top of page

MINHA VIDA TEM PROPÓSITO

Hebreus 12.1

 

Introdução

Clipe... quem que nunca usou um clipe de papel? Ele foi inventado por um norueguês  que acabou ganhando muito dinheiro com a sua invenção.

O clipe é usado pra muitos fins: coçar a orelha, abrir uma fechadura, serve inclusive, para prender folhas de papel.

Uma ironia, não é? ...clipes foram feitos para prender folhas de papel e não, incluve.

Conta-se que um grande banco de Londres, resolveu acompanhar o destino de 100.000 clipes de papel e observou o seguinte: que somente 2.000 deles é que eram usados para prender papéis. O banco descobriu que 14 mil clipes foram dobrados e torcidos durante conversas ao telefone... outros milhares foram usados como alfinetes de roupas, palitos de dentes, limpadores de unha... e o banco descobriu mais: que 40.000 dos clipes caíam no chão e eram simplesmente varridos para o lixo.

Agora, que coisa chocante: constatar que algo tão bem inventado e tão útil, seja assim tão mal usado e até desperdiçado!

O que você está fazendo com a sua vida?

Muitas pessoas estão palitando os dentes ou coçando as orelhas, quando a bem da verdade, Deus as fez para trazer glória e honra ao Seu nome.

Você está vivendo corretamente para o propósito para o qual foi criado? ...com muita tristeza digo isso, mas preciso dizer: a vida de muitas pessoas está indo para o lixo... a vida de muitos está sendo desperdiçada.

Mas também quero lhe dizer algo muito positivo: Deus tem um lugar pra você.

O texto de Hebreus 12.1 diz: “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta” (ACF).

 

Este verso da Bíblia sugere que você está num grande estádio (tipo o Maracanã, o Engenhão), e você está lá na pista, para a corrida da sua vida.

E das arquibancadas, porque você está rodeado por uma nuvem de testemunhas... uma mulher desce das arquibancadas, vem para perto do alambrado... ela está assim, muito bem vestida, usando jóias de ouro, uma coroa enfeitada com pedras preciosas, fazendo lembrar a realeza.

Enquanto você se move lá na pista, ela chega mais perto e fala pra você, esbanjando simpatia: "Eu tenho uma notícia muito importante", ela fala: "Deus tem um lugar pra você." E antes de retornar ao lugar, ela diz: "Eu sou Ester".

Sabe, se houve alguém com um forte senso de lugar e destino, essa pessoa foi Ester. No entanto, na maior parte dos anos da sua vida, Ester não percebia que Deus tinha um lugar especial pra ela.

Vamos ler um pouco da história em Et 2.5-7: “Em Susã morava um judeu chamado Mordecai, filho de Jair e descendente de Simei e de Quis, da tribo de Benjamim. Quando o rei Nabucodonosor, da Babilônia, levou de Jerusalém como prisioneiro o rei Joaquim, de Judá, Mordecai estava entre os prisioneiros que foram levados com Joaquim. Mordecai levou consigo a sua prima Hadassa, isto é, Ester, uma moça bonita e formosa. Os pais dela tinham morrido, e Mordecai havia adotado a menina e a tinha criado como se ela fosse sua filha”.

Ester é alguém que pode dizer: "Na maior parte da minha vida eu me senti deslocada, um peixe fora d’água. Meus pais morreram quando eu era jovem ainda, e fui adotada por meu tio, chamado Mardoqueu ou Mordecai. Na casa dele eu me sentia fora de lugar. Também cresci num país diferente do meu... e o fato de ser levada à corte do rei me fez sentir mais ainda deslocada, fora de lugar, um peixe fora d’água".

Ester viveu numa época em que os hebreus haviam sido arrancados de sua pátria e levados para a Pérsia... ela passou por muitas dificuldades na vida, mas também teve uma rara oportunidade.

Quando o rei Assuero procurava uma nova rainha, as jovens solteiras mais bonitas da terra, foram levadas e apresentadas a ele. E entre elas estava Ester, embora fosse estrangeira – um fato que ela não contava pra ninguém. E para alegria de Ester e do tio Mardoqueu, ela foi a escolhida do rei... a escolhida para ser rainha (v.16-17).

Maravilhoso... a vida de Ester parecia estar destinada a um final feliz, do tipo “contos de fada”.

No entanto, aconteceu o seguinte: um oficial do rei chamado Hamã, guardava um certo rancor contra Mardoqueu e por causa desse rancor, ele tramou um plano para levar à morte todos os judeus que estavam no reino  de Assuero (Et 3).

