DESCUBRA O SEU PROPÓSITO PARA A VIDA I
Colossenses 1.16
"pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele." - Apóstolo Paulo (Cl 1:16)
Introdução:
É atribuído ao famoso Albert Einstein, físico alemão, a seguinte declaração: “Deus não joga dados”. Foi uma forma dele dizer que Deus não lança nada ao acaso, que não faz nada sem um propósito. É muito interessante que um cientista físico tenha declarado isto, porque é uma verdade bíblica: para tudo Deus tem um propósito.
E por conta disso, uma questão importante que você deve considerar é: Por quê estou vivo? Qual é a finalidade da minha vida?
Se você olhar para dentro de você mesmo e olhar para o mundo a sua volta, você não vai encontrar o propósito de Deus para a sua vida, porque isso não tem haver com você. Tem a ver com Deus!
Se você está vivo, como está, ainda estou vendo você aqui, isso significa que Deus tem um propósito para a sua vida neste mundo!
Pra começar, é muito animador saber que Cl 1.16 declara: "...pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, ... todas as coisas foram criadas por ele e para ele" (NVI).
A Bíblia revela os propósitos de Deus para a sua vida, a minha vida. Eu quero falar deles. Vamos responder à seguinte pergunta: Qual a razão de Deus ter trazido você à existência?
A primeira razão de todas está expressa no livro do Ap 4.11, que deixa claro o seguinte: Você foi planejado para o louvor a Deus!
A primeira razão pela qual você foi criado, o primeiro propósito de Deus para a sua vida é precisamente este: você foi criado para o louvor a Deus.
O texto de Apocalipse diz: “Tu Senhor ...criaste todas as coisas, e por sua vontade elas existem e foram criadas." Isto revela que Deus fez você para Ele mesmo. Deus quer agradar-se de você. No Sl 149,4 está: "O Senhor agrada-se do seu povo...".
Você foi criado para o agrado de Deus, para a satisfação de Deus, o prazer de Deus! Os pais agradam observar os filhos... pode ser feiinho toda vida, mas o pai observa os filhos com agrado.
Deus se agrada em observar você, já imaginou?!
Você foi criado à imagem de Deus e recebeu a capacidade de relacionar-se com Ele! Você foi criado pra ter um relacionamento com Deus! Que privilégio o do ser humano – uma criatura desfrutar de uma relação com o seu Criador!
Por isso, a coisa mais importante que você pode conhecer na vida é a verdade de que Deus o ama! E a segunda coisa mais importante é você corresponder ao amor de Deus.
Jesus ensinou isso: "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento." Mateus 22:37-38 (NVI).
Deus é honrado quando nós O amamos acima de todas as coisas!
Então, se você conseguir fazer isso, sua vida terá cumprido o seu propósito principal. Se você amar a Deus... então você terá falhado totalmente.
Uma palavra que expressa bem o seu amor por Deus é: ADORAÇAO. Esse é o primeiro propósito da sua vida: o propósito principal – adorar a Deus!
O que significa isso? Significa mostrar amor a Deus vivendo uma vida que O honre! Tenho certeza, quem buscar o alinhamento do seu coração ao coração de Deus, estará cumprindo com o seu propósito principal.
Diga: “Eu fui feito para adorar a Deus”.
A segunda razão pela qual Deus colocou você aqui na terra, é a seguinte: Você foi criado para ser igreja, a família de Deus!
Está escrito em Ef 1.5: "Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade" (NVI).
Deus desejou uma família e você foi criado para ser parte dela!
Esta família recebe o nome de igreja, é uma família que vai além da sua família terrena, porque essa é eterna.
Irmão, ser crente não é apenas crer em Jesus, crer em Deus, crer no Espírito Santo, crer na Bíblia... Ser crente não é somente acreditar – é também PERTENCER, pertencer à família de Deus – onde temos um Pai e muitos irmãos.
