top of page

  • Faça a coisa que receia e a morte do medo será certa. Diga para si mesmo com toda sinceridade: "Vou dominar este medo". E o conseguirá. - Dr. Josephy Murphy

  • Deus não age em quem está em cima do muro.

  • O combustível da hesitação são a dúvida, o medo e a preguiça. Os três, ou apenas um deles, são suficientes para amarrá-lo a uma cadeira. Você não se levanta nem anda. Você se prejudica e prejudica os que dependem de você. Em caso de grave indecisão, ouça o profeta Elias: "Até quando vocês vão ficar na dúvida sobre o que fazer?" (1Rs 19.21).

  • Medo é derrota antecipada.

  • "Nossas dúvidas são as traidoras que nos fazem perder tudo de bom que poderíamos haver ganho, caso não houvéssemos sucumbido ao medo do fracasso".William Shakespeare (Internet).

  • Dizem que cachorro mordido por cobra, até de lingüiça tem medo.

  • John Matuszak era un jugador de fútbol americano de los Oakland Raiders que medía más de 2 metros de altura y pesaba 127 kilos. Su imagen pública era la de un jugador devastador, contundente, que tomaba mucho y que era una amenaza tanto dentro como fuera de la cancha. Pero sus amigos sabían que no era más que un cachorrito suplicando que lo amaran. Según Mark Heisler, periodista de Los Angeles Times, John Matuszak estaba "acosado por temores que no podía admitir. Cuando era niño lo ridiculizaban por su aspecto desgarbado y larguirucho. Y tenía dos hermanos que murieron de fibrosis cística. La imagen de tipo duro que John había creado era para él una fortaleza donde se podía esconder. Pero quedó atrapado ahí. Después de años de abusar del alcohol y las drogas, John murió de un ataque cardíaco severo a la edad de 38 años.

  • "Não é dígno de saborear o mel, aquele que se afasta da colméia com medo das picadelas das abelhas". William Shakespeare (Internet).

  • "Acredito firmemente que a única coisa a temer é o próprio medo." (Franklin Delano Roosevelt) - Fonte: www.frasesedu.hpg.ig.com.br

  • É estranho como há crentes em Jesus que sentem medo do diabo, que ficam amedrontados toda vez que ouvem falar em demônios e coisa e tal. Ouça: Não é você que deve ter medo do diabo, mas o diabo é que deve ter medo de você!

  • Dois viajantes encontraram um urso na estrada. O primeiro subiu num árvore e se escondeu. O outro apavorado, resolveu se jogar no chão e se fingir de morto. O animal chegou perto, cheirou as orelhas dele e foi embora. (Dizem que um urso não mexe com quem está morto). O que estava na árvore desceu e perguntou ao outro companheiro o que o urso tinha cochichado. Ele me disse para não viajar mais com quem abandona os amigos na hora do perigo. É na dificuldade que se prova a amizade. - Fonte: Rev. Kléber Nobre de Queiroz.

  • A frase "não temas", ocorre 365 vezes em toda a Bíblia, o que dá uma para cada dia do ano.

  • O medo nem sempre é racional. Depois dos ataques terroristas de Setembro 2001 usando companhias de aviação, adiantava pouco saber que estatisticamente continuamos a correr maior risco enquanto subimos um escadote em casa do que quando voamos num avião. Frank Farley, um psicólogo da Universidade de Temple na Filadélfia, diz: "Geralmente avaliamos o risco incorretamente. Um dos problemas é que atribuímos demasiado valor aos insólitos acontecimentos." E é por isso que o terror e ameaças podem criar um clima de ansiedade em indivíduos e nações. - Fonte: http://www.gospelcom.net

  • Porque Deus está conosco, não temos que temer o que nos espera adiante.

  • Põe a sua fé em Cristo e Ele porá os seus receios de parte.

  • O receio de sermos reprovados pelos outros pode, muitas vezes, afetar a forma como agimos. Alguns Nativos Americanos reconheceram isso e usaram o escárnio e a ridicularia para promoverem a ordem social. Por exemplo, quando eram ensinados os faz e não faças da sua cultura a um filho da tribo Raposa, os anciãos não colocavam sobre a sua cabeça um padrão abstrato de moralidade. Nem o ameaçavam com algum castigo imediato ou posterior. Em vez disso, diziam-lhe, “As pessoas da aldeia podem dizer coisas a teu respeito”. Nessa cultura o poder da coerção social era usado como motivo para uma conduta correta. Todavia, ao falar às tribos da antiga nação de Israel, o Senhor avisou o Seu povo que o receio do «opróbrio dos homens», do que pensariam as pessoas, poderia ser a sua queda (Isa. 51.7-16). A sua preocupação com o que os outros diziam deles poderia levá-los a fazer compromissos. Em vez disso, foram desafiados a confiarem no Senhor e a buscarem a Sua aprovação. - Fonte: www.gospelcom.net

  • O pai de Kelsey costumava ler para ela todas as noites antes dela dormir. Ela tinha pegado no livro do zoo, e para a sua imaginação ativa era como se ela e o pai estivessem lá. Ela olhava com felicidade para as páginas com as girafas, zebras, e elefantes. Mas quando chegaram à página dos ursos pardos, ela disse, “Tens de pegar em mim”. Ela dizia o mesmo quando via os gorilas na página seguinte. Curioso, o pai perguntou-lhe porque é que tinha que pegar nela. “Porque estou com medo”, foi a sua resposta pronta. Quando os Israelitas viram que os cruéis Amorreus e Anaquins estavam na terra diante deles, ficaram com medo. Assim Moisés, lembrando-lhes como Deus os tinha ajudado no deserto, disse, «vistes que o SENHOR vosso Deus vos levou». Ele levar-vos-á de novo. Podemos ter a certeza de que o Senhor fará o mesmo conosco quando tivermos medo. Quando os tempos temerosos surgirem, quando formos chamados a fazer as coisas difíceis que a vida exige, Deus erguer-nos-á e levar-nos-á. Ele dá-nos a Sua força em Cristo. Fonte: www.gospelcom.net

  • Com os braços de Deus por baixo de nós, não temos necessidade de temer o que está diante de nós.

  • A igreja se intimida. Outro dia foi observado que uma igreja batista em São Paulo, cujo culto de oração era na quinta-feira. Por que será que é na quinta-feira? alguém visitando o lugar, viu que ao lado do templo havia um centro de umbanda, e uma placa à frente desde que dizia: "Reuniões segunda, terça, quarta e sexta-feira e sábado". Enquanto isso a placa da igreja batista anunciava: "Cultos: quinta-feiras e domingos". Exatamente os dois dias deixados livres pela macumba!

