top of page

UMA VIDA COM PROPÓSITO

Diversos

INTRODUÇÃO

Neste próximo momento eu quero compartilhar com você alguns textos bíblicos que nos ajudam a entender o propósito da nossa vida.

Porque a vida é mais do que viver.

Muitos vivem, mas vivem sem propósito, ou porque desconhecem o propósito ou porque ignoram o propósito.

 

Então, passam pela vida desperdiçando o tempo precioso que Deus dá e as oportunidades que Deus também dá.

 

O brasileiro Francisco Otaviano, homem culto lá da época do Brasil Império, poeta que era, escreveu: “Quem passou pela vida em branca nuvem... Só passou pela vida, não viveu”. Acontece com muitos. Para encontrarmos o propósito da vida, algumas perguntas básicas precisam ser feitas.

 

Então, que eu quero apresentar algumas perguntas seguidas de uma resposta bíblica, a fim de que você seja ajudado a compreender o propósito da sua vida.

 

1- DE ONDE VIEMOS?

A primeira pergunta é essa: de onde viemos?

Conhecer nossa origem, de onde viemos, define o nosso propósito e, sobretudo, o nosso destino.

De onde viemos? No livro de Gênesis, nome que significa “origem” ou “princípio” (daí termos palavras como genealogia, genética)...

Gênesis é o livro das Escrituras Sagradas que revela a origem do universo, da terra, da humanidade. A história das origens está nesse livro.

 

Então, abrindo a Bíblia em Gênesis, logo no capítulo 1.26, lemos sobre a origem do ser humano, está escrito: “E Deus disse: Façamos o ser humano à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (NAA).

Veja, não somos fruto do acaso. Não procedemos de uma ameba. Não somos resultado de uma evolução de milhões e milhões de anos. Nossa

origem não está nos macacos. Nós viemos das mãos de Deus, o Criador.

 

Nossa origem é divina. Somos a obra prima da criação de Deus. O salmista cantava: “Saibam que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos” (Sl 100.3 – NAA).

Esta é a verdade incontestável: fomos criados por Deus. As mãos de Deus nos formaram. Essa é nossa origem! Viemos de Deus. Quantos dizem um “amém” em concordância?

 

2- QUEM SOMOS?

A segunda pergunta, cuja resposta nos ajuda a compreender o propósito da nossa vida, a pergunta é: quem somos?

 

Fomos criados, você viu o texto de Gn 1.26, fomos criados à imagem e semelhança de Deus.

Isso não significa que essa semelhança é física; não é porque Deus é Espírito, uma Pessoa espiritual.

 

Agora, quem somos? Feitos à imagem e semelhança de Deus, isso significa que somos seres morais e espirituais.

 

O Senhor nos deu uma consciência, somos capazes de julgar o que é certo ou errado. Somos o único ser capaz de ter relacionamento com Deus, o Criador, de forma inteligente. Deus nos fez e nos formou de forma assombrosamente maravilhosa, assim se expressou o salmista no Sl 139.13-16: “Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no ventre de minha mãe. Graças te dou, visto que de modo assombrosamente

maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles ainda existia” (NAA).

 

Então, quem somos? Somos seres morais e espirituais.

Podemos ter nossos olhos abertos, nossos ouvidos desimpedidos e nosso coração de pedra trocado por um coração de carne! Podemos conhecer e nos relacionar com Aquele que é a essência da própria vida eterna, o Senhor Deus.  Somos espirituais. Temos um corpo, mas também somos possuidores de uma alma e de um espírito. Isso significa que estamos capacitados para o prazer de Deus.

 

3- POR QUE ESTAMOS AQUI?

E isto nos leva para a terceira pergunta: por que estamos aqui?

Ah! Nossa vida tem um propósito. Não caímos nesse mundo de paraquedas. Não estamos aqui por acaso. Não viemos à existência sem motivo.

 

Viemos ao mundo para cumprir o propósito de Deus. Eu quero que você preste atenção a este verso da Bíblia, está no livro do profeta Isaías (43.7): “todos os que são chamados pelo meu nome, os que criei para

minha glória, sim, aqueles que formei e fiz” (NAA).

Qual o propósito de estarmos aqui nessa vida? O fim principal de nossa vida, de nossa existência, é glorificar a Deus, dar prazer à Ele, dar alegria para Ele e para sempre. Esse é o propósito!

Mas, sabe, em toda a criação de Deus, somente duas das Suas criaturas, falham em glorificar a Deus: os anjos caídos (que são os demônios) e nós as pessoas, os seres humanos.

 

O pecado, basicamente, consiste nisto: não dar glória a Deus, ou seja, amamos muito a qualquer coisa, mais do que a Deus. Isso é pecado, porque deixamos de glorificar a Deus e atribuímos mais valor, mais

importância, mais amor, a nossa própria glória.

