DISCÍPULO CANA FRACA: O Que Fazer à Ele?
João 1.41
Introdução
Amados, o tema da mensagem hoje é Discípulo Cana Fraca, o que fazer à ele?
Esse tema lembra um pouco aquele personagem da Escolinha do Professor Raimundo, criado por Tom Cavalcante, e que ele chamava de João Canabrava.
Hoje eu quero lhe apresentar o discípulo de Jesus Simão cana fraca. Esse apelido "cana fraca", é por causa do significado do nome dele, "Simão".
Pois bem, Simão foi o discípulo problemático de Jesus, talvez, o pior deles, o mais fraco. Mas, antes de considerarmos isto, vale lembrar que Jesus, quando ensinava, gostava de contar parábolas, pequenas histórias para facilitar o entendimento das pessoas.
Nós temos na Bíblia, várias parábolas contadas por Jesus e algumas são curiosas. Jesus contou da ovelha perdida, da moeda perdida, do filho pródigo... são histórias que revelam o coração de Jesus, o amor de Jesus pelas almas, o amor de Jesus pelas pessoas.
Estas parábolas, que contam das coisas perdidas, elas foram contadas como resposta de Jesus aos religiosos da época, os fariseus e os escribas, que não entendiam o amor de Deus. Então, Jesus contou pra eles estas três parábolas, para que eles entendessem que a vida de uma pessoa, que uma alma, é extremamente importante para Deus.
Perder uma ovelha era algo sério; porém, mais sério ainda era perder dinheiro e, pior do que tudo, é perder um filho. Uma ovelha é valiosa; o dinheiro é ainda mais valioso, mas um filho é o mais valioso de todos. E a Palavra de Deus diz que Deus não quer que ninguém se perca.
Então, amado, cada pessoa, cada alma, é de inestimável valor para Deus. Nós precisamos entender isso.
O pastor que perdeu uma ovelha, sofreu mais do que a ovelha... a mulher que perdeu uma moeda dentro de casa, sofreu mais do que a moeda (aliás, moeda não tem vida nem sentimento); mas o pai que perdeu o filho, esse sofreu mais, sofreu uma dor profunda que nenhum filho é capaz de medir...
Pois é assim com Deus: o coração de Deus ama e se comove com profunda compaixão pelas pessoas perdidas no pecado. Então, veja como essas parábolas revelam o coração de Jesus. Quando Ele falou da ovelha perdida, enfatizou que o bom pastor deixou as 99 e foi atrás daquela ovelhinha perdida. Foi pra mostrar que uma só, que uma alma, vale mais do que o mundo inteiro.
Depois, a segunda parábola, a da dracma perdida dentro de casa, era uma moeda que valia o salário de um dia de serviço. E Jesus fala assim: "Olha, você deve acender a luz, varrer a casa, até encontrar essa moeda".
Quantas pessoas, milhões de vezes muito mais preciosas do que uma dracma, quantas que estão perdidas dentro da igreja... algumas, até dentro da célula, pessoas que estão dentro, mas que ainda não se acharam.
Pessoas que falam: "Pastor, eu não tô entendendo esse negócio de TADEL, MDA, será que também tem MDÉ, MDI, MDO... o senhor fala discipulado, e se eu quiser disciprafrente? ...eu tô meio perdido". Eu tenho certeza, Deus te trouxe nessa noite pra você ser achado, porque Ele não quer perder ninguém.
Aí, Jesus continuou o ensino e Ele falou sobre pessoas maduras, que já sabem das coisas e que resolvem ter um dinheiro na mão e partir pro mundo, como diz a galera, vazar fora, curtir de montão.
E o coração de Jesus é revelado nessa hora também, porque Ele conta que o pai ficou esperando, esperando esse filho que vai voltar.
E eu quero declarar nesta noite, que aquele que saiu da sua célula, que sumiu das reuniões do grupo, ele vai voltar. Eu quero declarar que aquele que está perdido, vai ser achado...
