top of page

ENSINOS PARA UM CASAMENTO FELIZ

Cânticos 8.7

 

Introdução

Uma honra servir vocês hoje, compartilhando uma palavra pertinente a vida do casal.

Você sabe que 50% das pessoas que vão sorridentes para o altar no dia do casamento, passam a vida inteira chorando por causa dele depois.

 

Teve um pai que foi perguntado pelo filho de uns 19 pra 20 anos de idade mais ou menos, se o casamento custava muito caro. O pai respondeu: “Ainda não sei, filho; eu tô pagando até hoje”.

 

Mas, o casamento é uma instituição divina e o seu casamento pode ser feliz.

Deus tem princípios para o casamento, que quando seguidos, proporcionam uma verdadeira felicidade.

Alguns desses princípios nós encontramos no livro bíblico, chamado de Cântico dos Cânticos ou Cantares de Salomão. É um livro que tem o amor como tema. O comentarista Champlin diz que este livro celebra o amor romântico.

 

Só pra você ter uma ideia do romantismo deste livro, lemos em 8.7: “As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam” (ACF). Esse verso na linguagem mais cotidiana, um estudioso (Eugene Peterson) traduziu assim: “As muitas águas não podem apagar o amor; as correntezas não conseguem arrastá-lo. Nem toda riqueza do mundo pode comprá-lo” (AM).

 

Pois bem, neste livro, o rei Salomão, sob a inspiração de Deus, aponta alguns dos princípios que tornam o casamento uma relação feliz.

É importante saber desses princípios, mas, mais ainda praticá-los, porque é verdade, muitos casamentos que começam cheios de alegria, repletos de sonhos e planos, que começam cheios de amor...  chega um tempo, o romantismo acaba, surgem as brigas e a relação vai ficando insustentável e muitas vezes, terminando em divórcio.

 

Quais são os ensinamentos de Deus para um casamento ser feliz?

 

Vamos nos ocupar com o capítulo 4 deste livro. Eu quero apontar três desses ensinamentos.

 

O primeiro está no v.7, e é esse: Faça elogios. Olha só a declaração que está no v.7: “Você é toda linda, minha querida, e em você não há defeito” (NAA).

O amor é cego, tá vendo? Você pode falar: “Que isso! Esse camarada só pode tá no mundo da lua pra dizer um negócio desse, porque não existe pessoa perfeita, sem defeito!”

 

Interessante. Mas, está escrito que  isso é o que foi dito para a pessoa amada. O declarante não estava no mundo da lua (como vós pensais, sendo esta a décima sexta hor ado dia). Ele disse isso porque o amor genuíno está focado, é nas virtudes da pessoa e não nos defeitos dela.

 

É isso que você tem que fazer no seu casamento. Esse verso é unissex, tá; vale pro marido, vale para a esposa. Você deve falar das virtudes do seu cônjuge, porque fazendo isso, você encoraja que ele supere e corrija as fraquezas que tem.

Tem um ditado que alguns dizem ser chinês, outros atribuem a um antigo rei da França e até a um presidente dos Estados Unidos; o ditado é: “Um pingo de mel pega mais moscas que um galão de fel”.

 

Eu aproveito isso pra dizer que um elogio dá mais resultado do que mil críticas. Então, no seu casamento, elogie sempre.

 

No livro de Provérbios lemos em 31.29 (ouça o que está escrito), é um marido falando para a sua esposa: “Muitas mulheres são virtuosas no que fazem, mas você supera todas ela” (NAA). Aí ó, copia e usa!

E está escrito no v.12 deste capítulo de Provérbios, que o resultado de elogios assim, é que aquela esposa fazia bem ao seu marido todos os dias: “Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida”.

 

Então, capricha nos elogios a partir de hoje, tá bom!

 

Você só toma cuidado pra não copiar ao pé da letra, os elogios que o rei Salomão fez para a Sulamita. Ele tava no contexto dele e você tá vivendo o seu. Então, respeite isso, porque ele disse uma coisa em 1.9 que eu nem me atrevo ler em voz alta nessa hora.

 

Mas, foi um elogio e tanto. Sulamita ficou feliz da vida, eu te garanto.

 

O segundo ensinamento que encontramos no texto é: Pratique o romantismo.

No v.9 está escrito: “Você roubou meu coração, meu amor, minha noiva; roubou meu coração com um só dos seus olhares, com uma só pérola do seu colar” (NAA). Romance purinho, tá vendo?

