APRENDA A RESOLVER CONFLITOS E A RESTAURAR RELACIONAMENTOS
Filipenses 2.1-4
O tema da mensagem hoje é: Aprenda a Resolver Conflitos e Restaurar Relacionamentos. É uma mensagem que eu estou pregando, primeiro, para eu mesmo aprender essa arte. É, eu preciso ser muito bom em resolver conflitos e restaurar relacionamentos.
Nessa semana eu estudei um maravilhoso material do pastor Abe Huber, e eu descobri que essa lição, não é importante apenas para mim; ela é importante para todos que querem ter a vida cheia de alegria, que querem ser felizes.
Então, vou começar lendo dois textos bíblicos sobre amor, o primeiro está em 1 Co 13.4-8: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. 5 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. 6 O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará” (NVI).
O outro é Fp 2.1-4: “Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, 2 completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. 3 Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. 4 Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros”.
Veja bem queridos, o tema da mensagem é: Aprenda a Resolver Conflitos e Restaurar Relacionamentos.
Uma das habilidades mais importantes que você poderá aprender na sua vida é essa.
E vale a pena aprender isso o mais rápido possível. Sabe por que? É que não existe nenhum ser humano que é igual a outro ser humano.
Então, por conta disso, é natural, sempre vai haver ideias diferentes, pensamentos diferentes, seja no casamento, seja na relação com seus pais ou com seus filhos, com colegas no trabalho, na escola ou na célula da igreja… seja aonde você estiver, você vai encontrar conflitos que deverão ser resolvidos.
Sabe, se você não aprender isso, você vai viver toda a sua vida de maneira frustrada, porque quem não resolve conflitos, nunca vai conseguir cultivar relacionamentos profundos, que trazem alegria para a alma.
Então, é um princípio super importante esse, que precisamos aprender: a arte de resolver conflitos, quer no casamento, quer com os filhos, com os pais, com as pessoas na célula e aonde você estiver.
É super importante porque ninguém te ensinou profundamente como resolver conflitos. Em geral, os pais não ensinam sobre isso, porque eles também nunca foram ensinados… nem na escola você aprende, porque não tem essa matéria... não existe esse curso na universidade, chamado Como Resolver Conflitos e Restaurar Relacionamentos. Ninguém ensina essa habilidade que é uma das mais importantes que existem para o ser humano.
Agora, deixa eu te falar uma coisa: mas essa lição, com certeza, é um dos grandes segredos para a felicidade verdadeira na sua vida – é você aprender se relacionar bem com Deus e aprender a se relacionar bem com os outros.
Não existe maior segredo para a felicidade do que esse. Então, você está de parabéns, porque está no lugar certo hoje, para aprender esse princípio da Palavra de Deus.
Daqui a pouco vou mostrar o que aprendi nesta semana. Existem oito passos a serem dados para resolver conflitos e restaurar relacionamentos.
Mas antes, o que eu quero de você? Quero que você faça planos de adquirir uma cópia dessa mensagem. Deixa o seu nome e telefone quando sair. Também quero que você faça anotações sobre ela. Por que? Porque é muito importante saber dos oito passos para resolver conflitos e restaurar relacionamentos.
Talvez, você esteja num relacionamento que não está 100% legal, então, você já poderá colocar em prática isso aqui… E se você não tiver nenhum relacionamento para restaurar, nenhum conflito para resolver com alguém, fique tranquilo, porque mais cedo ou mais tarde, você vai ter. Então, esses princípios são tão importantes, não só para a sua vida, mas também para você poder ajudar os outros.
Se você for líder de célula, for um discipulador, uma discipuladora, você tem que saber isso… se você tem a sua família, tem seus pais, tem seus filhos, tem seus colegas, você tem que saber esses princípios.. eles são muito preciosos.
Agora, antes ainda de eu compartilhar os oitos passos, deixa eu falar uma coisa: muitos acham que o segredo de resolver conflitos, é evitar ou apaziguar, o que é a minha tendência, confesso isso, por conta até de temperamento.
Mas, sabe, amado, eu e mais quem achar que os conflitos devem ser evitados ou apaziguados, estamos enganados, porque não é assim que se resolve os conflitos.