Antigamente, era bastante comum as pessoas, na igreja, se relacionarem umas com as outras chamando-as de irmãos e irmãs... É uma pena que foi esse tempo! Hoje, as pessoas são chamadas de tios, tias... às vezes, se a pessoa tem mais de 40 ou 60 anos, é chamado de irmão...
Bom, os filhos também não ficam em casa chamando um ao outro de irmão. O tratamento não importa muito, o fato é que a igreja é uma família, família de Deus! ...Não é uma instituição religiosa, não é um clube recreativo, não é uma casa de negócios, não é uma organização - é um organismo, é uma família!
Algumas pessoas parecem dizer: "Eu sou crente. Eu só não quero é compromisso com a igreja". Mas, dizer isso é a mesma que querer ser: Um jogador de futebol sem um time, um soldado sem exército, um guitarrista sem guitarra, uma abelha sem colmeia.
Como você se sentiria se uma pessoa lhe dissesse "Eu gosto de você, eu não gosto é do seu corpo". Você gostaria? Jesus também não gosta quando falamos: “Eu sou crente, eu só não gosto é da igreja”, porque igreja é o corpo de Cristo, sabia?
Mas, como é que você mostra que é realmente um crente? É se comprometendo com a igreja que é a família de Deus!
A razão pela qual Deus escolheu a família como uma descrição da igreja é porque nela os membros são irmãos entre si e todos tem o dever de amar uns aos outros!
Há um mandamento de Deus pra isso: "Amem uns aos outros". É um mandamento que aparece 58 vezes na Bíblia. Muito importante.
Portanto, Deus criou você para a comunhão da família, você é igreja! Não fique sem o convívio dos irmãos; participe de uma célula!
Diga: “Eu fui feito para pertencer à família de Deus”.
A terceira razão pela qual Deus criou você é esta: Você foi criado para ficar igual a Jesus
Hoje, Deus não têm mais um filho único, unigênito (como diz Jo 3.16). Hoje, Deus tem muitos filhos. Jesus era o unigênito, mas agora é o primogênito, o primeiro de muitos. Aleluia!
E sobre cada um dos filhos, está escrito que Deus: "...também os predestinou para serem conformes a imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." Romanos 8:29 (NVI).
Isso não é um Plano B de Deus. Esse é o plano de Deus desde o começo com Adão e Eva. Tudo que Deus queria, era Seus filhos conservados à sua imagem e semelhança.
Porém, o pecado interferiu no plano que Deus tinha, mas aí, Ele enviou Jesus à Terra para restaurar o que se havia perdido, de tal forma que pudéssemos ser salvos, e sermos aperfeiçoados no mesmo caráter de Jesus.
Ouça: Deus está muito mais interessado no que você é do que no que você faz. Não é tanto a sua carreira, mas o seu caráter que enche os olhos de Deus.
Por quê? Porque carreira a gente não vai levar para a eternidade, mas o caráter sim! Por isso que a Bíblia diz: "Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus..." Filipenses 2:5 (NVI).
A Bíblia também fala para "Termos a mente de Cristo".
Quando você entende isso, a vida fica mais simples. Você não fica se perguntando o tempo todo: "Por quê está acontecendo isso comigo?" ...porque você já saberá a resposta: É para torná-lo mais parecido com Jesus!
Aqui está uma questão interessante: Se Deus me tornará como Jesus, como que Jesus é?
Ah! Tem um retrato de Jesus em Gálatas 5:22-23, uma pintura chamada o Fruto do Espírito, onde você pode ver nove qualidades próprias de Jesus: Amor, Alegria, Paz, Paciência, Amabilidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão e Domínio Próprio.
Deus quer fazer você ficar assim! E como Deus faz isto? hummm ...é colocando você em situação em que esses frutos são necessários.
Alguma vez Jesus Se sentiu abandonado? Por algum momento Jesus esteve só? Foi tentado? Foi insultado? Houve em sua vida momentos desencorajadores?