 

Muitos casais deixam de ser românticos depois dos primeiros anos de casamento. Aí, a vida entra numa mesmice, numa rotina tão sem graça: não andam mais de mãos dadas ou abraçados, não tem mais um olhar cheio de ternura, nao tem mais palavras carinho... porque acabou o romantismo.

 

Eu quero encorajar você a ser romântico. É, do seu jeito, seja romântico.

Eu digo pra você fazer do seu jeito porque o Salomão teve o dele. Eu tenho uma lembrança muito legal do Gabi. Ele foi membro de nossa igreja e hoje é morador no Estado do Acre. Gabi e Carmem estão com mais de 30 anos de casados. Eu lembro de como em nossa igreja, todos ficavam impressionados quando ele estacionava em frente ao prédio da igreja, chegando para o culto Domingo após Domingo. Ele descia do carro, dava a volta, e a esposa sentadinha lá; ele vinha, abria a porta e dava a mão pra ela descer do carro.

 

O marido precisa ser carinhoso com sua esposa e a esposa com o marido, porque praticando o romantismo, o casamento vai sendo revitalizado.

 

Pesquisa lá no Google algumas maneiras de ser mais romântico. Você vai encontrar algumas dicas.

Dá um beijo mais demorado, faça uma massagem, ofereça um presente, escreva um bilhetinho...

 

E tem um terceiro ensinamento que quero destacar, que o texto traz para um casamento feliz, é: Comunique-se direito.

Eu vejo esse ensino ao ler aqui, o v.11, que diz: “Os seus lábios destilam mel”. Isto indica uma comunicação saudável: “Os teus lábios destilam mel”.

 

Que bênção! Porque, sabe, tem um provérbio na Biblia (Pv 18.21), que diz assim: “A morte e a vida estão no poder da língua” (NAA).

 

A NTLH traz assim: “O que você diz pode salvar ou destruir uma vida”. Você pode dar vida ou você pode matar o seu casamento, dependendo da maneira como você fala com o seu cônjuge.

 

Não tem casamento feliz se a comunicação do casal não for saudável, se não for respeitosa.

Quantos casais que se agridem com palavras!

 

Você precisa cultivar no casamento uma forma gentil e honesta de falar. Falar palavras boas, falar com ternura, falar com respeito. Falar assim é destilar mel, é doçura.

 

Eu lembro de uma professora no Seminário que uma vez, leu para a turma o bilhete de um filho endereçado ao pai. O filho estava cursando a faculdade longe de casa, não havia WhatsApp na época, então ele pediu a um amigo viajante que entregasse um bilhete em mãos do seu pai. Assim foi feito. O pai leu o bilhete e logo esbravejou, falando com a esposa: “Olha que filho mais ingrato. Olha o que ele escreveu: “Pai, manda dinheiro!”. A esposa e mãe, pediu o bilhete pra ler e no momento seguinte exclamou: “Ah! Querido, não é isso que ele escreveu, não. Aqui tá escrito assim: “Pai, manda dinheiro”. Custa usar de ternura? Se você estressar facilmente, falar só com grosseria, o risco de você desenvolver pressão alta, arritmia cardíaca é grande.

 

Lemos uma recomendação na Carta de Tiago 1.19, diz assim: “...meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva”.

Tiago dirige estas palavras aos seus irmãos na fé em Cristo Jesus, aos cristãos, portanto; pessoas que devem saber se controlar, tanto verbalmente quanto emocionalmente, porque são discípulos de Jesus.

 

A recomendação é que sejamos prontos para ouvir e tardios para falar. A palavra pronto no grego fala de ser rápido, ligeiro, veloz. É tipo táxis ou o Uber. A pessoa que quer um transporte rápido, não espera o ônibus, vai de táxis. Tiago, está dizendo: “tenha rapidez para ouvir”.

 

E ele diz para sermos “tardios no falar”. A ideia é refletir para falar, não ser precipitado em falar.

 

Portanto, saber ouvir e saber falar, é o básico para uma comunicação saudável.

 

Você precisa cultivar isso no seu casamento.

 

Conclusão

O desejo de Deus, pode estar seguro, é que você possa ter felicidade no seu casamento.

E para isto, aplique esses princípios à sua vida. Se você seguir esses ensinamentos da Palavra de Deus, com certeza, vai ter um casamento feliz, um casamento abençoado.

 

Que Deus abençoe você; que Deus abençoe seu casamento; que Deus abençoe a sua família, em nome de Jesus. Amém.

Pastor Walter Pacheco da Silveira, 28.11.2020

bottom of page