  • O sujeito volta de um safari e comenta suas aventuras com um amigo: - Rapaz! Eu estava no meio da selva, quando de repente ouço um barulho. Olho para trás e vejo um leão enorme, lambendo os beiços. Ele começa a vir em minha direção e eu, a correr. O leão vem logo atrás e quando sinto o bafo dele na minha nuca, ele escorrega e eu aproveito para me distanciar. O leão se levanta e continua a me perseguir. Novamente, quando sinto seu bafo, ele escorrega. Nisso eu vejo uma casinha e quando estou indo para lá, sinto que o leão está quase me alcançando. Ele escorrega novamente e eu consigo entrar na casa. - Nossa, cara! Que loucura! - exclama o amigo - Eu teria me borrado todo! - E no que você acha que o leão escorregava?

  • O medo de perder tira a vontade de ganhar.

  • Podemos enfrentar qualquer medo quando sabemos que o Senhor está próximo.

  • Quantos que vão ao trabalho com aquela preocupação: "Demissão se escreve com um "ç" ou com dois 's'?".

  • Era uma vez uma menina que passava os dias sentada à beira de um lago olhando um sapo em cima de uma folha de nenúfar. Ora a menina sabia que o sapo era provavelmente um príncipe. E o sapo, que realmente era um príncipe, sabia que se a menina beijasse o seu focinho quebraria o feitiço com que uma bruxa malvada o tinha enfeitiçado. Mas a menina à beira do lago era muito tímida para começar uma conversa com o sapo, e o sapo simplesmente não conseguia dizer-lhe como queria tanto que ela beijasse o seu focinho. Então a menina continuou sentada olhando o sapo e assim acaba a estória! ...E o pior desta estória é que isto acontece todos os dias! Pense em todos os lindos romances que nunca desabrocharam, em todos os Romeus que nunca encontraram as suas Julietas por os dois serem tímidos demais para darem o primeiro passo!

  • O escritor inglês W.H. Auden, disse que estamos vivendo na Idade da Ansiedade. Por sua vez o escritor francês Albert Camus disse que estamos no “século do medo”. De fato a época em que vivemos é má. Todavia os crentes em Jesus crêem nesta mensagem (Fp 4.5) e nesta outra (1Pe 5.7).

  • Um homem muito preguiçoso, tinha que passar pelo cemitério para chegar em casa. Cortou um atalho. Era meia-noite. Por causa da escuridão, o homem caiu numa sepultura que havia acabado de ser aberta. Tentou sair, mas não conseguindo, resolveu passar a noite por ali mesmo. Porém, lá pelas tantas da madrugada, veio um outro homem, que também distraído, caiu naquela cova. Esse, logo se levantou e disse consigo mesmo: “Vou sair daqui, custe o que custar!!” Nisso, o que já estava lá, disse: “Daqui você não sai”. E no que ouviu isto, “Daqui você não sai”, o homem deu um pulo e já estava longe! Aquele sussurro de um acomodado o motivou a sair de qualquer maneira!

  • Quando a madrugada esfria e os barulhos da noite silenciam, a presença sinistra da morte se evidencia com mais nitidez.

  • É como aquela pessoa que diz: "Não tenho medo de nada.", mas que corre de tudo!

  • Tem homem com mais medo de ir ao médico do que medo de ficar doente!

  • Para atenuar o medo da morte que muitos alimentam, conta-se que numa dinâmica de grupo foi feita a seguinte pergunta para três alunos: "O QUÊ VOCÊ GOSTARIA QUE FALASSEM DE VOCÊ NO SEU VELÓRIO?" O 1º aluno disse: - Que eu fui um grande médico e um ótimo pai de família. O 2º aluno disse: - Que eu fui um homem maravilhoso, excelente pai de família, e um professor de grande influência no futuro das crianças. Aí o 3º arrasou: - Gostaria que eles dissessem: ..."OLHA, OLHA! ELE ESTÁ SE MEXENDO...".

  • Lemos no Salmo 77.16 algo interessante: Quando as águas do Mar Vermelho viram Deus, ficaram com medo. Quando a tristeza vê Jesus, ela recua de medo... quando...

  • Golias, o grande campeão filisteu, disse palavras de ameaças que atemorizaram o exército de Israel. Ele disse: "Não haverá guerra entre nossos exércitos, não. Entretanto, enviem um homem para que lute comigo. Se ele me derrotar, os filisteus servirão a Israel. Se eu vencê-lo, Israel servirá aos filisteus". Israel temeu estas palavras. Se você quer vencer batalhas, não se atemorize com o poder da comunicação negativa. - Silas Malafaia, em "Vencendo Batalhas", pg 19.

  • A ousadia do inimigo se torna ainda maior quando ele percebe que estamos amedrontados. - Silas Malafaia, em "Vencendo Batalhas", pg 26.

  • A covardia é o medo aceito; a coragem, o medo vencido. - Legouvé

  • Certa feita, Jesus andava por sobre as águas do mar da Galiléia. Quando Pedro viu que se tratava de Jesus, passado o susto, pois havia os discípulos pensado tratar-se de um fantasma. Pedro se propõe ir ter com Jesus, andando sobre as águas. E Jesus lhe diz: "Vem". E Pedro desceu do barco e começou a andar pisando sobre as águas. Em dado momento, sopra um vento mais forte, e Pedro temeu. Temeu e começou a afundar, quando Jesus, estendendo a mão, o segurou e lhe disse: "Homem de pequena fé, por que duvidaste?" Enquanto Pedro olhava para Jesus, andou firme sobre as águas. Quando, porém, deixou de olhar para Jesus e olhou para as circunstâncias, afundou. Em outras palavras, enquanto Pedro andava pela fé, manteve-se firme, mas quando temeu (e temor é falta de fé, é dúvida), então Pedro fracassou. O mesmo acontece conosco. Se andarmos ou corrermos a carreira cristã, ou ainda, se vivermos a vida cristã olhando firmemente para Jesus, jamais haveremos de fraquejar ou desistir da carreira. Jamais haveremos de parar no meio. - Reynaldo Prestes Nogueira, em O Jornal Batista.