Mas, muitos pensam que é dessa forma, que o conflito se resolve evitando ele. Por exemplo, a pessoa fala: “Não, mas é o seguinte, quando a minha esposa fica daquele jeito, eu prefiro ficar quieto no meu canto… eu evito falar qualquer coisa, eu evito entrar no assunto, porque não adianta, não vai dar em nada”.
A pessoa pensa que ficando quieta, o conflito vai ser resolvido. Mas é um engano isso.
As esposas em geral, usam três palavras que deixam todo homem acabrunhado, se tem uma coisa, por exemplo, que deixa um homem macho mais machão, é quando a esposa fala essas três palavras... ele já fica tremendo de medo, é quando ela diz assim: “Nós temos que conversar”. Hummm, é horrível.
Então, veja bem, evitar a conversa, não vai resolver o conflito, na verdade, vai estar fazendo o problema crescer ainda mais!
Outros, além de evitar o conflito, tentam apaziguar, estão sempre apaziguando, sempre cedendo, tipo assim: “Ah! então tá, você faz o que voce quiser, tá bom”.
A pessoa sempre coloca pano quente, nunca expressa sua opinião e vai deixando que a opinião do outro prevaleça em tudo. Isso também é errado.
Mais uma coisa, antes de compartilhar os oito passos: quando os conflitos não são resolvidos, e você fica evitando, fica só apaziguando, isso te prejudica muito mais do que você pode imaginar.
Veja bem, três coisas nocivas acontecem quando os conflitos não são resolvidos. Número um: seu relacionamento com Deus é quebrado.
Você sabia, meu irmão, que o seu relacionamento vertical está diretamente ligado aos seus relacionamentos horizontais?
A Bíblia ensina que é impossível você ter uma relação boa e profunda com Deus se tiver relacionamentos quebrados horizontalmente. Seus relacionamentos na horizontal, isto é, com as pessoas, vai afetar o seu relacionamento na vertical, a sua relação com Deus. Isso é impressionante!
Em 1Jo 4.20 está escrito: “Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê”.
A segunda coisa nociva que acontece quando os conflitos não são resolvidos, é que suas orações são impedidas de serem respondidas. A Bíblia mostra que o céu se torna de bronze sobre a sua cabeça.
Só um exemplo e não acontece só no casamento, veja 1 Pe 3.7: “...vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações”.
Como que é? Se eu não estiver tratando minha esposa com muito carinho e muito amor, se alguma coisa não estiver legal entre eu e minha esposa, isso vai atrapalhar minhas orações? Deus vai deixar de responder minhas orações? Sim, é isso mesmo, é o que a palavra de Deus está falando!
E a terceira coisa nociva que acontece quando os conflitos não são resolvidos, quando os relacionamentos não são restaurados: sua vida perde a alegria que Deus tanto quer que você tenha.
Ah! irmão, o que a gente vê de pessoas famosas que cometem suicídio, que morrem de overdose… por quê? Por que existe um vazio dentro delas, e esse vazio é de quê? …de dois tipos de relacionamentos: o vertical e o horizontal.
A pessoa pode ser bilionária, a mais rica do mundo, mas se não tiver um casamento feliz, ela não é uma pessoa feliz... A pessoa pode ser que nem atleta, ter o corpo sarado, perfeito (tipo esse aqui… brincadeira!). Mas, pode ser uma pessoa com 100% de saúde, mas se ela não está indo bem com seus filhos, com seus pais, com seus irmãos, se os relacionamentos dela estiverem ruins, uma pessoa dessa não pode ser feliz de verdade.
Por isso, irmão, vale a pena você não só, aprender os oito passos, mas escrever esses oitos passos e ficar estudando eles, decorando eles, até que os seus relacionamentos sejam cheios de alegria, cheios de amor, cheios das bençãos de Deus.
Então, vamos lá, passo número um: Seja o primeiro a procurar resolver o conflito. Seja o primeiro!
