top of page

A SUA VISÃO FARÁ DIFERENÇA NO FUTURO?
Gênesis 1.28

 

A visão não é modelo de igreja (células), o ministério com crianças ou um chamado pessoal. O que significa fazer diferença? Fazer a diferença fala-nos do tipo de descendência que nós teremos (Gn 1.28).

 

No Éden, Deus deu ao homem uma visão, um propósito (Gn 1.27,28). Ele deu liderança — constituiu Adão como líder dessa missão (Gn 2.15-18) — e autoridade para cumprir essa Visão (Gn 1.26). O Senhor fez o homem fecundo, capaz de produzir e reproduzir.

 

Contudo, a qualidade dessa reprodução dependia de uma escolha pessoal. O que faz diferença não é apenas o que Deus coloca em nossas mãos, mas a nossa resposta, o que fazemos com isso.

 

O TESTE DA VISÃO

Homem e mulher tinham uma visão muito ampla da criação. Adão creu, recebeu, mas não enxergou o mais importante: a Árvore da Vida. É preciso discernir a visão, o propósito de Deus, e não apenas falar a respeito dela.

 

1. A visão de Deus é para os dois: homem e mulher

Isso não significa que os dois devam trabalhar na igreja, mas é necessário que os dois tenham o mesmo encargo. Os dois devem ser fecundos. Contudo, o marido discerne e inclui a esposa, mas a esposa discerne e se inclui no chamado do marido.

 

a. Eva foi criada por causa davisão

Antes de ser criada para o homem, Eva foi criada por causa da visão (Gn 1.27,28). Deus uniu o casamento com a visão. Ser fecundos significava deleite e multiplicação. Contudo, o homem separou o casamento da visão, perdendo seu propósito inicial.

 

b. Os dois devem escolher cumprir a visão de Deus

Uma atitude errada é quando um dos cônjuges se omite, receoso de atrapalhar, acreditando que ao manter-se alheio, não prejudique seu cônjuge. Mas cuidado! Eva não ajudou, mas atrapalhou. Os dois tinham que comer da Árvore da Vida. Os dois deveriam ter um relacionamento pessoal com Deus.     Devem se unir os ingredientes certos. Visão com paixão gera unidade. Quando encontramos o propósito, encontramos a paixão. Aquilo que incendeia a alma de uma pessoa, levando a perseguir seus sonhos e a influenciar outros, se chama paixão! Adão deveria influenciar sua mulher com essa paixão. Por isso, compartilhe seus sonhos, e não os problemas. Essa é a melhor forma de motivar alguém a sonhar com você.

 

O TESTE DA LIDERANÇA

Deus estabeleceu o homem como líder. Podemos afirmar isso discernindo a liderança do marido.

 

1. A liderança foi dada a Adão

A visão foi dada para ambos, mas a liderança foi dada a Adão. Eva foi criada para ser uma auxiliadora. Liderar é dirigir. Adão deveria dar direção à mulher. Auxiliar é ajudar. Eva deveria ajudar no cumprimento da visão.

 

2. A liderança de Adão e a mulher

O teste da liderança de Adão está associado com a mulher. Pois, liderar não é dar ordens, mas inspirar pessoas; no caso de Adão, Eva. A liderança do marido é para conduzir a esposa ao propósito de Deus. Adão deveria conduzir sua esposa à Árvore da Vida, e não ser conduzido por ela à Árvore do Conhecimento.

A liderança do marido é para tornar a sua auxiliadora idônea. O esposo deve liderar o processo de capacitar a esposa para ser sua auxiliadora. Você pode fazer isso, mudando suas expectativas e atitudes em relação a ela.

 

3. O poder de decisão do marido (leia Nm 30.1-8)

Deus respeita a decisão do marido. Mas, ele colherá o resultado da sua decisão: ser abençoado ou prestar contas a Deus. Vejamos algumas conseqüências de quando o homem não lidera.