  • O colunista George Cantor relatou como lidou com um medo de infância. Quase todas as noites ele acordava no escuro e imaginava criaturas assustadoras a espreitarem na parte de fora do seu quarto. Na maioria das vezes, ele ficava demasiado assustado para voltar a adormecer. Com frequência ele ia e deitava-se perto da porta do quarto dos seus pais, imaginando que enquanto ele estivesse perto deles, nada o atacaria. A necessidade daquela criança de alguma evidência física da presença dos seus pais faz-me lembrar o jovem criado de Eliseu. Ele acordou bem cedo numa manhã e verificou que o exército sírio tinha cercado a cidade. Alarmado e amedrontado, ele gritou por Eliseu: "Ai, meu senhor! Que faremos?" (II Reis 6:15). Após Eliseu orar, o Senhor abriu os olhos do seu jovem criado. O que ele viu deve tê-lo enchido de temor e espanto. A Bíblia diz que "o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em volta de Eliseu" (v.17). O exército do Senhor estava lá para os proteger. Também nós por vezes ansiamos que Deus nos dê algum tipo de segurança de que Ele está próximo, e às vezes Ele dá. Mas isso é uma exceção. Ele quer que nós aprendamos a confiar na Sua promessa de que Ele está conosco. Não importa quão assustadora seja a situação, o povo de Deus tem sempre mais do seu lado do que o inimigo tem do seu. - Mart De Haan

  • "Eu posso me sentir culpado a respeito do passado, apreensivo em relação ao futuro, mas só posso agir no presente. - Abraham Maslow

  • Menininha foi ao dentista e voltou toda satisfeita. O pai achou estranha aquela alegria e perguntou: - Tá feliz, por quê? Foi boa a consulta? - Não. É que o dentista não estava lá (respondeu a menina).

  • Há uma excelente palavra de Neemias no v.14: "Não os temais!" Bela lição! No memorial JK, em Brasília, entre os documentos do falecido presidente Juscelino que se revezam em exibição pública, há uma frase sua: "Deus poupou-me o sentimento do medo". Do servo do Senhor, cristão, pode-se dizer que "Deus proíbe-lhe o sentimento do medo". William Taylor alega que o Novo Testamento traz 487 mandamentos de Jesus e que o mais repetido é "Não temais".

  • Certa família tentava sair de sua casa em chamas. Quando estavam quase na porta de saída, o filho caçula subiu para o segundo andar e ficou em frente a uma janela. Do lado de fora, o pai do menino gritava: "Pule, filho, eu pego você! E o garoto gritava de volta: "Papai, eu não consigo ver você!" E o pai gritou de volta: "Mas eu posso ver você!" Jesus nos pede hoje que não tenhamos medo. Ele sempre nos vê, mesmo quando há muita fuligem e fumaça.

  • Há um adesivo, colocado em alguns carros que circulam na cidade, que diz o seguinte: "Gosto de viver perigosamente - moro no Rio". Isto faz parte do jeito de ser do carioca, que extrai humor de todas as circunstâncias.

  • Rollo May disse que "coragem não é ausência de medo, mas é continuar, apesar do medo".

  • Soube de uma senhora, crente em Jesus, que tinha aversão pela noite. Contava ela que quando o dia começava a escurecer já as coisas mudavam ao seu redor, e a chegada da noite era-lhe um verdadeiro pesadelo. Isso chama-se Nictofobia. Que diferença dessa senhora para o salmista que disse: "em paz me deitarei e dormirei"!

  • Medo de viajar de avião: O avião sacode muito por causa do mau tempo. A aeromoça, que tenta acalmar os passageiros, percebe que um deles está tão apavorado que começa a ficar roxo. "Falta de ar, senhor?" "Não, senhorita, falta de terra!"

  • O homem leva o filho ao zoológico. Ao passarem em frente à jaula do leão, eles vêem uma placa que diz: "Cuidado! Leão perigoso!". Em frente à jaula do tigre. encontram outra placa: "Cuidado! Tigre Perigoso!". Passeando um pouco mais, encontram uma placa em frente a uma jaula vazia, dizendo: "Cuidado! Tinta fresca!" Assustado, o pai pegou o filho pelo braço e saiu correndo, gritando: "Socorro! Socorro! O tinta fresca fugiu!"

  • Uma menininha ia e vinha todo o dia para a escola. Apesar do mau tempo daquela manhã e de nuvens estarem se formando, ela fez seu caminho diário. Mas os ventos aumentaram e junto os raios e trovões. A mãe começou a ficar preocupada. A filha poderia ficar com medo. Entrou no carro e seguiu em direção à escola, esperando encontrar a filha. Logo ela avistou sua filhinha andando, mas a cada relâmpago, a criança parava, olhava para cima e sorria. Quando a criança entrou no carro, a mãe perguntou: "O que você está fazendo?" A garotinha respondeu: "sorrindo! Deus não para de tirar fotos minhas".

  • Um transatlântico estava sendo açoitado por uma tremenda tempestade. Os passageiros estavam com muito medo. Viam os marinheiros correndo de um lado para outro. Muitos foram para os salões, procurando sentir segurança ou em busca de orientações. Em um canto de um dos salões, encontraram uma menina que brincava tranquila, sem se preocupar com o sacolejar do navio. 

  • Alguém perguntou se não estava com medo do navio afundar por causa da tempestade. Ela parou de brincar e disse: "Não, papai é o piloto do navio".  

  • A música "boi da cara preta" é uma ameaça. Soa algo como "dorme logo, peste, senão o boi vem te comer". Essa música incita um bovino de cor negra a pegar uma cândida menina... O mesmo se dá com a famosa "nana neném que a cuca vai pegar...".

  • "Não deixe que os seus medos tomem o lugar dos seus sonhos". Walt Disney, cineasta, EUA, 1901-1966. 19/12/06

  • "...O medo é um microscópio que aumenta o perigo." Commerson - 12/1/07

  • A Bíblia diz 366 vezes: Não Temas! Um menino pode ficar paralisado pelo medo quando lhes dizem que há um homem mau debaixo de sua cama e que vai levá-lo. Quando o pai acende a luz e mostra-lhe que não há ninguém, ele se liberta do medo. O medo na mente do menino foi tão real como se houvesse de fato um homem debaixo de sua cama. Ele se curou de um pensamento falso em sua mente. A coisa que temia, na verdade, não existia. Da mesma forma, a maioria dos seus medos não têm base na realidade. Constitui apenas um conglomerado de sombras sinistras e as sombras não têm realidade. 13/1/07

  • Diz-se que, mesmo antes de um rio cair no oceano ele treme de medo. Olha para trás, para toda a jornada, os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos povoados, e vê à sua frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre. Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar. Ninguém pode voltar, Voltar é impossível na existência. Você pode apenas ir em frente. O rio precisa se arriscar e entrar no oceano. E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece. Porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano. Mas tornar-se oceano. Por um lado é desaparecimento, mas por outro lado é renascimento. Assim somos nós, voltar é impossível na existência. Você pode ir em frente e se arriscar... Coragem, torne-se um oceano. 26/3/07

  • No auge da GRIPE DO FRANGO - Um urso, um leão e um frango se encontram: O urso diz: - Se eu rugir nas florestas da América do Norte, toda a floresta estremece de medo. O leão diz: - Se eu rugir nas grandes planícies da África, toda a savana fica com medo de mim. O frango diz então: - Grande coisa...Se eu der um espirro, o planeta inteiro se borra de medo! 9/4/07