E quando Mardoqueu descobriu o plano ele foi pedir ajuda a Ester, à rainha! Para salvar o seu povo, Mardoqueu queria que Ester apelasse ao rei.

Encontrando o lugar dela

Já houve momentos na sua vida em que você teve a sensação de estar em lugar errado?

Ester compreende esse seu sentimento. Durante toda a vida, ela se sentiu como uma estrangeira, como alguém fora do lugar.

Entretanto, Ester descobriu o propósito de Deus para a sua vida, e hoje ela te encoraja com essas palavras: "Você nunca está deslocado quando está no centro da vontade de Deus".

O pedido que Mardoqueu fez pra Ester, não era simples. Para fazer a diferença, Ester precisaria de muita coragem.

Porque na época de Ester, era assim: se uma pessoa que não tivesse sido chamada pelo rei, aparecesse diante dele e ele não estivesse satisfeito, ela seria executada!

E fazia 30 dias que Ester não era chamada à presença do rei. Se ela fosse por conta própria, sua vida estaria em risco. Então, à princípio, ela não aceitou o pedido de Mardoqueu, não aceitou porque também não havia entendido ainda o lugar que Deus tinha para ela.

 

A Bíblia diz assim (Et 4.13-14): "Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester: Não imagines no teu íntimo que por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?”

A palavra de Mardoqueu ajudou Ester a ver melhor as coisas. Pela primeira vez, ela percebeu que Deus tinha um lugar para ela... e bastou isso para que Ester entrasse em ação e fizesse a diferença no lugar onde estava.

Vamos ler (Et 4.15-16): Então disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu: Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci”.

Ester, agora sabia que o privilégio de ser Rainha não era apenas para o seu prazer. Agora ela sabia: estava ali naquele palácio por um propósito de Deus... por um propósito de Deus!

Ah! eu tenho certeza, uma certeza matemática, assim como da mesma forma que 2 + 2 é igual a 4, eu tenho certeza: Deus tem um propósito pra você neste lugar.

E o propósito eu até imagino qual é: primeiro, se você ainda não é um crente, eu acredito que Deus trouxe a igreja pra este lugar para que você pudesse ser alcançado por ela... pra que você se torne um crente também e, diga-se de passagem, um bom crente, dos melhores que esta cidade já viu! Amém?

E você que é um crente, um filho de Deus, uma filha de Deus, tenho pra mim, que o grande propósito de Deus para a sua vida nesse lugar, é que você faça a diferença, ganhando muitas almas pra Jesus.

E você vai ganhar, eu sei, eu estou vendo pela fé, muitas pessoas dando testemunho e dizendo assim: “Olha, eu estou me batizando hoje é por causa da graça e misericórdia de Deus para comigo, mas também é porque o Eduardo me ajudou... o Francisco me ajudou... a Jaqueline me ajudou... a Mariinha me ajudou... você fez a diferença na minha vida, é por isso que estou aqui!” Aleluia!

E sabe, quando uma pessoa compreende o seu propósito na vida, ela ganha coragem e cumpre a vontade de Deus.

Irmão, sempre deve aparecer alguém para fazer a diferença neste mundo.

Deus colocou você num lugar onde você é necessário, onde tem gente precisando de você.

A decisão, porém, de fazer o que você pode fazer no lugar em que está, é sua.

 

Conclusão

E a história de Ester é um grande incentivo: você saber que Deus está presente e que Ele pode te usar aonde você está, isso é tremendo!

Você está na pista do estádio deste mundo, fazendo a corrida da sua vida... está rodeado por uma nuvem de testemunhas, e entre elas está a Ester.

E ela te diz: “Talvez você não compreenda o plano de Deus para a sua vida. Isso já aconteceu comigo, mas isso não anula o interesse de Deus por você. Ele continua desejoso de usar a sua vida. Então, tenha fé e permaneça na obediência a Deus”.

Segunda coisa que Ester diz: “Quando você se der conta do propósito de Deus para a sua vida, você se sentirá animado. Quando Mardoqueu me explicou que Deus permitiu que eu fosse escolhida rainha, era para salvar o meu povo, eu reconheci meu propósito e me animei”.

 

Oração

Senhor, permita que cada um enxergue, além das lutas, o grande propósito que o Senhor tem para suas vidas. Fortaleça a cada um, para que cada um tenha alegria de estar no lugar onde o Senhor os colocou. Eu sei que quando o Senhor fizer isso, cada um ficará animado, fortalecido para entrar em ação e assim cumprir com a Sua vontade...

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 21/3/2011

bottom of page