A Bíblia fala que você tem que priorizar isso. É muito errado quando você fica esperando pelo outro: “Não, mas ele é que errou muito mais, então eu não vou ser o primeiro, não!” Isso é uma grande mentira do inimigo.
Presta atenção, você quer realmente cooperar com Deus? Você tem que ser o primeiro. Seja o primeiro a procurar a pessoa, seja o primeiro a se humilhar, seja o primeiro a pedir perdão, seja o primeiro a consertar as coisas! Você tem que chamar a responsabilidade para si.
Mesmo que o outro esteja com 99,9999% errado, vê se você acha alguma coisinha, mesmo que seja, 0000,1% de erro seu, e seja humilde para ser o primeiro a procurar a solução do conflito.
Porque, olha o que está escrito em Mt.5.23-24, é Deus falando: “Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta”.
Não é você que está ofendido com a pessoa, é a pessoa que está ofendida com você, mas se aplica aos dois casos, tome a iniciativa. Deus fala: “...deixe sua oferta... e vá resolver”. Pera aí, não sai todo mundo de uma vez...
É muito forte esse texto. Você não tem que levantar a mão, mas a minha já está levantada: vindo para o culto, quantos já discutiram com o marido, com a esposa no caminho?
Tava tudo às mil maravilhas em casa, mas no caminho para o para o culto da igreja, o casal briga, discute. Heiheiemmm... Isso é diabólico, é o diabo que tenta fazer você discutir.
Então, a Bíblia fala que o mais importante nessa hora, do que o culto a Deus, é você garantir que está tudo bem entre você e as outras pessoas, não é só entre você e a esposa ou você e o marido... é com você e seus filhos, com seus pais, seus vizinhos, seus colegas de trabalho. Isso é prioridade para Deus!
E a responsabilidade de estar bem com as pessoas é sua e de mais ninguém. É de responsabilidade sua. Então, não fique demorando... se foi você que entristeceu o seu irmão, é sua responsabilidade procurá-lo. E, se foi você que ficou triste, ofendido por causa do irmão, também é sua responsabilidade procurá-lo. Sempre é a sua responsabilidade de resolver o conflito.
Tem gente que fica evitando o conflito. Ah! Como eu corro disso: “Não, eu vou evitar falar com ele, porque a química não deu certo”. Irmão, o diabo está nos enganando.
Isso é ser tipo tartaruga. Tem conflito? Tem, mas aí, em vez de encarar e resolver, o que a pessoa faz? Faz tipo tartaruga: se esconde no próprio casco.
Olha, tem dois tipos de gente, dois tipo de ser humano: tem o tartaruga e tem o gambá. O tipo gambá é aquela pessoa que quando alguma coisa acontece e ela fica ofendida, todo mundo fica sabendo, porque ela solta um odor na atmosfera. Não tô falando de gases, não... ela murmura, ela esbraveja, faz cara feia, não sorri...
O gambá é muito expressivo: mexeu com ele, ele fede. Tem cônjuge gambá e tem cônjuge tartaruga. O gambá é aquele que chuta o pau da barraca quando as coisas não estão bem.
O tartaruga é aquele que tenta evitar a conversa, não quer encarar nem resolver a situação, fica se escondendo.
Tanto o tipo tartaruga como o tipo gambá, os dois são errados. E é interessante que sempre gambá casa com tartaruga, porque os opostos se atraem. É interessante isso.
Olha pra pessoa aí do lado e fala assim: “Pela fé, você não é gambá nem tartaruga”.
Agora, os conflitos nos relacionamentos nunca são resolvidos automaticamente. Sempre tem que ser resolvidos intencionalmente.
Já ouviu alguém falar: “Ah! Dá um tempo... o tempo cura todas as coisas”. Amado, isso é uma grande mentira. Dar um tempo não cura nada.
Suponha que alguém está muito doente e fala assim: “Não, eu não vou tratar o câncer, porque o tempo vai curar”. É assim que se trata o câncer? Hoje em dia a medicina está evoluída, mas tem que tratar rápido, se ficar demorando, a doença piora.
Imagine alguém que se feriu gravemente, e está sangrando, perdendo muito sangue... o tempo vai curar? Não. O sangue vai ter que ser estancado o mais rápido possível, se não a pessoa entra em óbito. Isso é muito sério. O tempo não cura.