  • Medo é nome de espírito: espírito de medo. 10/4/07

  • A grande escritora brasileira Raquel de Queiroz certa vez pronunciou este relevante pensamento: “O medo é o mais antigo e fiel companheiro do homem, e é o medo que nos faz conhecer nossas limitações e nos torna humildes.” E foi este sentimento — o medo, que fez o salmista reconhecer suas limitações como homem e tornar-se mais humilde, a ponto de inspirá-lo a escrever este belo salmo. Através do seu canto, Davi reconhecia a sua pequenez, a sua incapacidade e as suas limitações como homem mortal. E com isto, ele percebe que somente em Deus o seu regozijo seria perfeito e pleno. 24-12-2007

  • Uma menininha voltava da escola. Apesar do mau tempo daquela manhã e de nuvens estarem se formando, ela fez seu caminho diário. Os ventos aumentaram e junto os raios e trovões. A mãe pensou que sua filhinha poderia ter muito medo no caminho de volta pois ela mesma estava assustada. Preocupada, a mãe rapidamente dirigiu pelo caminho em direção à escola. Logo ela avistou sua filhinha andando, mas, a cada relâmpago, a criança, olhava para cima e sorria!. Outro e outro trovão e, após cada um, ela parava, olhava para cima e sorria! Finalmente, a menininha entrou no carro e a mãe foi logo perguntando: -"O que você estava fazendo?" A garotinha respondeu: -"Sorrindo! Deus não pára de tirar fotos minhas!!" 24-01-2008

  • "Um certo Senhor, acompanhado por sua filhinha, ia subir uma montanha muito alta. Sugeriu que a menina fosse na frente e ele atrás. Ela começou a subida com muito entusiasmo, pois queria mostrar ao pai como era forte e capaz. O caminho, porém, tornava-se cada vez mais íngreme e difícil e a menina por isso, caía de vez em quando, mas porque era corajosa, levantava-se e punha-se novamente a subir. Os espinhos lhe rasgavam a roupa e as carnes, mas mesmo assim, continuava a subir. Finalmente não pôde subir mais e levou um tombo cruel. Então chorando se virou para o pai. Ele a tomou nos braços e a levou assim até o cume. Nunca ele esperava que ela subisse sozinha. 30-01-2008

  • Diz uma antiga fábula que um camundongo vivia angustiado com medo do gato. Um mágico teve pena dele e o transformou em gato. Mas aí ele ficou com medo do cão, por isso o mágico o transformou em cão. Então, ele começou a temer a pantera e o mágico o transformou em pantera. Foi quando ele se encheu de medo do caçador. A essas alturas, o mágico desistiu. Transformou-o em camundongo novamente e disse: “Nada que eu faça por você vai ajudá-lo, porque você tem a coragem de um camundongo“. É preciso coragem para romper com o projeto que nos é imposto. Mas saiba que coragem não é a ausência do medo, e sim a capacidade de avançar mesmo com o medo. 01-02-2008

  • A necessidade obrigou-me a ir montado num jumento, por um matagal africano, numa noite. Começou a cair uma leve chuva. Na escuridão total, perdi-me entre os atalhos que se cruzavam. Deixei que o jumento tomasse seu próprio caminho, e ele me conduziu até uma aldeia adormecida. Bati à porta da maior cabana. Alguns momentos depois, um velho chefe africano, de barbas e cabelos brancos, surgiu à porta. Enquanto trocávamos as primeiras frases, ouvi que atrás da cabana al­guém mexia com as galinhas. Então, um menino trouxe um frango e deu-o ao chefe, que por sua vez, deu-o a mim. Agradecendo-lhe por aquilo, montei no jumento e preparei-me para ou­vir as indicações sobre os caminhos que deveria tomar. O velho chefe tomou, então, as rédeas e disse: "Eu o levarei até lá". Na escuridão absoluta, passamos por um pântano, um rio e colinas com matagais. O chefe levou-me ao destino sem errar. Quando falei de sua habili­dade impressionante, ele respondeu: "Mas, é meu país". Pensamento: Não preciso ter medo de andar pelo mundo de meu Pai, quando me submeto à sua direção. Charles E. Fuller (Missouri, E.U.A.). 9.2.2008

  • Desde que sirvo ao exército americano na qualidade de capelão, tem sido meu privilégio viajar pelo mundo inteiro. Em 1948, estive no Japão por vários meses, sem a minha família. Quando esta chegou, todos vinham ansiosos por conhecer o Monte Fuji. Entretanto, por algumas semanas, as nuvens e a cerra­ção o cobriram completamente. Um dia, inesperadamente, clareou o tempo e lá estava o Monte Fuji com seu capuz de neve eterno, desafiando o azul do céu. Frequentemente, os picos da fé, da esperança e do amor estão ocultos em nuvens de pecado, de dúvidas, de ansiedade e de superstições. Em consequência, muitos tropeçam na vida e não chegam nunca a ver realmente o monte do Senhor. Deus não quis que assim fosse. Enviou Seu Filho, Jesus Cristo, ao mun­do para remover as nuvens que se condensam entre nós e os picos da fé. Ele nos capacita a experimentar a beleza da fé, da esperança e do amor. Roy H. Parker. 11.2.2008

  • Os cristãos sabem que não precisam apenas de liberdade política e pes­soal, mas precisam também libertar-se do pecado e do medo. Quando sabe­mos que Deus nos ama e nos protege como um pai, libertamo-nos de todo medo. Foi no início da Segunda Grande Guerra, que ocorreu um concilio de igrejas, numa grande cidade européia. Na primeira noite de reunião, a cidade foi bombardeada, sendo este o primeiro ataque que a maioria dos ministros e delegados tinham experimentado. Reuniram-se no porão da igreja, cheios de medo. Mas eis que, subitamente, alguém começou a cantar um hino sobre o amor de Deus e Sua promessa de auxilio no perigo. Cantaram hino após hino. A sala encheu-se de louvores a Deus e não mais sentiam medo. E cantaram, ainda, vários minutos depois de terminado o ataque. Como eles, vamos também louvar a Deus por Seu amor, sempre que o medo de qualquer espécie nos ameace vencer. Elisabeth Schutte (Alemanha). 14.2.2008

