 12:34 “Ninhada de cobras venenosas! Como é que vocês podem dizer coisas boas se são maus? Pois a boca fala do que o coração está cheio”.
Textos bíblicos como Efésios 4:29; “ Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem”. Em 5:4 lemos também: “Não usem palavras indecentes, nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês. Pelo contrário, digam palavras de gratidão a Deus”.
Queridos, sinto tristeza e vergonha com o linguajar de algumas pessoas membros de igreja. Como eles falam coisas indecentes, coisas imorais. Infelizmente, às vezes querem trazer as mesmas práticas mundanas e o linguajar mundano para o dia-a-dia da igreja. É preciso corrigir estas coisas.
Além da linguagem suja, mundana, há também a linguagem ofensiva. O modo de falar que trás dor e destruição. Tiago em sua carta universal, afirma que “isto o que acontece com a língua: mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas. Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama!”
Quantos problemas familiares seriam evitados se nos dispuséssemos a conversar e dizer palavras corretas, ao invés de ofendermos nossos cônjuges com críticas desnecessárias e que não trazem edificação?
Pense nisto. Não destrua sua família com o modo como você fala, nem com o conteúdo do que você fala! Faça uma opção por abençoar sua casa com suas palavras. Na hora de falar, ore antes com o profeta no Salmo 141:3 “Ó SENHOR, controla a minha boca e não me deixes falar o que não devo!”
3) Cuidado com o que você ouve.
Uma vez que a boca fala daquilo que está cheio o coração. Podemos pensar que, para que o coração esteja cheio ele precisa ser cheio. As coisas que ouvimos são as coisas com as quais enchemos nosso coração. O que você está ouvindo? Há coisas que ouvimos que podem abençoar nossa vida e nossa família, mas há coisas que ouvimos que só trazem destruição. Nós não fomos chamados para ouvir coisas desagradáveis a Deus, mas sim para darmos ouvido ao Espírito Santo de Deus que em nós habita. Se nossos ouvidos e corações estiverem sensíveis ao Espírito Santo, evitamos cometer muitos erros. Quer melhorar o que você fala, melhore o que você ouve. A Bíblia ensina que a fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus (Romanos 10:17).
Quanto mais você ouve das coisas espirituais, edificantes, coisas que podem abençoar sua vida, menos coisas ruins você terá para falar.
Um bom conselho é não dar ouvidos a conversas que podem comprometer seus sentimentos em relação à sua família. Cuidado até mesmo com os conselhos que lhe dão a respeito da sua família. Muitos, por darem ouvidos às pessoas que não deviam, tomaram atitudes erradas em suas famílias e causaram muito sofrimento desnecessário, desgastando seus casamentos e sua paz familiar. Na família devemos aprender a dizer e a ouvir do quanto somos amados e importantes.
Também cuidado com o tipo de música você ouve. Música tem um potencial enorme para ditar as regras de nosso comportamento. Selecione com carinho o que você ouve. Um pensamento errado, uma doutrina errada, ainda que vinda de um hino ou cântico com bela melodia, pode nos conduzir ao erro.
O que você anda ouvindo tem abençoado sua vida e sua família? Se não, descarte! Ouça apenas o que for bom para abençoar sua vida e família.
4) Cuidado com o lugar em que você anda.
Por último, é importante saber por onde você está andando. Como família, nossos pés devem estar colocados na casa do Senhor. Devemos buscar caminhar nos lugares onde Deus nos mandou caminhar. E o nosso único Caminho é Jesus.
É preciso cuidar para que não andemos por caminhos tortuosos. Indo em lugares que comprometem nossa fé, nossa integridade física e moral.
A Bíblia ensina um bom que o livramento do caminho errado é possível se colocarmos nossos olhos no Senhor, nas coisas de Deus. Em Salmos 25:15 lemos que: “Os meus olhos se elevam continuamente ao SENHOR, pois ele me tirará os pés do laço”.
Deus deseja o sucesso e a felicidade de sua família, pois foi Ele mesmo que a planejou para você. Mas um dica importante é cuidar de onde você e sua família estão andando. Se nos caminhos do Senhor, bênçãos lhe serão garantidas. Se não, volte-se para Deus enquanto ainda é tempo. Em Isaías 30:21 lemos: “Se vocês se desviarem do caminho, indo para a direita ou para a esquerda, ouvirão a voz dele atrás de vocês, dizendo: "O caminho certo é este; andem nele."
Ouça a voz de Deus e endireite o seu caminho. Guarda o teu pé para que não aconteça de tropeçar em uma vida de pecados. Pelo contrário. Usa teu pé para conduzi-lo por caminhos abençoadores e para a pregação do Evangelho. A Bíblia garante em Romanos 10:15 “E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas!”
Tenha pés formosos. Seja um anunciador de coisas boas!
CONCLUSÃO:
Cuido do seu corpo chamado casamento e família. Você deve olhar para Cristo e não para as coisas que lhe conduzem ao pecado. Deve falar das coisas espirituais e edificantes, cuidando para que seu corpo familiar seja abençoado com suas palavras. Deve optar por ouvir as coisas espirituais e não as que te trazem sofrimento. E deve, cuidar para andar nos caminhos que Deus traçou para você, evitando o caminho do pecado e da destruição.
Que Deus lhe ajude a cuidar do seu corpo-familiar, e que você seja uma bênção sempre, e ricamente abençoado por Ele.
Joaquim José da Costa Dias