A Bíblia diz que Jesus aprendeu a obediência através do sofrimento. Deus não poupou Jesus, por que pouparia você?
Mas, nisso tudo, o plano de Deus é fazer você ficar parecido com Jesus!
É aqui que entra a importância do discipulado. O discipulador deve ser alguém que nos ajuda a ficar parecido com Jesus. Ele pergunta, por exemplo, como estamos em casa, e se a gente é sincero, tem vez que vamos responder: “Ah! Eu gritei com meus pais”, aí, o discipulador nos lembra, com amor e carinho: “Querido, você não está se parecendo com Jesus fazendo isso. Você precisa se corrigir!”
Através do discipulado a gente a gente vai se tornando parecido com Jesus. Aleluia!
Diga: “Eu fui feito para ficar igual a Jesus”.
Bom, já mostrei que você foi criado para o louvor a Deus, (adoração); que você foi criado para pertencer à família de Deus (viver a comunhão); que você foi criado para see tornar como Jesus, com a ajuda do discipulado.
Agora, a quarta razão pela qual Deus criou você é essa: Você foi criado para servir.
A Bíblia diz em Ef 2.10 o seguinte: "Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos." (NVI)
Outro nome para essas "boas obras" é a palavra sacerdócio.
A Bíblia é muito clara a respeito disto – ela diz que todo crente deve ser treinado para servir. Está escrito em Ef 4.11-12 que Deus deu cinco dons ministeriais para treinar os crentes para o serviço: “Foi ele quem “deu dons às pessoas”. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. 12 Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo é e capacitado para o ministério”.
Veja, cada membro do corpo de Cristo, cada crente é um sacerdote, um ministro em nome de Deus.
Você deve se perguntar: O que farei com os talentos que recebi de Deus? O que farei com os dons espirituais que tenho?
Quando você chegar no céu, eu penso que Deus irá fazer duas perguntas: 1) Como você tratou a presença de Jesus na sua vida? 2) O que fez com o que eu lhe dei?
Alguns têm uma ideia errada sobre o que faremos no céu: Não vamos ficar sentados por lá o dia todo e tocar uma harpa. Não! Nós vamos servir a Deus na eternidade! O serviço começa nesta vida!
Portanto: Você foi criado para adorar a Deus, foi criado para pertencer à família de Deus, foi criado para ficar parecido com Jesus, e foi criado para servir.
E tem uma quinta razão pela qual Deus criou você: Você foi criado para uma missão na obra de Deus.
Na Bíblia, lemos de Jesus falando aos discípulos: "Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo." João 17:18 (NVI)
Todo crente precisa de um serviço na igreja e de uma missão no mundo! E qual é a nossa missão no mundo? Jesus estabeleceu em Mt 28.29-20: “Ide e fazei discípulos”.
Deus não quer que nenhuma pessoa se perca! Nenhuma criança, nenhum adolescente, nem um jovem, nenhum adulto ou idoso.
Sua missão é dar testemunho de Jesus.
Talvez, você já tenha se perguntado: "De que tamanho deve ser a nossa igreja?” ...ela deve crescer até 200 pessoas ou, até não ter mais espaço aqui neste prédio?
Quando você pergunta “De que tamanho deve ser a nossa igreja?”, você está fazendo a pergunta errada! A pergunta certa é "Aqui na cidade, quem precisa de Jesus?"
Porque, ouça isto: Enquanto existir uma pessoa perdida, sem Jesus, esta igreja precisa continuar crescendo. Amém?
Conclusão:
Então, você tem cinco razões para alinhar a sua vida com Deus. Você foi:
Criado para o louvor a Deus
Criado para a família de Deus
Criado para tornar-se igual ao Filho de Deus
Criado para servir em nome de Deus
Criado para uma Missão na obra de Deus
Então, amado, 2016 – ANO DO ALINHAMENTO. Vamos que vamos! Amém?
Pr Walter Pacheco da Silveira, 21/02/16