  • Certa manhã, bem cedo, quando me punha nas mãos de Deus, como fazia diariamente para executar a sua obra, senti a impressão de que devia visitar o hospital, ainda que não fosse dia regular de visita. Num catre da enfermaria, encontrei uma mulher em desespero. Ela ia ser operada no dia seguinte. Estava com muito medo. Esforcei-me por fazê-la sentir que Jesus estava com ela e que ela devia confiar nele e entregar-se aos seus cuidados. "Ele não falhará", disse eu. Depois de orar com ela, sai. Quando voltei lá outra vez, o rosto mais alegre de toda a enfermaria era o rosto daquela senhora. Ao aproximar-me de seu leito, ela me disse: "Pastor, eu fiz como o senhor me disse. Não tive medo algum". Não precisamos argumentar como Deus nos faz conhecer a sua vontade. O importante é que confiemos nele, seja qual for a circunstância. Ele nos mos­trará a sua vontade se o buscarmos em oração, em meditação, no estudo de sua Palavra e na comunhão com outros que estão buscando obedecê-lo. T. Stanley Cannon (Jamaica). 14.2.2008

  • Certa vez, para assistir a uma reunião de senhoras em Carot, nas Filipi­nas, tivemos de lançar-nos dentro de uma corrente tempestuosa. Nosso navio era muito pequeno e enquanto ele balançava de cá para lá, meu filhinho disse: "Mamãe, será que vamos submergir?" Assegurei-lhe que não, porque o piloto conhecia o mar e o navio estava livre de perigo. Afirmei-lhe que não, porque o Bom Pastor estava vigilante a nos guiar. O seu temor desvaneceu-se, quando juntos recitamos o Salmo 23. Logo estávamos perto de Carot, e a situação mudou. Os ventos pararam, a água estava tranquila e o nosso navegar foi suave. Em nossa vida cristã, somos sempre assaltados pelas provações, dificul­dades e oposição. Se confiarmos no grande Pastor de nossas almas, ele nos levará a estarmos sempre pacientes, e a conhecer a sua paz, que sobrepuja toda a compreensão. Sra. Esperanza B. Bailen (Filipinas). 14.2.2008

  • "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo?" (SI27.1). Hoje, muitas pessoas vivem sob o domínio do medo. Num estudo recen­te, um psiquiatra mostrou que o maior problema que os seus pacientes en­frentavam era o medo. Medo de acabar louco, de suicidar-se, da solidão, ou medo de sofrer do coração, de câncer, de desastres ou da morte. Nosso mun­do está se tornando um mundo de pessoas medrosas. O nosso pais (E.U.A.) está se tornando uma nação de pessoas medrosas. Através dos tempos, em épocas de tribulações, tentações, privações e crises, Deus tem se empenhado em encorajar os corações daqueles que o amam. A Bíblia está cheia de garan­tias do auxilio e do conforto de Deus em todas as formas de problemas que podem instaurar o medo nos corações. Ainda hoje, o cristão pode ler a Bíblia com a convicção de que Deus está pronto para libertar a pessoa que nele de­posita sua fé e confiança. O cristão pode olhar para o futuro confiante, com esperança e alegria, sem medo, desânimo ou desespero. Oração:     Que a certeza do teu amor, ó Senhor, tire o medo do meu cora­ção. 18.2.2008

  • A confiança em Deus é o antídoto para o medo do homem. Horatius Bonan. 13.3.2008

  • Alguém contava: Trabalho numa plataforma de petróleo. Há pouco tempo, um de nossos colegas foi trancado, por engano, no compartimento onde trabalha. O local não tem janelas, apenas dois vidros pequenos. Ele ficou um tempão olhando pelo vidro na expectativa de que alguém, ao passar, ouvisse as suas batidas e o libertasse. Esqueceu-se porém, de que ali havia dois telefones e dois rádios de comunicação. 13.3.2008

  • Bombarde­ados com dúvidas e medos, devemos tomar posição e dizer: "Jamais desistirei! Deus está do meu lado, ele me ama e ele está me ajudando"! 28.3.2008

  • "Ao Senhor dos exércitos, a ele santificai; e seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro" (v.13).   Em determinada cidade aconteceu um concurso de pintura: o quadro que representasse melhor o tema PAZ receberia um valioso prêmio. Apresentaram-se muitos artistas ta1entosos. Um representou a paz pintando um cemitério, onde nada havia que atrapalhasse a calma da paisagem; outro pintou uma enseada onde o vento não aparecia e a água parecia um grande espelho refletindo um céu totalmente azul; um terceiro pintou um gramado muito verde onde se viam aqui e ali singelas violetas, mas nenhuma destas pinturas, apesar de tão bonitas, ganhou o prêmio. Venceu o quadro onde se via frondosa árvore sacudida por terrível tempestade. Num dos galhos mais altos e retorcidos, havia um pequeno ninho, e dentro dele dormiam calmamente dois pequenos passarinhos. Muitas pessoas hoje procuram cartomantes, horóscopos e as mais variadas formas de adivinhações e magias para conseguir "paz", quando é tão mais simples entrar em contato com o Deus verdadeiro através da leitura da sua Palavra e da oração. É pedir-lhe esta paz que Jesus nos prometeu: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou..." (Jo 14:27). A nossa confiança e esperança devem ser depositadas no Senhor dos exércitos, que é quem pode nos dar tranquilidade até no meio das lutas da vida. Reflexão - Onde estou buscando paz para o meu coração?   Por Manancial – UFMBB. 25.4.2008

  • Ele observou o menino sozinho na sala de espera do aeroporto aguardando seu vôo. Quando o embarque começou, ele foi colocado na frente da fila para entrar e encontrar seu assento antes dos adultos. Quando Ogilvie entrou no avião, viu que o menino estava sentado ao lado de sua poltrona. O menino foi cortês quando Ogilvie puxou conversa com ele e, em seguida, começou a passar tempo colorindo um livro. Ele não demonstrava ansiedade ou preocupação com o vôo enquanto as preparações para a decolagem estava sendo feitas.  Durante o vôo, o avião entrou numa tempestade, muito forte, o que fez que ele balançasse como uma pena ao vento. A turbulência e as sacudidas bruscas assustaram alguns dos passageiros, mas o menino parecia encarar tudo com a maior naturalidade. Uma das passageiras, sentada do outro lado do corredor ficou preocupada com aquilo tudo, e perguntou ao menino:  - Você não está com medo? - Não senhora, não tenho medo, ele respondeu, levantando os olhos rapidamente de seu livro de colorir... Meu pai é o piloto! Existem situações em nossa vida que lembram um avião passando por uma forte tempestade. Por mais que tentemos, não conseguimos nos sentir em terra firme. Temos a sensação de que estamos pendurados no ar sem nada a nos sustentar, a nos segurar, em que nos apoiarmos, e que nos sirva de socorro. No meio da tempestade, podemos nos lembrar de que nosso "PAI É O PILOTO". Apesar das circunstâncias, nossa vida está nas mãos do DEUS que criou o céu e a terra. Ele está no controle, por isso não há o que temer. Se um medo inconsolável tomar hoje conta do seu ser, diga: "MEU PAI É O PILOTO, NÃO TEMEREI MAL ALGUM!" 18.9.2008

