DEUS NOS DÁ FORMA PARA O MINISTÉRIO
Jó 10.8-9
“Foram as tuas mãos que me formaram e me fizeram. [...] Lembra-te de que me moldaste como o barro...”.
Introdução
Domingo passado nós iniciamos a Palavra com um pequeno vídeo que mostra um profissional dando forma ao barro, fabricando vasos. Não se trata de nenhuma novela, mas vale a pena ver de novo! Olha aí...
Você viu um artesão dando forma ao barro, fabricando um vaso que será usado para alguma coisa. Deus também nos dá forma para sermos utilizados em algum serviço.
Sim, existe um propósito de estarmos neste planeta! Eu e você e todos os demais seres humanos, todos fomos criados por Deus para servir – servir a Deus e servir uns aos outros.
E por isso, pode estar certo, Deus também nos molda. Assim como o artesão dá forma ao barro, Deus também nos dá uma forma para servir.
Como Deus nos modela para o serviço?
Ah! Esta palavra serviço é uma palavra sinônima para ministério. A Bíblia usa muitas vezes a palavra ministério para falar do serviço que prestamos para Deus e para as pessoas. São sinônimos: serviço - ministério; servir - ministrar.
Isso deve ficar claro porque muitos ouvem falar em ministério hoje em dia, e logo pensam no Ministério da Fazenda, Ministério do Trabalho, Ministério da Saúde e por aí vai.
No caso aqui, essa é uma palavra bíblica que significa serviço.
Pois bem, como o artesão que trabalha o barro, dando a ele a forma de vaso, Deus também nos molda, nos dá uma forma.
Desde o ventre da nossa mãe e do nosso nascimento e durante o nosso crescimento, Deus vai nos dando uma forma, um formato, para servirmos à Ele e às pessoas.
Lemos em Jó aquela declaração: “Foram as tuas mãos que me formaram e me fizeram. [...] Lembra-te de que me moldaste como o barro”.
Isso até explica porque somos diferentes. Alguns tem mais barro do que os outros, não é não... cada um tem recebido capacidades e tido experiências na vida, que o outro não teve. Isso nos faz diferentes.
Portanto, não somos possuidores da mesma forma. Alguns até acham que Fulano devia fazer como Sicrano, devia ser como ele, porque ele é assim, ele faz isso e coisa e tal.
Eu e Tânia, como líderes, sofremos muito isso. Há tantos pastores e tantas pastoras, que facilmente se diz: “Você devia fazer como Fulana, que prega, que fala no microfone”.
Cada um de nós tem um jeito, porque Deus quis assim; Deus gosta de variedades. Então, você tem uma forma exclusiva de servir a Deus e servir ao próximo. Você é único.
Como que isso foi conseguido? Como pode existir no mundo uma forma que é toda sua, para servir a Deus e às pessoas?
Essa forma é a combinação das suas capacidades e das suas experiências.
Este pastor norte-americano, Rick Warren, criou um acróstico que nos ajuda a entender o surgimento da nossa FORMA para servir.
Ele aponta cinco fatores que construíram a sua forma de servir: Sua formação espiritual, as opções do seu coração, os seus recursos pessoais, o seu modo de ser e as áreas de suas experiências na vida.
Esclarecendo sua formação espiritual, lembra que na Palavra de Domingo passado, lemos que “Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada” (Rm 12.6 – NVI).
Deus dá a todo crente, dons espirituais para serem usados no ministério, no serviço. E Deus mesmo é quem escolhe os dons que você vai ter (1Co 12.11 – NVI)!
Esses dons são habilidades especiais que Deus dá para você servir à Ele e servir às pessoas.
A Bíblia diz que Deus dá esses dons a cada crente visando o bem comum (1Co 12.7 – KJ), visando o benefício de todos.
Você já parou para descobrir seus dons espirituais?
Se ainda não, a chave para abrir esse tesouro, consiste numa pergunta simples que você deve fazer. A pergunta é: “O que você gosta imensamente de fazer que poderia ser utilizado para servir a Deus e às pessoas?”
Os dons que você recebeu, revelam o ministério que Deus deseja para você.
Mas não apenas os dons, Deus também nos moldou através das opções do nosso coração.
O coração representa o que você ama fazer, os seus interesses. Um provérbio bíblico muito bonito diz: “Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem somos nós” (Pv 27.19 – NVI).
Seu coração revela o verdadeiro você. Ele revela o porquê de você falar as coisas que fala, sentir como se sente e agir da forma que age.
Impressionante é o fato de cada um de nós ter um batimento cardíaco exclusivo.
Um cardiologista estava explicando: “Cada pessoa tem o seu ritmo próprio”. Imagina isso! Quantos bilhões de pessoas que já viveram nesse mundo, e ninguém teve, tem ou terá um batimento cardíaco exatamente igual ao seu. É como as digitais, a íris do olho – a forma deles não se repete.
Pois, do mesmo modo, Deus deu a cada um de nós um “compasso” emocional único, que dispara quando pensamos em alguma coisa que nos interessa. Isto dá uma boa dica de onde você deveria estar servindo.
Já prestou atenção? Existem certos assuntos que te despertam interesse e outros que te dá tédio, você não liga a mínima pra eles.
De onde vêm esses interesses? Vem de Deus. Portanto, para saber de que forma você deve servir a Deus e servir às pessoas, não ignore os seus interesses. Existe uma razão para você gostar de fazer essas coisas.
Deus quer que você use seus interesses naturais para servir a Ele e servir aos outros.
E a Bíblia diz para servir a Deus de todo o coração e de toda a alma (Dt 11.13 – NVI).
Como você sabe que está servindo a Deus de coração? O primeiro sinal é o entusiasmo.
Quando você está fazendo o que ama fazer, você faz com prazer, faz com gosto. Você não vê nem as horas passarem! O contrário também é verdade: quando você faz aquilo que não ama, você fica entediado.
O segundo sinal de quem serve a Deus com o coração é a eficiência.
Quando você faz o que você ama, você se destaca, você se torna bom nisso.
Há pessoas que estão num emprego só pra ganhar dinheiro. Elas dizem: “Não gosto desse trabalho, é só pelo dinheiro mesmo que aturo fazer isso”.
Isso é vida? De forma alguma. Não satisfaz. O que satisfaz é você fazer aquilo que você ama, que te desperta interesse, te desperta a paixão.
Está vendo? Deus criou você com a missão de servir a Ele e servir às pessoas.
Pois bem, a forma como você vai servir tem a ver com os dons que você recebeu e tem a ver com as opções do seu coração, os seus interesses.
Tem mais outros três elementos que Deus usa para nos moldar, mas esses veremos na próxima vez.
Irmão, irmã: chegue a uma conclusão sobre o que você gosta de fazer. O que Deus colocou no seu coração para fazer? Ah! Você vai amar. Então, faça isso para a glória de Deus.
Reflita: Você foi moldado para servir a Deus.
De que modo você pode se ver servindo a Deus e às outras pessoas apaixonadamente e gostando de servir?
Você já está servindo a Deus?
Pr Walter Pacheco da Silveira, 8/07/2018