Aquela pessoa madura, que participava da igreja conosco, mas que foi embora, foi lá pra outra igreja, a igreja Pentecostal Renovada Labareda de Fogo da Bênção Ininterrupta... eu creio, ele também vai voltar, porque a gente vai preparar um novilho gordo pra ele. Amém! Agora, preste atenção, quando a gente ouve Jesus ensinando essas coisas, amado, é tudo muito lindo, muito bonito. Os discípulos devem ter ficado com aquela cara do Gato de Botas, admirados: "Meu Deus! Que coisa maravilhosa, ir atrás da ovelhinha perdida, ir atrás da moeda perdida, esperar o filho que vai voltar. Meu Deus!!"
Mas, eu quero perguntar: será que Jesus viveu isso na prática? Será que Ele foi mesmo atrás? Será que Jesus viveu isso?
Eu quero convidar você para um passeio pela Bíblia agora. Vamos entrar numa história, talvez uma das mais lindas da Bíblia, a história de Jesus e o Seu discípulo Simão Cana Fraca. Nosso primeiro texto é Jo 1.41, é onde começa esse relacionamento, quando André traz o seu irmão Simão para conhecer Jesus.
Mas, olha só: não teve bom dia nem boa tarde. Jesus não disse: "Olá, meu nome é Jesus, sou filho do Zezinho da Carpintaria, minha mãe é a dona Maria, está aqui o meu cartão". Jesus não Se apresenta, não diz quem Ele é.
E imagina a cena: você traz o seu irmão pra conhecer Jesus, você fala: "Senhor, está aqui o meu irmão". Aí, Jesus olha para ele e fala (v.42): "Você é uma cana fraca". A palavra Simão significa cana, caniço, bambu, fraco. E Jesus diz: "Mas, você será transformado num Cefas", que quer dizer Pedro, pedra, rocha.
Mas o nome Simão tem esse significado: cana fraca. Jesus somente olha pro cara, o filho de João, o irmão de André, e diz: "Você é uma cana fraca, mas eu vou transformar você numa rocha". Irmão, isso é muito forte, porque mostra que Jesus conhece a gente. Jesus conhece você, Ele conhecia o Cana Fraca.
Jesus conhece os nossos medos, as nossas fraquezas. Jesus me vê agora e deve estar pensando: "É Waltinho, tá tremendo aí, né!" Porque antes de chegar aqui, tava tranquilo, mas aqui em cima, irmão, a boca seca, o corpo treme...
Jesus sabe dos seus medos, das suas intenções. Ele sabe que você não é tudo que pensa ser. Ele olhou para o irmão de André e falou: "É Simão, eu te conheço. Você é fraco. Você é sem raiz".
Porque o caniço não tem raiz, é fraco... tem uma planta portuguesa que se chama caniço-de-água... não é muito comum por aqui, mas é parecida com a nossa tabua, que dá nesses terrenos alagados, brejos, lagoa... Você passa e vê o caniço em pé, grande, bonito, mas, basta fazer assim com a mão e arranca fácil... porque não tem raiz.
Pois, foi o que Jesus falou: "Eu conheço você, rapaz... você não tem firmeza nenhuma, você não tem profundidade". Jesus nunca havia falado com aquele homem e Ele já chega declarando: "Eu te conheço, você é fraco, é sem raiz". Outra característica desta planta é que o caniço não dá fruto. É uma planta até bonita, mas não dá fruto.
E outra, o caniço é levado pelo vento. Se o vento sopra pra direita, ele vai pra direita, se o vento sopra pra esquerda, o caniço vai pra esquerda. Se o vento sopra pra frente, vai pra frente... ele é levado pelo vento.
Jesus estava falando: "Simão, você é desse jeito, rapaz: qualquer vento de doutrina, qualquer circunstância da vida, te empurra pro lado, te empurra pra traz, você é fraco". - Que coisa, Jesus diz pro homem: "Eu te conheço, você não tem fruto, você não tem raiz, não tem profundidade, você é levado pelo vento". Ah! Irmão, mas tem um detalhe, Jesus falou: "Você vai ser transformado numa rocha". Amado, o Espírito de Deus sempre nos confronta, nos faz ver quem realmente somos, mas Ele também é o agente de promessas.