  • No final do ano de 1944, Burt Frizen estava lutando na Batalha do Bulge (Batalha das Ardenas). Atingido pelo inimigo, muito ferido e incapaz de mover-se, ele estava caído no campo de batalha, esperando a morte. Na maior parte das longas seis horas que esteve ali caído, ele inúmeras vezes cantou suavemente uma canção que havia aprendido com sua mãe: "existe um nome para mim muito querido . . . como música doce para meu ouvido. . . quando meu coração está apertado e cheio de medo... Jesus me enche de paz." De repente ele ouve um barulho próximo. Abrindo seus olhos, ele viu um soldado alemão de pé junto dele com uma arma na mão. "Chegou a hora", pensou Burt enquanto esperava pelo tiro. Começou a cantar novamente a canção e sentiu quando os alemães o ergueram, com braços fortes, e o colocaram sobre a borda de uma rocha. Os próprios alemães cuidaram de seus ferimentos, brincaram com ele e o levaram para um lugar seguro. Jesus o encheu de paz naquele tempo de guerra. Muitas vezes nos sentimos como aquele soldado no campo de batalha. Sentimo-nos impotentes, sem esperanças, derrotados e tomados pelo medo. Medo de não conseguir levantar novamente; medo das críticas por mais um fracasso; medo de abrir os olhos e encarar aqueles que confiavam em nós. Mas, por pior que seja a nossa situação, por maior que seja a nossa frustração, por mais que as circunstâncias gritem que a derrota é iminente, sempre valerá a pena cantar, mesmo que no íntimo da alma, "Jesus, eu confio em Ti. Tu és a minha esperança, Tu és a minha força, Tu és a minha alegria. Eu sei que Tu transformarás a minha derrota em vitória". Quando Jesus está em nossos corações, por mais difícil que seja a crise pelo qual estejamos passando, nada estará perdido. Tudo é possível para o nosso Senhor. Ele nos sustenta, nos abraça, nos socorre quando a aflição nos domina. Ele nos ama e tem prazer em nos dar o melhor. As lutas e dificuldades se tornarão degraus para nossa edificação e crescimento espiritual. Seremos fortalecidos e o nome do Senhor glorificado para sempre. Que a música daquele soldado seja sempre cantada por todos nós. Quando tudo parecer perdido... "Jesus nos enche de paz." 28.1.2009

  • Um homem enfermo dirige-se ao médico que estava deixando o quarto após o atendimento: - Doutor, eu tenho medo da morte. Diga-me o que existe do outro lado. Com muita calma o médico responde: - Eu não sei. - O senhor não sabe? Logo o senhor que é um cristão, não sabe o que há do outro lado? O médico, estava segurando a maçaneta da porta de onde se ouvia sons de arranhões e lamentos e, ao abri-la, um cachorro entrou e pulou em cima dele com muita alegria. Voltando-se para seu paciente, o médico falou: - Vê este cachorro?  Ele nunca entrou neste quarto antes. Ele não sabia o que havia do lado de dentro. Ele não sabia de nada a não ser que seu mestre estava aqui, e, quando a porta foi aberta, ele entrou sem medo. Eu sei muito pouco do que existe do outro lado da morte, mas uma coisa eu sei:  - Meu Mestre está lá e isso é suficiente. - E quando a porta abrir, eu entrarei sem medo e com muita alegria. Pergunta. Como temos nos preparado para o dia em que o Senhor nos chamar? 14.4.2009

  • "O homem sábio, na tempestade, ora a Deus, não para que fique seguro do perigo, mas para que seja liberto do medo. É a tempestade dentro dele que o põe em perigo e não a tempestade do lado de fora." (Ralph Waldo Emerson)2.7.2009

  • Napoleão Bonaparte disse: "Aquele que teme conquistar já está certo da derrota," mas nós, cristãos, filhos de Deus, somos mais do que vencedores porque colocamos a vida no altar do Senhor e enfrentamos as lutas confiantes na Sua força e poder.2.7.2009

  • ...é tão medrosa que tem medo até de ser mordida por dente de alho.24.8.2009

  • O medo tem um objetivo importante. Prepara a pessoa para um período possível, fazendo com que o corpo libere substâncias químicas na corrente sanguínea. Estas substâncias tornam a pessoa alerta e preparada para se defender. Outro nome para medo é “ficar preocupado”.1.10.2009

  • Uma mãe e a sua filha de 4 anos estavam preparando para se deitarem. A criança tinha medo do escuro. Quando as luzes foram apagadas, a menina notou que a lua brilhava pela janela. "Mamãe," perguntou ela, "aquela luz lá em cima é a luz de Deus?" "Sim, é" veio a resposta. Fez logo outra pergunta: "Será que Ele a apaga e também vai dormir?" "Oh não, Ele nunca dorme." Depois de um momento de silêncio, a pequenina disse: "Se Deus está acordado, eu não tenho medo." Tendo consciência que o Senhor a guardaria, a menina entrou num sono profundo. Como cristãos, podemos confiar tanto a noite como o dia ao nosso Deus. Ele está consciente dos nossos medos na escuridão como também das nossas frustrações na luz. Podemos confiar no Seu constante cuidado. A Sua visão amorosa e mão protetora estão sempre sobre nós. Talvez estejas enfrentando horas de solidão por causa de alguma doença ou da perda de um amado. As sombras da noite fazem a tua ansiedade parecer maior do que é. As dúvidas surgem e os medos inundam a tua alma, tirando-te o sossego de que precisas. Confia no Pai Celestial, e poderás dizer com o salmista, "Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança (Salmo 4:8). Lembra-te que Deus está sempre acordado. - PVG 23.8.2017