Olha, se você entender isso, você vai querer resolver conflitos e restaurar relacionamentos imediatamente. Porque, se o tempo curasse, a gente não precisaria entrar no consultório do médico, bastava só ficar na sala de espera o tempo todo, dando tempo, até ficar curado. Mas, a realidade é essa, quanto mais tempo você ficar adiando a solução do conflito, pior o problema vai ficando.
Segundo passo para resolver conflitos e restaurar relacionamentos: Tome posse do amor que você já tem e faça a escolha de perdoar e de pedir perdão.
Esse é o mais importante de todos os oito passos: é que se você não souber da sua nova identidade em Cristo, o diabo vai ficar te enganando pra você não resolver os conflitos.
Qual é o engano mais comum que o diabo coloca na mente dos filhos de Deus? É o pensamento de que ele jamais é capaz de resolver os conflitos. A pessoa diz: “Quem sou eu pra resolver conflitos e restaurar relacionamentos? Eu não sou nada, não sou ninguém, não sou capaz disso, não!”
Ah! Mas quando voce sabe quem você é em Cristo, uma vez que você começa a entender que quando você nasceu de novo, Deus te deu um novo espírito, a Bíblia fala que Deus derramou o amor agape, o amor perfeito, o amor sobrenatural dentro de você...
Desde o dia que você nasceu de novo, você ganhou um novo espírito. Voce não é mais aquela pessoa covarde, que não quer encarar as situações... agora, em Cristo, você é corajoso. É isso que a Bíblia diz de quem está em Cristo. Não deixa o diabo mentir e enganar você, porque a realidade espiritual é que você está em Cristo.
Olha o que diz 2Tm 1.7: “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”.
Você não é mais uma pessoa covarde que não sabe resolver conflitos, você tem um espírito de quê? ...de poder, de amor. Diga: eu tenho um espírito de amor. Aleluia!
Portanto, querido, você está capacitado sobrenaturalmente para resolver qualquer conflito. Você tem essa capacitação, então não aceite as mentiras do diabo, porque ele diz que você não tem, mas a verdade vem de Deus e Deus diz que você pode. Se você concorda, dê uma forte salva de palmas para Jesus. Aleluia!
1 Jo 4.8 fala assim: “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. 1Co 6.17 diz: “Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele”.
O ser humano não é somente mente e corpo, é espirito, e essa parte profunda do nosso ser, quando você nasce de novo, o seu espírito se torna um com o espírito de Deus.
O que é o espírito de Deus? Deus, ele é amor, Ele não só tem amor, mas Ele é amor... então, a Bíblia diz que nosso espírito foi unido com o espírito de Deus, isso significa que, agora você também é amor, por isso que você tem essa capacidade de resolver conflitos e restaurar relacionamentos.
Não aceite a mentira do diabo, mas fique meditando na verdade de Deus a seu respeito, fique confessando, fique declarando: “Eu sou o amor de Deus, o meu espírito está unido com o espírito de Deus!”
Amado, as coisas de Deus são recebidas pela fé. E o é que a fé faz? A fé crê no coração. Então, realmente, você deve crer no coração que você é o amor de Deus em pessoa. Diga sempre: eu creio.
O que mais a fé faz? A fé declara com a boca. Tem gente que fica declarando o que não tem, o que não pode, o que não consegue, o que não é... mas o certo é você falar a Palavra de Deus.
Por exemplo, diga para você mesmo: “O meu espírito está unido com o espírito de Deus. O amor de Deus foi derramado no meu coração, Rm 5.5, e Deus não me tem dado espírito de covardia nem de medo, mas de amor”.
E o que mais a fé faz? A fé crê no coração, fala com a boca a palavra de Deus e o que mais? A fé pratica com as ações a Palavra de Deus.
Você deve agir em fé em cima da realidade da Palavra de Deus. Por exemplo: O que uma pessoa cheia do amor de Deus faz? Ela vai, agora, e restaura os relacionamentos. Ela vai, agora, e pede perdão!