E eu quero declarar nessa noite, em nome de Jesus, que as promessas de Deus vão se cumprir na sua vida. Você pode aplaudir Jesus? Então, eu te apresento o discípulo de Jesus, o Simão Canafraca. Ele agora é um seguidor de Jesus, é um crente, é um discípulo.
Então, vamos ver como Jesus Se sai como discipulador. Porque Ele falou da ovelhinha... o pastor precisou deixar 99 no curral e ir atrás dela... mas é fácil falar. Ele falou da moeda perdida dentro de casa e que a mulher acendeu a luz, varreu a casa até que achou a moedinha... é fácil falar. É fácil falar do filho pródigo e do pai que ficou esperando, esperando... mas, vamos ver na prática.
Então, veja comigo Mt 14.29-31. Jesus deu uma voz de comando para que Pedro saísse do barco e fosse até Ele, andando sobre a água, mas aí, no v.31, Jesus revela uma fraqueza de Pedro, Jesus diz: homem de pouca fé. Pedro era o famoso crente bule, de pouca fé. Imagina: o seu líder te dá uma direção, o seu líder diz pra você: "vem". Você até vai, o Canafraca foi, mas ele logo duvidou.
Diga: duvidou... Irmão, a maior estratégia do diabo é trazer a dúvida.
O diabo, lá no Jardim do Éden, ele não disse pra Eva: "Olha que fruta maravilhosa! Tem vitamina C, vitamina A. Sabe, Eva, essa fruta não engorda e vai deixar você com a pele bonita, evita estrias, você vai ficar com tudo em cima!" O diabo não falou assim, talvez, se tivesse falado, eu acho, Eva teria comido a árvore inteira.
Mas a estratégia que o diabo usou foi colocar em dúvida o que Deus falou. Amado, toda vez que você tenta pegar algo que Deus não te deu, você vai perder algo que Ele já te deu. Deus havia dado o Jardim do Éden para Adão e Eva, mas não tinha dado a árvore daquele fruto. Mas eles quiseram o fruto e perderam o jardim.
Deus deu várias esposas para Davi, numa época que era permitido, mas Deus não deu Bate-Seba. Davi quis Bate-Seba e o que aconteceu? Ele perdeu o trono, perdeu a coroa, perdeu o reino. Fala pra alguém: toda vez que você tenta pegar algo que Deus não te deu, você perderá algo que Deus te deu. E veja bem: o Simão Canafraca sai do barco. Imagina a cena. Jesus deu o comando: "Vem, vem Pedro".
E ele dá aquela olhada todo orgulhoso pros companheiros, os outros discípulos, ele pisa na água, sente o chão firme, aí dá de novo aquela olhada triunfal, orgulhosa, peito estufado, e começa a andar, aleluia!
Só que ele esqueceu que o orgulho tem peso. Diga comigo: orgulho pesa. E Pedro começou a afundar.
Eu acho que na hora que ele sentiu que estava afundando, ele podia voltar pra junto dos discípulos no barco, mas cheio de orgulho, ele pensou: "O que? Se eu voltar, vai parecer que eu sou fraco, vai parecer que eu estou regredindo, onde já se viu isso?" E começou a afundar. O que fazer com um discípulo assim, uma pessoa assim? Olha que discípulo!
Você dá uma direção para o camarada, você fala: "vem", ele começa a liderar uma célula, ele ingressa no Ministério do Louvor, ele entra pra ajudar na obra de Deus, e na primeira reunião, ele dá um, dois, três passos e começa a afundar. Olha que maravilha de pessoa. O que fazer com uma pessoa assim?
Mas, olha o que Pedro faz agora, Mt 16.22: "Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: "Nunca, Senhor! Isso nunca vai te acontecer!"
Amado, você viu? O Pedro, aquele Canafraca, chamando Jesus à parte! Olha a cena: Jesus tá numa reunião, talvez numa célula, e agora, Pedro chama Jesus à parte.