  • Texto de Rubem Alves, do livro: “Perguntaram-me se acredito em Deus”. Editora Planeta, 2007 - A noite estava escura, céu sem estrelas. De vez em quando ouvia-se o uivo de um lobo bem longe, misturado com o barulho do vento. As crianças reunidas na tenda do Mestre Benjamin estavam com medo. Mestre Benjamim sentiu o medo nos seus olhos. Foi então que uma delas perguntou: - Mestre Benjamim, há um jeito de não ter medo? Medo é tão ruim! Mestre Benjamim respondeu: - Há sim... E ficou quieto. Veio então a outra pergunta: - E qual é esse jeito? - É muito fácil. É só pensar como as ovelhas pensam... - Mas como é que vou saber o que as ovelhas estão pensando? Mestre Benjamim respondeu: - Quando durante a noite, as ovelhas estão deitadas na pastagem, os lobos estão à espreita. E eles uivam. As ovelhas têm medo. Mas aí, misturado ao uivo dos lobos, elas ouvem a música mansa de uma flauta. É o pastor que cuida delas e não dorme nunca. Ouvindo a música da flauta elas pensam: Há um pastor que me protege. Ele me leva aos lugares de grama verde e sabe onde estão as fontes de águas límpidas. Uma brisa fresca refresca a minha alma. Durante o dia ele me pega no colo e me conduz por trilhas amenas. Mesmo quando tenho de passar pelo vale escuro da morte eu não tenho medo. A sua mão e o seu cajado me tranquilizam. Enquanto os lobos uivam, ele me dá o que comer. Passa óleo perfumado na minha cabeça para curar minhas feridas. E me dá água fresca para sarar o meu cansaço. Com ele não terei medo, eternamente... (Salmo 23, paráfrase) Mestre Benjamim parou de falar. Os olhos de todas as crianças estavam nele. Foi então que uma delas levantou a mão e perguntou: - E os lobos? Eles vão embora? Eles morrem? - Os lobos continuam a uivar. E continuam a ser perigosos. O pastor não consegue espantar todos eles. E por vezes eles atacam e matam. Mas as ovelhas, ouvindo a música da flauta do pastor dormem sem medo, não porque não haja mais perigo, mas a despeito do perigo. Não há jeito de acabar com o perigo. Mas há um jeito de acabar com o medo. Coragem é isso: dormir sem medo a despeito do perigo... As crianças voltaram para suas tendas e dormiram sem medo, pensando nos pensamentos das ovelhas. De vez em quando, lá fora, ouvia-se o uivo de um lobo faminto. Desde então, tornou-se costume contar ovelhinhas para dormir. Walmir Vigo Gonçalves15.10.2009

  • Caio Fábio, ilustre pregador e escritor, entre seus livros lançou um pequeno opúsculo com o título "A  Igreja Fora do Portão".  O livro é pequeno. A mensagem é profunda e muito oportuna. Diz o autor que há cristãos que vivem atrás dos portões, fechados para si. Certa feita os discípulos também ficaram atrás de portas trancadas, com medo dos judeus. Jesus ressuscitado, entrou ali e prometeu paz a eles, e incentivou a que saíssem levando as boas novas a todas as gentes.21.10.2009

  • Loyde John Ogilvie (pastor norte-americano) conta a história de um menino que conheceu numa viagem. Ele observou o menino sozinho na sala de espera do aeroporto aguardando seu vôo. Quando o embarque começou, ele foi colocado na frente da fila para entrar e encontrar seu assento antes dos adultos. Quando Ogilvie entrou no avião, viu que o menino estava sentado ao lado de sua poltrona. O menino foi cortês quando Ogilvie puxou conversa com ele e, em seguida, começou a passar tempo colorindo um livro. Ele não demonstrava ansiedade ou preocupação com o vôo enquanto a preparação para a decolagem estava sendo feita. Durante o vôo, o avião entrou numa tempestade muito forte, o que fez que ele balançasse como uma pena ao vento. A turbulência e as sacudidas bruscas assustaram alguns dos passageiros, mas o menino parecia encarar tudo com a maior naturalidade. Uma das passageiras, sentada do outro lado do corredor ficou preocupada com aquilo tudo, e perguntou ao menino: - "Você não está com medo?" - "Não senhora, não tenho medo" ele respondeu, levantando os olhos rapidamente de seu livro de colorir: "Meu pai é o piloto." Existem situações em nossa vida que lembram um avião passando por uma forte tempestade. Por mais que tentemos, não conseguimos nos sentir em terra firme. Temos a sensação de que estamos pendurados no ar sem nada a nos sustentar, a nos segurar, em que nos apoiarmos, e que nos sirva de socorro. No meio da tempestade, podemos nos lembrar de que nosso "PAI É O PILOTO". Apesar das circunstâncias, nossa vida está nas mãos do Deus que criou o céu e a terra. Ele está no controle, por isso não há o que temer. Se um medo inconsolável tomar hoje conta do seu ser, diga: "MEU PAI É O PILOTO, NÃO TEMEREI MAL ALGUM!" 1.12.2009

  • São muitas as pessoas que, por seu pavor à morte, estão deixando de realmente viver. Paul Simonton 1.12.2009

  • Alguns meses atrás nossa família foi para uma piscina. Eu estava no fundo da piscina e minha filha de quatro anos, Savana, veio descendo até a parte rasa da piscina. Ela não sabia nadar, mas, ela usava bóias nos braços. Savana desceu para a piscina e assim que entrou na água ela disse “Pai, estou com medo. Quero ir até onde você está”. Eu achei engraçado a ingenuidade dela e disse “Savana, é muito mais fundo aqui onde eu estou”. Ela disse, “Não me importo. Eu quero ir até onde você está”. “Tudo bem, venha,” eu disse. Ela começou a nadar estilo “cachorrinho”, atravessando a piscina, um metro, dois metros, três metros, até quatro metros de profundidade. Quando ela chegou perto, ela se agarrou ao meu pescoço, e o olhar dela de pânico se transformou em alívio. Ao lado do pai dela ela sentiu-se segura, e fez pouca diferença para ela quão profundas ou perigosas as águas ao nosso redor. – Dave Stone em Preaching Today (Pregação para Hoje) 13.2.2010

  • O seu medo pode pará-lo ou pode prepará-lo. John Strobs 2.3.2010

  • O general, passando a tropa em revista, pára diante de um soldado e diz: – O que você faria se fôssemos para a guerra? – Eu lutaria por dois, senhor – responde o soldado. – E o que você faria? – pergunta o general ao soldado seguinte. – Bem, senhor, já que ele vai lutar por dois eu volto para casa. 2.3.2010

  • Denis Boyles sabia que seria um desafio entrevistar um homem numa montanha russa - especialmente se a entrevista fosse durante uma tentativa de conseguir um recorde mundial. Depois de diversas voltas na montanha russa, Denis ficou tão dominado pelo medo que mal podia falar. Mas depois o homem que estava entrevistado mostrou-lhe como usar e apoiar o corpo e os pés nas curvas, giros e voltas. Num artigo que escreveu para uma revista, Boyles explicou como isso lhe tirou o pavor - pois também aprendeu uma lição sobre o risco e o medo. A montanha russa dava um sentimento de risco, embora fosse bastante segura. Porém, dirigir um carro até o parque de diversões significava um risco muito maior de se machucar. O risco e o medo são facilmente confundidos. Enquanto Jesus e seus discípulos atravessavam o Mar da Galiléia, levantou-se uma tempestade e as ondas inundavam o barco. É inacreditável, mas Jesus estava dormindo. Os discípulos o acordaram e disseram: "Senhor, salva-nos! Vamos morrer!" (Mateus 8:25). Com uma amável repreensão, Jesus perguntou: "Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?" Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bagunça (v. 26). Assim como os discípulos, quanto mais aprendemos de Jesus, tanto mais confiamos nele. Nosso maior risco é de não dependermos dele quando a vida parece estar fora de controle. 9.4.2010

