COMO DEUS DEFINE BELEZA
Gênesis 1.26, 31
( "Como Deus Define Beleza", http://mattdabbs.wordpress.com/2008/03/03/how-god-defines-beauty/ )
Estudamos “Como Deus Define Beleza” no nosso grupo LIFE esta semana. Vou começar a fazer upload de todas as nossas aulas para [o fórum] “Kingdom Living” em vez de apenas colocar links para eles, a partir do website da nossa igreja. Aqui está o texto de Como Deus Define Beleza. Gostaria de acrescentar a isto o papel do consumismo na formação de nossa definição de beleza. A maioria das nossas idéias sobre o que é bonito vem de pessoas que querem nos vender algo. A maneira de gerar vendas é produzir insatisfação, para que o consumidor sinta uma necessidade pelo produto deles. Não há uma maneira de desenvolver um saudável senso de beleza, muito menos uma saudável auto-imagem, se você for arrodeada com mensagens que dizem que “você não é bom o suficiente, a menos que você compre isto, faça isto, etc.” A boa notícia das Escrituras é que você é valioso e bonito, não importa o que alguém tem a dizer
Aqui está o texto da lição.
Quebra-gelo: Onde a maioria das pessoas consegue a sua definição de beleza?
Vivemos num mundo "maquiado e turbinado". A campanha da Dove está começando a mostrar como muito trabalho de “retoques melhoradores” [por computadores] é envolvido na fotografia média que você vê nas bancas de jornais, nos cartazes, nos grandes anúncios outdoor, ou na internet. O que você vê [nessas fotos] já não é o que você recebe [se for analisar ao vivo e de perto]. Estamos rodeados por um mundo mentiroso, convincente, que nos diz que a beleza é, basicamente, inatingível, a menos que você mate você mesma de fome. Isto não é como Deus nos vê. Deus nos vê como bonitos, porque essa é a forma como Ele fez cada um de nós.
1) BELEZA EXTERIOR:
Gênesis 1:26, 31
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” (Gn 1:26 ACF)
“E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.” (Gn 1:31 ACF)
Com que duas qualidades Deus fez a humanidade?
· Ele nos fez à Sua imagem
· Ele disse que o que Ele tinha feito era bom.
Cada cultura é diferente em como ela define beleza. Porque diferentes culturas dizem que coisas diferentes são belas, vemos que a maneira como a cultura define beleza é arbitrária. Mas ela não é arbitrária com Deus. O ponto de vista de Deus é que, se você existe, você é bonito para Ele. A nossa cultura define beleza [de uma forma arbitrária, rara, e muito difícil de atingir] e, então, tenta vender o produto que ajudará você a se transformar naquilo que ela define! Isso é loucura. Você nunca pode ser feliz ou ficar satisfeito com esse tipo de norma. Em Gênesis Deus disse que o que Ele fez foi bom.
Salmo 139:13-16
“13 Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. 14 Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. 15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. 16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.” (Sl 139:13-16 ACF)
O que esta passagem bíblica diz sobre o envolvimento de Deus ao criar-nos?
• Deus está agindo com Suas mãos. Deus está ativamente empenhado na Sua criação. Deus ama quem Ele faz e o que Ele faz.
Como é que o salmista responde à idéia de que Deus o criou desta maneira?
• Ele responde com louvor.
A mensagem de beleza do mundo é destinada a criar uma auto-insatisfação e forma um ideal que é inatingível.
Por que seria difícil louvar a Deus por criá-lo, se você está insatisfeito com você mesmo?
• Porque você deseja não ser a pessoa que Deus criou para você ser.
• Deus o criou com valor, merecimento e beleza, porque Ele escolheu fazer, você, você.
Eclesiastes 3:11-14
“11 ¶ Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim. 12 Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida; 13 E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus. 14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.” (Ec 3:11-14 ACF)
Quantas coisas bonitas Deus fez?
• Tudo [todas as coisas]
Deus diz repetidas vezes que Ele é o Cabeça sobre calcanhares” por nós! Apocalipse 2 mesmo chama Sua igreja de Sua noiva, a qual está sendo preparada para o grande dia festivo do nosso casamento com Cristo. Ele acha que somos [ temos] beleza. Mas não só no exterior. A sociedade dá ênfase à beleza exterior porque ela não percebe o que a beleza interior pode ser. Deus acha que você é bonito, mas não apenas por causa de como Ele o fez exteriormente. Mas Deus o vê bonito, por causa da forma como Ele o fez no interior.
2) O VALOR DA BELEZA INTERIOR
A beleza exterior não é tudo que existe para se viver. Quando nós gastamos o nosso tempo e dinheiro atrás disto e não cuidando de nossas almas, temos colocado nossas prioridades muito desajustadamente.
Proverbs 31:30 & 1 Samuel 16:6-7
“Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.” (Pv 31:30 ACF)
“6 ¶ E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o seu ungido. 7 Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.” (1Sm 16:6-7 ACF)
[O livro de] Provérbios diz que há alguma coisa mais substancial e duradoura do que a beleza exterior. Deus nos deu uma imagem mais clara daquilo que [Ele] é, quando Ele escolheu Davi para ser rei. Quando o povo escolheu um rei, [as pessoas] escolheram Saul por causa de suas características físicas (seus ombros e cabeça sobrepujavam em altura aos de todos os demais israelenses).
Quando Deus selecionou um rei, o que Ele estava olhando?
• O interior da pessoa - o coração, a alma, o caráter.
As pessoas usam todos os tipos de produtos para maquiar o exterior da pessoa.
O que podemos realmente fazer para desenvolver a qualidade do nosso interior?
• Através do relacionamento com Deus, do confiar em Deus, da fé, do estudo da Bíblia, da oração… todas as coisas que nos colocam em contato com Deus e com Seu povo.
• Horas investidas nestas coisas nunca irão se constituir num desperdício.
1 Peter 3:3-4
“3 O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; 4 Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.” (1Pe 3:3-4 ACF)
A beleza não é tão superficial quanto a espessura da pele. Como já vimos, a beleza exterior murcha e se desvanece.
Que tipo de beleza Pedro diz que nunca murcha e devanece?
• A beleza que vem de um espírito manso e quieto.
• Deus dá um grande valor a isto.
Deus vê de uma forma que passa e ultrapassa todo o nosso adorno externo e vai direto dentro de nossos corações.
Aplicações:
Onde você obteve suas idéias de o que o faz bonito?
Quando você se prepara para o seu dia, em que você fica mais tempo, preparando o exterior ou o interior?
O que é que Deus vê na sua alma quando Ele olha de uma forma que passa e ultrapassa toda a maquiagem, todas as roupas bonitas e jóias, e vai direto dentro de nossos corações?
Matthew Dabbs
Traduzido por Valdenira N.M. Silva, 2008