Ele deve ter falado: "Companheiros, Barnabé, Bartolomeu, João, galera, só um minuto... Jesus, chega aqui um pouquinho". Ele chama Jesus à parte. "Só um minutinho gente, é rapidinho".
Ele pega Jesus à parte e começa a repreender Jesus: "Você tá louco, Senhor! Você não vai morrer, eu tô aqui, que papo é esse de morrer?" E todo mundo olhando. A Bíblia diz que Pedro começa a repreender Jesus. - O que fazer com uma pessoa assim, que na hora da reunião da célula, levanta e chama o líder num canto e começa a repreender ele? Imagina: Você marca aquela reunião, aí no meio da célula, você começa a ensinar, ele levanta a mão e fala: "Gente, só um pouquinho... Jesus, vem aqui no canto por favor". E começa a falar: "Jesus, esse negócio de morte é derrota. Onde já se viu. Você tá louco? Agora é só vitória!!"
Ele começa a repreender o líder dele. O que fazer com uma pessoa assim, um discípulo assim?
Olha que pessoa: um cara sem fé, orgulhoso, que expõe o líder na reunião... o que fazer com uma pessoa assim? Agora, querido, olha o que o Simão faz? Mas tem coisa pior? Tem. Tá escrito em Jo 18.10, tô puxando a ficha de Pedro: "Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. (O nome daquele servo era Malco.)".
Quem foi que fez isso? Simão, o cana fraca... Jesus tá de novo numa reunião, tá entregando uma palavra poderosa pros discípulos, aí chega um rapaz de nome Malco, e Pedro puxa a espada e do nada, corta a orelha do rapaz.
Tá lá a orelha caída no chão. Aí Jesus coça a cabeça: "Simão, meu filho querido... guarda a espada". Imagina a situação: a orelha no chão, o rapaz ensanguentado... e Jesus tem que consertar as coisas, tem que resolver o problema. Ele pega a orelha do moço, passa um tipo de superbonder e cola no lugar. O que fazer com um discípulo assim, uma pessoa assim: impulsiva, sem fé, orgulhosa? - O tema dessa mensagem devia ser O Discípulo Mala Sem Alça, porque o Simão é desse jeito.
É irmão, você tá discipulando alguém? Bem vindo ao ministério de discipulador.
Eu já tive que sair pra ajudar a resolver cada situação, tem hora que de pastor eu viro bombeiro, apagando incêndio. Uma vez um casal me chamou, queriam uma orientação. "Pastor, nós nos casamos debaixo de bênção. Agora nós vamos nos separar e queremos que o senhor nos abençoe também". Aí, eu vou e só fica faltando aquela sirene ion-ion-ion... Mas não foi só isso que Pedro aprontou. Vamos ler Mt 16.23 agora: "Jesus virou-se e disse a Pedro: "Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens". - Amados, agora o caniço ficou endemoninhado. Olha que maravilha de pessoa! Manifestou um espírito maligno no cara! - Pedro chegou para o discipulado e Jesus vai atender: "Pedro, é você? Qual é o seu nome?" E a resposta é: "Pedro nada, aqui é Zé Pilintra". Imagina, antes do discipulado, Jesus tem que fazer um descarrego. Olha que maravilha de pessoa! O que fazer com um discípulo assim, com uma pessoa assim?
Mas, será que teve coisa pior? Será que esse Canafraca aprontou mais coisa? Irmão, Simão era mala sem alça e sem rodinha. - Veja Mt 17.1, 4: "...Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e os levou, em particular, a um alto monte [...] Então Pedro disse a Jesus: "Senhor, é bom estarmos aqui. Se quiseres, farei três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias".
Imagina comigo: os doze discípulos reunidos e Jesus chama somente Pedro, Tiago e João para orar no monte. Pedro deve ter falado logo: "Aí, galera, é o seguinte, nós estamos subindo o monte, eu Tiago e João, tão sabendo, só diretoria. Vocês ficam aí esperando". E aí, eles vão pro monte, começam a orar e algo sobrenatural acontece. A face de Jesus brilha como o sol, e Moisés e Elias, aparecem para eles. É uma experiência sobrenatural, Jesus, Moisés e Elias estão conversando...
