top of page

A MULHER DO LAR E O PROPÓSITO DE DEUS
Gênesis 2:18

 

1. “Ajudadora” 
O Hebraico desta palavra significa auxiliar, socorrer ou ajudar; ajudante.
Esta palavra já vem de uma outra raiz que significa cercar, rodear, envolver proteger, defender; ajudar. Esta ocorrência em Gênesis 2:18 da palavra “ajudadora” é a primeira vez que ela está usada na Bíblia e é traduzida ajuda também em muitos versículos na Bíblia. 
“Ajudar” é o princípio básico para a mulher existir. É a primeira causa de ser criada. O homem é o primeiro formado, a cabeça, o líder e o exemplo do lar. A mulher foi criada para ajudá-lo a preencher todas estas posições e ajudá-lo nestas tarefas. É para ela fazer esta “ajuda” sem usurpar as posições dele e com respeito à posição que Deus o deu no lar. 

2. “Idônea” 
Esta palavra “idônea”, em conexão com a palavra ‘ajudadora’ é usada só estas duas vezes no Hebraico (v. 18, 20). A palavra é usada para complementar e enfatizar o tipo de ajuda que Deus pretende que a mulher seja para o homem. 

A palavra significa a mesma de “ajudadora” por isso não é sempre traduzida para português por varias editoras como uma outra palavra separada. 

O dicionário Aurélio define a palavra ‘idônea’ como próprio para alguma coisa; conveniente, adequado. Que tem condições para desempenhar certos cargos ou realizar certas obras. 
A mulher física, emocional, espiritual e mentalmente tem inteiramente todos os ingredientes que ela precisa para ser esse auxílio adequado para o homem.

· O homem não precisa de uma esposa sem opinião, pois ele tem animais de estimação para isso. Ele precisa de conselhos sábios a considerar em decisões. · O homem não precisa casar-se com um objeto sem sentimentos pois ele já tem bens materiais. Ele precisa de uma pessoa sensível com as suas próprias necessidades para respeitar e com a qual ele possa amadurecer. ·
Ele não precisa de uma cabeça, pois Deus é a cabeça de todo o homem (I Cor 11:3). Ele precisa de alguém com intenções amáveis e construtivas que o encoraje e estimule a ser tudo que Deus o criou para ser.
O mundo animal que Deus criou nos mostra o equilíbrio necessário para ter uma parte do par no lar capacitado diferentemente um do outro. Os machos, geralmente, têm a coloração mais brilhante que a das fêmeas. Isso não é porque os machos são mais importantes, mas porque são as fêmeas que ficam nos ninhos, covas e os refúgios para cuidarem dos filhotes. Elas são uma ajuda para o lar sendo de uma coloração que assiste na camuflagem do ninho.
São elas que treinam os filhotes a caçarem, se protegerem, etc. Muitos dos machos são coloridos para atrair atenção fora do ninho nas horas de perigo. 
São eles que trazem alimentação para o ninho. É claro que todas as espécies não funcionam iguais, mas podemos observar todas e aprender lições importantes para o nosso próprio lar e o lugar que a mulher tem para ajudar no lar. 

3. “Para ele” 
A primeira responsabilidade da mulher é “para ele”. Ela foi criada “para ele” e é ‘para ele” que ela deve viver. 
As responsabilidades da mulher do lar para com o homem do lar 
· sujeitar-se a ele - Ef. 5:22,24; Cl. 3:18; Tt. 2:5; I Pe. 3:1,5
· o reverenciar – Ef. 5:33
· o amar – Tt. 2:4
Sem dúvida, todas as mulheres devem ter seus próprios ideais sobre o que é ser um esposa e mãe perfeita. Todavia, estes ideais devem ser temperados com que o seu marido pensa do assunto. Ela tem a posição de esposa e mãe não para cumprir só o que ela entenda do assunto, mas também para cumprir o que ele pense que uma mulher e mãe devam ser.

Calvin Gardner - Kadoshi Mensagens Bíblicas

bottom of page