 

Nesse quesito a Bíblia diz: “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus” (Rm 3.23 – NTLH).

 

Nenhum de nós tem dado a Deus toda a glória que Ele merece.

Entretanto, cumprir com este propósito, viver para a glória de Deus, é a maior realização que podemos alcançar em nossa vida.

 

Por que estamos aqui? Nosso papel, nosso propósito, é amar a Deus sobre todas as coisas. John Piper lembra numa devocional escrita por ele, que todas as coisas foram criadas para a glória de Deus e devemos fazer tudo para este fim.  Então, ele pergunta: “Como eu posso ir para o trabalho, como posso limpar minha casa, como posso educar os meus filhos hoje, para glória de Deus? Como posso comer pizza ou beber suco de laranja para a glória de Deus?”

 

Porque é verdade, está escrito isto: “se vocês comem, ou bebem ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1Co 10.31 – NAA).

 

Preste atenção: não estamos aqui para fazer o nosso nome, não estamos aqui para acumularmos riquezas, não estamos aqui para buscar a nossa própria glória... estamos aqui para adorarmos a Deus, para glorificarmos a Deus.

 

E nós glorificamos a Deus quando vivemos nesse propósito. Os pássaros glorificam a Deus ao voar, gorjear, ao fazer um ninho e outras coisas próprias dos pássaros. Uma formiga glorifica a Deus quando cumpre o propósito para o qual ela foi criada. Deus fez as formigas para serem formigas. E Deus fez você para você ser você – alguém para dar alegria ao coração de Deus.

 

Você está aqui para isto! No século II, Irineu, que foi um teólogo e escritor cristão, disse: “A glória de Deus é uma pessoa que vive em plenitude”. Você está aqui para dar alegria ao coração de Deus, e quando você vive nesse propósito, Deus enche o seu coração de alegria também.

 

4- PARA ONDE VAMOS?

Finalmente, a pergunta é: para onde vamos?

Nesse ponto, não é preciso ser um grande observador para concluir o seguinte fato: nós vivemos num mundo onde todas as coisas são passageiras e estão morrendo. É preciso ser muito cego para não perceber isso. Todas as coisas ao nosso redor estão morrendo e caminhando para o seu fim. A matéria não é eterna. Tudo o que é criado  está sujeito à morte, exceto a nossa alma. Nós estamos indo para a eternidade.

Talvez, nessa altura, alguém esteja dizendo: “Que isso? Nós estamos indo, é para a sepultura. Todos estamos caminhando para a morte”.

 

Sim, mas preste atenção: as coisas que estão além da sepultura, são eternas. A verdade básica é que a morte não é o fim de todas as coisas.

 

Há muitas especulações sobre o que acontece depois da morte. Mas esse é um assunto que não pode ser considerado sem as Escrituras Sagradas.

 

É Jesus que, no evangelho de Lucas 16, revela para nós o que vem depois da morte. Falando sobre um homem rico e um mendigo de nome Lázaro, Jesus ensinou sobre o céu e sobre o inferno.

 

Ninguém gosta muito de escutar sobre o inferno. É um lugar de tormento eterno, de choro e ranger de dentes. É um lugar de lembranças das oportunidades perdidas. É o lugar de remorso. É o lugar de separação eterna de Deus.

 

E, sabe, não temos de fazer nada para irmos para o inferno. Não é preciso que a pessoa roube, não é preciso que ela minta, que ela mate, que ela cometa adultério...

A Bíblia diz que todos pecaram e por essa razão, estão separados da glória de Deus. Portanto, toda pessoa é pecadora e está perdida e assim permanecerá se não crer em Jesus, o Filho de Deus, para a sua salvação.

 

É por essa causa que no evangelho de João está escrito: “Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna; porém quem desobedece ao Filho nunca terá a vida eterna, mas sofrerá para sempre o castigo de Deus” (Jo 3.36  NTLH).

 

Na vida eterna no céu, a pessoa estará na Casa do Pai, no Paraíso, onde estará para sempre com o Senhor; livre de toda dor, doença, luto, lágrimas. Não sentirá mais fome ou sede nem cansaço. Não haverá qualquer espécie de maldição.

 

Agora, se para ir para o inferno não é preciso fazer nada, para ir para o céu é preciso crer em Jesus como Senhor e Salvador. (At 4.12; Jo 14.6; Jo 5.24) Entenda o propósito de Deus para a sua vida: você veio de Deus; você é um ser moral e espiritual, é inteligente; e você foi trazido à existência desta vida para dar alegria a Deus.

 

Você está cumprindo com o propósito da sua vida? Você já sabe de onde veio, quem é, por que está aqui e para onde vai.

Que você possa viver com propósito, para a glória de Deus!

 

Conclusão

Se você morresse no próximo instante, para onde irá a sua alma: para o céu ou para o inferno?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page