E daí a pouco, o Canafraca interrompe, o cara é então, mal educado, sem noção... O que fazer com uma pessoa assim?
Irmão, interessante é o v.5. Parece que Jesus não tava dando conta de Pedro, porque o Pai teve que intervir. Está escrito que: "Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: "Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no!" Veja, esse é o "cala a boca" mais nobre da história. Diz o texto que, estando Pedro ainda a falar, soou a voz do Pai... Pedra falava: "É, vamos fazer uma tenda pra nós aqui em cima, uma pra mim, outra pro Senhor, pra Elias e pra Moisés, vamos fazer um churrasco..." estando ele ainda a falar, Deus Pai interrompeu e disse: "Pedro, esse é o meu filho, a ele escutai".
O que fazer com um discípulo assim, com uma pessoa assim, entrona, sem noção, mal educada? - Ah! Irmão, e Pedro aprontou mais. Eu tô entregando tudo hoje. Olha Mt 26.69: "Pedro estava sentado no pátio, e uma criada, aproximando-se dele, disse: "Você também estava com Jesus, o galileu". Mas ele o negou diante de todos, dizendo: "Não sei do que você está falando".
Olha que maravilha de pessoa que era esse Pedro! Quando ele foi reconhecido como discípulo de Jesus, ele negou: "Ah! Você não vai lá na Comunidade Karis, você é crente ne? ...não, eu não!" Pedro negou Jesus três vezes. Amados, o Senhor disse: "Ide e fazei discípulos", mas, fazer discípulo não é fazer miojo. Discípulo não fica pronto em três minutos. Fazer discípulo dá trabalho. Cuidar de pessoas, dá trabalho.
Veja mais essa de Pedro, Mt 21.2-3: "Estavam juntos Simão Pedro; Tomé, chamado Dídimo; Natanael, de Caná da Galileia; os filhos de Zebedeu; e dois outros discípulos. "Vou pescar", disse-lhes Simão Pedro. E eles disseram: "Nós vamos com você". Eles foram e entraram no barco, mas naquela noite não pegaram nada".
Agora, o Canafraca cria uma rebelião. Já tava de bom tamanho as fraquezas dele: não tinha fé, Jesus teve que repreender demônio no discipulado, ele cortou a orelha do rapaz fora, Jesus teve que corrigir, depois ele nega Jesus três vezes, diz que não conhece... E tem mais essa, Pedro chega pra alguns e fala: "Tomé, você que não acredita em nada, mas acredita em mim, olha só: esse negócio de seguir Jesus já deu o que tinha que dar, esse tal de discipulado, isso também já deu... eu tô cheio disso, chega, vou pescar".
Agora, Pedro faz uma rebelião, divide a célula... O que fazer com um discípulo assim, como uma pessoa assim?
Olha o que acontece, v.4-6: "Ao amanhecer, Jesus estava na praia, mas os discípulos não o reconheceram. Ele lhes perguntou: "Filhos, vocês têm algo para comer? " "Não", responderam eles. Ele disse: "Lancem a rede do lado direito do barco e vocês encontrarão". Eles a lançaram, e não conseguiam recolher a rede, tal era a quantidade de peixes". Amados, Pedro volta a pescar, ele abandona o ministério que tinha... e olha que Pedro viu o morto ressuscitar, viu Jesus multiplicar pão... coxo andar, surdo ouvir, cego ver.
Mas ele fala: "Gente, pra mim chega, eu vou abrir minha empresa de pesca de novo. Eu larguei tudo em prol de seguir Jesus, mas pra mim não dá mais, eu vou voltar a pescar". - Querido, talvez você chegou aqui hoje com a última esperança, tá pensando em parar, entregar a célula, em voltar atrás.
Talvez você esteja dizendo: "Se essa noite não acontecer algo na minha vida, eu vou parar, vou largão mão de tudo". Mas Deus esta noite está dizendo: "Não desista filho. Não volte atrás". Sabe por que? Pedro voltou. Ele tá lá na praia, mas tá falido, quebrado, sem pescar nada... porque sem Jesus, querido, o mar nunca está pra peixe. Você precisa de Jesus.