  • Medo não pode rimar com religião. No entanto, quando criança ouvi um cântico, que chamo de horroroso: "Cuidado olhinho o que vê! O Salvador do céu está olhando pra você! Cuidado olhinho o que vê!": Talvez com boa intenção, o poeta descreveu Deus como alguém a ser temido. O resultado, no entanto, não podia ser pior, como se Deus fosse para ser temido, não para ser amado. Felizmente, ainda criança ouvi a verdade bíblica de que "no amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor" (1João 4.18). Sim, o amor de Deus não comporta medo a Deus, mas pressupõe a liberdade plena da graça. O medo humano não aperfeiçoa, porque adoece. - Israel Belo de Azevedo. 16.6.2010

  • Estávamos deitados sobre um cobertor no gramado, curtindo uma tarde no parque, quando meu marido disse: - Não se mova. Tem uma aranha perto do seu rosto. Imediatamente gritei e me levantei. - Eu disse para não se mexer! - gritou ele. - Eu sei, mas você também disse "aranha". 30.6.2010

  • Alexander Maclaren, escritor escocês de outra geração, conta a história de como venceu o temor. Quando menino, ele trabalhava em Glasgow, a alguns quilômetros da vila em que vivia. Ele passava a semana na cidade e voltava para casa nos sábados à noite. No caminho havia uma passagem que, dizia a superstição local, era cheia de espíritos maus. Durante a primeira semana de trabalho, o rapazinho não cessou de atormentar-se com a idéia de que sua caminhada de volta ao lar passava por esse desfiladeiro. Esse medo antecipado assombrou todos os momentos que ele passou acordado naquela semana. Chegou a noite de sábado e ele não tinha outra alternativa a não ser tomar coragem e ir para casa. Ao chegar à passagem, o seu coração batia em disparada. Ele parou em pânico. Seus pés pareciam de chumbo. De súbito, ouviu uma voz que o chamava de dentro da noite: “Alex, é seu pai. Eu vim para atravessar o desfiladeiro com você.” Durante toda a vida, Maclaren jamais se esqueceu da coragem e força que sentiu naquela noite quando o pai graciosamente atravessou com ele aquela garganta horrorosa. 31.8.2010

  • Diz uma antiga lenda que um camundongo vivia angustiado com medo do gato. Um mágico teve pena dele e transformou-o num gato. Mas aí ele ficou com medo do cão... Por isso o mágico transformou numa pantera. Então ele começou a temer os caçadores. A essa altura o mágico desistiu e transformou-o em camundongo novamente e disse: "Nada que eu faça por você vai ajudá-lo porque você tem apenas a coragem de um camundongo." É preciso coragem para romper com o projeto que nos é imposto. Mas saiba que coragem não é a ausência do medo e sim a capacidade de avançar apesar do medo. Portanto, o que devemos fazer é caminhar para frente, enfrentar Adversidades e vencer os medos, não podemos nos derrotar, nos entregar por causa dos medos. 20.9.2010

  • Martin Lindstrom, o criador da Buyology, trouxe conceitos da neurociência que podem transformar o branding conforme o conhecemos e revelou as tendências que mais marcarão a comunicação de marketing nos próximos anos. Segundo Lindstrom, as emoções ditas “negativas”, como o medo e a culpa, serão cada vez mais exploradas pelos anunciantes para vender, porque são reflexos do momento pelo qual passamos. “O medo é a próxima arma do branding”, disse, taxativo. Nos Estados Unidos no ano passado, as vendas de armas aumentaram 19%, as de alarmes para residências aumentaram 21% e, de camisinhas, 22%. A explicação? “Inconscientemente, estamos tentando nos proteger do ambiente. E o medo é importante, porque quanto mais você o sente, mais alerta estará.” Surpreendentemente, a marca que mais cresce nos Estados Unidos é a do gel antisséptico Purell. Alcançou 156% de crescimento em 2009. Suas mensagens aos consumidores ativam o medo. Por exemplo, informa que são necessários apenas 15 segundos para pegar um vírus mortal. E também pergunta: “Você ousa deixar seu filho sair de casa sem Purell?”. Além disso, faz campanhas para as pessoas se sentirem mais seguras, usando a “sala de controle instantâneo do vírus”. “A culpa é o novo vírus global. Mães se sentem culpadas por não terem tempo. Gordos se sentem culpados por não emagrecerem. Usuários de produtos de luxo se sentem culpados. Somente as crianças não sofrem culpa”, comenta o palestrante. Não é à toa que as vendas de brinquedos Lego aumentaram 22% em 2009. Lindstrom contou que foi feito um experimento com uma mulher que consumia produtos da marca Louis Vuitton, que dizia que adorava a marca devido à qualidade e ao design. Seu cérebro foi submetido ao exame de ressonância magnética funcional quando em contato com a marca. “Percebemos que a área ativada no cérebro pela marca Louis Vuitton naquela pessoa era a mesma que se ativa quando alguém se sente superior aos outros.” A história de vida daquela mulher explicava: aos 16 anos, era rejeitada pelos amigos; aos 26, conseguiu um emprego, enquanto os colegas não conseguiram. Ganhou uma bolsa da marca como recompensa por ser “superior”. Uma motivação que jamais seria revelada conscientemente. Para essa mulher, a bolsa Louis Vuitton era um símbolo poderoso. Outra constatação interessante é protagonizada por Coca-Cola e Pepsi. Ainda que o sabor Pepsi seja preferido em testes cegos, a Coca-Cola é campeã em vendas. Durante experimentos, as pessoas chegam a mudar de ideia quando reconhecem a marca Coca-Cola. Dizem: “Desculpe, me enganei, eu prefiro é a Coca”. Essa reação à marca deu a Lindstrom a noção de por que nove entre dez lançamentos de produtos fracassam. “No Japão, são 9,8 entre dez produtos, ainda que, lá, os consumidores assistam às propagandas por oito anos e não seis anos, como em outros países”, observou o palestrante, apontando para a necessidade de mudanças no branding. 20.10.2010

  • Numa festa, a madame é apresentada a um eminente político. — Muito prazer! — diz ele. — O prazer é meu! Saiba que já ouvi muito falar do senhor! — É possível, minha senhora, mas ninguém tem provas! 28.10.2010

Medo, Medroso

bottom of page