 

a. A mulher faz escolhas independentes

Eva escolheu a Árvore do Conhecimento porque estava sem liderança. Na igreja, a esposa pode discernir tudo isso, mas não cabe a ela decidir. No ministério, o que a esposa do pastor faz é definido a partir do “discernimento de uma Palavra de Deus”. Na vida familiar o mesmo acontece. Está comprovado pela Palavra de Deus, experiências e estudos científicos que o melhor para a família é que o homem seja o cabeça.

 

b. O propósito fica comprometido

Eva veio de Adão. Então, o propósito de Deus para ela também deveria vir de seu marido. O propósito de Deus na vida da sua esposa está em suas mãos.

 

A Bíblia diz que a mulher foi enganada. Uma pesquisa realizada por sociólogos da Universidade de Harvard identificou fatores cruciais da delinqüência juvenil. Um deles é a importância da liderança materna em casa. Uma mãe precisa ser firme e justa, disciplinar seus filhos e exercer amor. Os filhos precisam saber que são amados.

 

4. A importância da liderança do pai

Os pais se amarem, darem um bom exemplo moral e espiritual, serem equilibrados quanto à disciplina e ao amor e o pai ser o líder da família contribuem para um relacionamento bem sucedido entre pais e filhos.

 

5. Como conquistar a confiança do outro?

Os pais precisam discernir a liderança, como líder e auxiliar. O homem conduz sua esposa ao propósito de Deus. E ela, confia na liderança dele. O segredo da liderança é confiar para gerar compromisso. Portanto, seja o primeiro a acreditar na visão e se centrar nela. Acreditar na sua missão ajuda a manter o foco.

 

O TESTE DA AUTORIDADE

Autoridade é ter domínio, exercer poder. A autoridade delegada é aquela dada por Deus a pessoas específicas com um propósito específico.

 

1. Liderança e autoridade

A liderança é sobre a mulher, mas a autoridade é sobre o inimigo. A primeira é para liderar, conduzir o cônjuge ao propósito. Já a autoridade é para dominar, subjugar (colocar debaixo de jugo/domínio) toda criação (Gn 1.26). O homem não exerce domínio sobre a mulher, ele a lidera.

 

2. Liderar e guardar

Deus concede autoridade ao homem para liderar e guardar. A esposa precisa ser guardada. Adão deveria ter guardado seu cônjuge do acesso à Árvore do Conhecimento. Eva teve acesso à Árvore depois que passou a andar segundo o seu entendimento  próprio,  com  uma  mente   natural.

 

Uma amizade, em seu ambiente de trabalho, por exemplo, ou um estilo de vida indiferente às coisas de Deus podem contaminar ou esfriar o coração de seu cônjuge. É preciso guardá-lo dessas coisas. Então, não o incentive a essas práticas nem se omita. Supra as necessidades de sua esposa com carinho, romantismo, lhe dedicando tempo, conversando com ela e a ouvindo.

 

3. Autoridade para interferir

Como lemos no texto de Números, o marido tem o poder de decisão (Nm 30.1-8). Quais as formas que Deus concede autoridade ao marido para interferir?

 

a. Oferecendo resistência

Interferir é intervir, interpor sua autoridade. Você pode fazer isso usando a Palavra, estando presente.

 

b. Confrontando o erro

Adão abriu mão do confronto, ele não guardou o jardim. Isso acontece quando você cede às emoções. Confrontar é “por frente a frente”, não impondo, mas dialogando em amor. Ele abriu mão de exercer essa autoridade que lhe foi conferida. A mulher não discerniu que ela também tinha autoridade para resistir ao diabo. Ambas as responsabilidades foram negadas e o resultado disso foi a queda.

 

O segredo do sucesso está em coisas simples, na sua maneira de amar. Autoridade com amor resulta em estabilidade. E a única forma de unir autoridade e amor é na Cruz!

 

CONCLUSÃO

Nossa missão é gerar uma descendência à imagem de Deus! Deus nos deu uma visão de liderança e autoridade para fazermos isso. Suas respostas a esses testes determinarão qual o tipo de sua descendência.

 

Márcia Ribeiro

bottom of page