E talvez, você diga: “Ah! Agora, não! Faz tão pouco tempo que fiquei magoado com aquela pessoa, acabei de ficar ofendido com ela”. Mas Deus fala “agora”.
Então, irmão, se unja com óleo de peroba, brincadeira, mas vai lá, procura a pessoa e fala assim: “Meu irmão, eu quero te pedir perdão, porque eu não agi ou reagi com amor”.
Ah! É tão maravilhoso quando você restaura relacionamentos, resolve conflitos. É tão maravilhoso!
Continuando, passo número três: peça a Deus para lhe dar sabedoria.
Bem, você já decidiu pedir perdão para a pessoa, já decidiu perdoar, já tomou posse da verdade de que você é o amor de Deus em pessoa, você também já sabe que a iniciativa tem que ser sua...
Mas, agora vem o terceiro passo: você vai pedir a Deus que lhe dê sabedoria: “Deus, aonde é o melhor lugar pra resolver esse conflito? Qual o melhor horário?”
Porque se você for casado e o conflito é com o marido ou a esposa, não tenta resolver quando um está com sono. Você vai começar o assunto e de repente, o outro dorme. Então, não trate de resolver conflitos na cama... cama é bom pra marido e esposa fazer outras coisas, não resolver conflitos.
Então, você vai pedir a Deus sabedoria: qual é o melhor lugar, o melhor horário, como que vai falar...
Quarto passo: comece com seus erros e falhas.
Bem, você já marcou o local, a hora de reunir com a pessoa... agora vem o quarto passo: nunca, mas nunca, mas nunca mesmo, fale do erro dela.
Se você começar falando do erro da pessoa, não vai dar certo. Então, comece falando somente do seu erro, das suas falhas. Você tem que ter humildade pra isso.
Veja bem: todo conflito tem duas raízes e elas são gêmeas, a primeira chama-se egocentrismo, é quando a pessoa fala assim: “Eu quero as coisas do jeito que eu gosto, tem que ser da forma que eu quero, do jeito que eu quero, no lugar que eu quero, na hora que eu quero”. Aí, a outra pessoa fala: “É, mas, eu também quero do meu jeito, da minha forma, da minha maneira”. E assim, as duas vontades começam a conflitar. Todo conflito tem a ver com egocentrismo.
Muitas vezes você pensa assim: “Que nada, a razão desse conflito com aquela pessoa lá do trabalho, ou lá da igreja, é porque ela não presta mesmo, é por isso que não me dou com ela”.
Mas, a Bíblia fala que a fonte de todo o conflito, não é porque o outro não presta, veja esse texto de Tg 4.1: “De onde vêm todas as guerras e conflitos que assolam o mundo? Vocês acham que acontecem sem razão? Raciocinem. As guerras acontecem porque vocês exigem: “é do, meu jeito, ou nada feito”. E para terem o que querem lutam com unhas e dentes” (AM).
Qual a desculpa que muitos apresentam para o casamento que não está dando certo? Incompatibilidade de gênio.
Mas, sabe, essa é uma terminologia criada pelos advogados que lidam com processos de divórcio, é uma terminologia pra justificar, de alguma forma, a separação do casal e justificar que não teve jeito de resolver as diferenças, não teve jeito de resolver o conflito, porque naquele casamento tem incompatibilidade de gênio.
Mas, irmão, isso é uma grande mentira do diabo também! Esse negócio de incompatibilidade de gênio não justifica nada.
Você sabe o que significa incompatibilidade? Significa que alguém não é compatível com outro. Mas é claro, ninguém é compatível 100% com ninguém. Querido, Deus fez cada ser humano único, um diferente do outro, ninguém é 100% compatível com você.
Por outro lado, se você for espiritual, se souber amar e perdoar e entender o outro, você vai ser dar bem com qualquer um, até com aquele que é super incompatível com todo mundo, se você aprender a amar e perdoar, você vai viver bem com aquela pessoa.
Portanto, o problema não é incompatibilidade, o problema é imaturidade, nós não aprendemos a amar e perdoar. Olha essa frase muito forte: “Sempre é melhor e mais recompensador resolver um conflito do que dissolver um relacionamento!"