Diga pra alguém: Sem Jesus o mar nunca está pra peixe.
Verdade, irmão. Eu sei que o nosso sucesso como igreja, não depende de mim, não depende de prédio confortável, de cadeira macia... Tem gente que pensa que o crescimento da igreja depende de uma boa programação, então vamos convidar o ex-isso, o ex-aquilo que se converteu, pra ver se anima a galera... - Não, o sucesso vem quando nós dependemos de Jesus. O que impressiona os homens, não impressiona a Deus.
O Evangelho é simples. Mas é difícil. É simples: se te derem um tapa, vira o outro lado, é simples não é? Mas é difícil. Se te pedirem a túnica, dá a capa também. Simples, mas é difícil. Por isso que Pedro desistiu, mas você não vai desistir. Você vai avançar, vai crescer, aleluia!
Agora, qual foi a atitude de Jesus com esse discípulo Canafraca, que abandonou o ministério e voltou atrás?
Será que Jesus pensou: "É, o Pai tá limpando a igreja. Deus tá chacoalhando a figueira... tem frutos que vão cair mesmo". É isso que Jesus fez? Não. Jesus agora vai atrás do Canafraca. Ele vai atrás. Veja bem Mc 16.7, quando Jesus ressuscita, Ele diz: "Avisem os discípulos, põe lá no Face que Eu ressuscitei, mas avisa pro meu discípulo, o Canafraca também".
Jesus se importava com Pedro, Jesus amava aquele discípulo.
Ah! não. Pedro pisou muito na bola, ele se rebelou, criticou, falou mau, negou, ficou endemoninhado, cortou a orelha de um cara... Pedro deu muito problema, mas Jesus não desistiu dele. - Sabe irmão, esse negócio de falar que Deus tá limpando a igreja, tá tirando da igreja, isso é uma grande mentira, porque o maior interesse de Deus é que nenhum se perca. Sabe, irmão, a coisa mais difícil que deve existir? É uma pessoa querer sair da nossa igreja pra outra. Deveria ser mais fácil cancelar a conta da Vivo do que sair da Comunidade Karis.
Agora, a gente não segura ninguém com cargo. Tem pastor que faz isso, paga pizza: "Irmão, não sai da igreja não. O que você toca? Pandeiro? Vamos inaugurar o ministério do pandeiro, você vai ser o líder!" A gente não faz isso aqui, não.
Mas sabe como a gente deve segurar as pessoas que chegam até nós? Devemos segurar com as cordas do amor... amar as pessoas com as cordas do amor. Foi o que Jesus fez. O foco dEle estava em amar as pessoas, em cuidar bem delas.
A gente não vê Jesus, na Bíblia, construindo prédio. Duas coisas que Jesus não fez: construir prédio e casar. - Eu acho que Jesus falou: "Pai, pode me enviar lá na Terra, pode me pôr numa cruz, pode me ferir, mas não faz eu casar, não, por favor!" Brincadeira...
O foco de Jesus não estava em construir prédio, em juntar dinheiro no banco, em abrir a sua empresa... o foco de Jesus foi pessoas.
Uma frase pra você colocar lá no Facebook: "Quer ganhar dinheiro a curto prazo, crie frango. Tem ração aí que com 30 e 40 dias deixa o franco pronto pro abate. Quer ganhar dinheiro a médio prazo? Plante eucalipto, porque com 4, 5 e 6 anos já dá pra fazer um corte e ganhar dinheiro. Mas se você quer plantar para a eternidade: invista em pessoas." Amados, Jesus é apaixonado por pessoas. Bom, Jesus está na praia. Pedro estava lá com alguns, mas não pescando nada... o ministério acabou, não tá liderando mais célula, saiu da igreja, tá quebrado.
Jesus chega e eu fico imaginando... será que Jesus falou: "E aí seus rebeldes, vem me negar aqui agora, seus caniços... Pegaram alguma coisa? Nada! Bem feito. É a mão de Deus que tá pesando viu?"
