top of page

  • Lutero revoltou-se com todo o "mercado" que a igreja fazia vendendo indulgências para construir seus templos, entre outros abusos. A partir de então lançou as bases da Reforma. Em 31 de outubro de 1517 ele fixou 95 teses na porta da igreja de Wittemberg, seguindo um costume medieval, e deu início a um movimento de reavaliação. As bases da Reforma lançadas por Lutero são três: 1) Só a Escritura (sola scriptura) - Defendia a autoridade das Escrituras, do texto bíblico, em questões de fé, acima da autoridade absoluta do papa; 2) Só a graça (sola gratia) - O perdão dos pecados é dado por Jesus, mediante arrependimento e confissão e não pela compra desse perdão pelas indulgências que a igreja vendia para sustentar seu luxo; 3) Só a fé (sola fide) - O homem não é justificado pelas obras, mas pela fé em Jesus.

  • Lutero se "rebelou" quando viu o monge Johann Tetzel, representante do papa Leão X, vendendo indulgências ao som do cântico "gospel": "Quando uma moeda no fundo do cofre cai, a alma direto para o céu vai". Lutero se indignou e começou a rebater as afirmações de Roma.

  • Em 31 de outubro de 1517 Lutero fixou 95 teses na porta da igreja de Wittemberg, seguindo um costume medieval, e deu início a um movimento de reavaliação. As bases da Reforma lançadas por Lutero são três: 1. Só a Escritura (sola scriptura) ­Defendia a autoridade das Escrituras, do texto bíblico, em questões de fé, acima da autoridade absoluta do Papa; 2. Só a graça (sola gratia) - O perdão dos pecados é dado por Jesus, mediante arrependimento e confis­são e não pela compra desse perdão pelas indulgências que a igreja vendia para sustentar seu luxo; 3. Só a fé (solafide) - O homem não é justificado pelas obras, mas pela fé em Jesus. 21.2.2008

Reforma

bottom of page