Foi isso que Jesus fez? Não. A gente até ouve algo como: "Viu, foi sair da igreja, bem feito, Deus vai pesar a mão!" Já ouviu isso? "Você vai voltar todo quebrado. Quem me viu passar na prova e não me ajudou, quando me ver na benção vai se arrepender, porque a minha vitória hoje tem sabor de mel". Quer saber? Sai sabor de mel. Misericórdia! Sabe o que Jesus fez? Olha o que a Bíblia diz: Jesus chama Pedro, aquele Simão Canafraca, chama os discípulos de quê: Filhos... "Filhos, vocês tem alguma coisa para comer, como é que vocês estão? - Irmãos, Jesus chama o cara que negou Ele de filho, Jesus chama o cara que aprontou tudo contra Ele, de filho.
Aquele discípulo negou três vezes, e na terceira vez que Pedro negou, não foi só negar, ele praguejou, falou palavrão. Pedro xingou Jesus. E agora Jesus volta e chama esse cara de filho.
E Jesus não dá seis meses de disciplina. Jesus não diz: "Olha, você vai ficar seis meses de disciplina, viu. Você achou que eu não ia ressuscitar? Eu tô aqui... Tomé, você que não crê em nada, você vai pegar um ano, um ano longe do louvor". Foi isso que Jesus fez? Não. Mas é isso que nós fazemos. Somos vingativos: "Não, tem que por todo mundo em disciplina que é pra aprender. Vai ter que pedir perdão na frente da igreja!".
Não, irmão, Jesus ama muito uma pessoa. Depois que o grupo comeu, Pedro ficou lá, sentado, contando os peixes.
Imagina a cena: O Simão Canafraca contando os peixes: um... o homem ressuscitou... dois, é ele mesmo.... três, eu a chapa vai esquentar... 50, meu Deus, Ele falou que viria e veio mesmo... 52, eu vou levar uns 6 anos fora do louvor no mínimo, 100, eu vou ter que pedir perdão lá na frente da igreja, lá no TADEL.
Aí, depois que todo mundo comeu, Jesus diz: "Pedro, filho, vem cá, tu me amas? Ele diz: "Tu sabes que eu te amo, Senhor". Sabe, irmão, Jesus não quer saber quantas pisadas de bola você deu. Ele quer saber se você O ama.
Porque Jesus amava Pedro, aquele problemático da igreja, Jesus disse: "Pedro, você é uma cana franca, é sem raiz, você é um caniço fraco demais... mas eu vou andar com você, e tem uma coisa: você vai virar uma rocha."
E virou mesmo, irmão. Jesus fez de Simão uma rocha. No livro de Atos está escrito que a sombra dele curava as pessoas. Fala pra pessoa do lado: Deus não desiste de ninguém.
Se Deus não desiste de ninguém, quem sou e quem é você para desistir das pessoas.
Deus desistiu de você? Então, quem somos nós pra desistir de alguém? O caniço virou rocha. É isso que o amor faz. O amor transforma caniços em rocha. Aleluia!
No ano 64-65 do império de Nero, alguém chama: "Cefas? Vem cá!" E ele já está bem velho... "Você é discípulo de Jesus, não é? É, sou. Você vai morrer hoje e vai morrer igual ao seu Senhor".
No ano 65 da nossa era, falaram para Pedro: "Você vai ser crucificado igual a Jesus foi". E Pedro respondeu: "Não, por favor, eu não sou digno de ser crucificado igual ao meu Senhor. Me crucifiquem de cabeça para baixo". - Um caniço transformado em rocha. Um aplauso forte a Jesus.
Deus não olha o seu passado pra decidir o seu futuro. Diga isso bem alto: Deus não olha o meu passado para determinar o meu futuro. Fecha os olhos. Medita na letra dessa canção...
Pedro tinha tudo pra dar errado, mas ele teve um pai espiritual. Jesus não foi um patrão pra ele, foi um pai. É isso.
Pr Walter Pacheco da Silveira
Fonte: Igreja da Paz, Curitiba-PR