Segunda causa do conflito, são duas raízes, uma é o egocentrismo, a segunda é o orgulho.
Sempre a raiz principal é o orgulho. A pessoa não quer dar o braço a torcer, não quer se humilhar, não quer abrir mão de nada.
Se você está num conflito difícil de resolver, escuta isso, vou te dar uma frase que, na hora, já libera tudo, já começa a resolver o seu conflito.
Talvez você diga: “Não, mas o meu conflito é grande, já faz 20 anos que eu não falo com essa pessoa, é muita amargura, é muita doença, é muita ferida”.
Mas, presta atenção: essa uma frase, é poderosa para a solução de qualquer conflito, é uma frase, só que você tem que ter a coragem de realmente falar essa frase. Sabe qual é essa frase? É essa aqui: “Me perdoe, eu só estava pensando em mim mesmo”.
Depois que você falar isso e a pessoa desmaiar, quando ela voltar a si, você repete: “Me perdoe, porque eu estava pensando só em mim mesmo”. Depois que você falar isso, você vai ver que a pessoa ficou completamente desarmada. E você está perto de conseguir uma grande vitória. Amém.
Quinto passo para resolver conflitos e restaurar de relacionamentos: procure sentir a dor do outro e enxergar a situação pela perspectiva dele. Isso é muito poderoso! Procure entender o coração do outro.
Nós pensamos que os nossos conflitos são por causa das ideias diferentes que temos, das opiniões diferentes que temos, mas no fundo, os conflitos são por causa dos sentimentos, das emoções que foram feridas.
Então, o principal para resolver um conflito, é você ver o mundo pelos olhos da pessoa, é sentir o que ela já sentiu na vida, aí você vai entender essa pessoa melhor.
Sabe, de propósito, Deus nos deu dois ouvidos e uma boca só. Sabe por que? ...é pra gente ouvir o outro pelo menos duas vezes mais do que falar qualquer coisa.
Então, deixe a pessoa expressar os sentimentos dela, deixa falar, deixa até que a pessoa vomite... você tem dois ouvidos pra isso, deixa ela se abrir.
Fl 2.4 diz: “Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros”.
Se em todo casamento fosse colocado em prática esse versículo só, não teria mais divórcio.
E a Palavra fala mais: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus”. Sabe, você se torna cada vez mais igual a Jesus quando você focaliza os interesses dos outros mais do que os seus. Anota aí: você se torna cada vez mais parecido com Jesus, na medida que você focaliza os interesses dos outros, mais do que os seus.
Tem um provérbio chinês que diz o seguinte: “Procure compreender antes de procurar ser compreendido”.
Sexto passo: fale a verdade em amor.
Diz a Bíblia em Ef 4.15: “...falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo” (NTLH).
Pois bem, você desarmou a pessoa (ela estava toda ofendida) mas, você falou “me perdoe, eu estava pensando só em mim mesmo”, você se humilhou, você está ouvindo a pessoa, deixando ela falar... o resultado disso é que você conquista o coração da pessoa.
Aí, com o coração dela conquistado, você pode falar com, muito jeito, sobre os seus sentimentos também. Mas, você tem que falar com muito amor, com muita sabedoria.
Por exemplo, tirei essa lição pra mim: nunca use expressões generalizadas, tipo: “Olha, eu fiquei muito machucado porque você sempre me trata desse jeito”.
Não, não fale “sempre”. Você está exagerando. Nunca use expressões generalizadas.
“Ah! Você sempre é assim!” Olha, essa é pior ainda, porque agora, além de generalizar, voce está misturando a identidade da pessoa com o problema.
Se você está querendo resolver o conflito, nunca fale: “Olha, o problema é que você é insensível”. Não fale isso, não misture nada do que a pessoa seja, não misture a identidade dela com o problema, porque isso é horrivel e além de ser mentira, porque você tem que ver a outra pessoa pela cruz de Cristo, através do sangue de Jesus.
Então, quando é a sua vez de falar, fale com amor: “Olha, deixa eu me abrir, você é uma pessoa maravilhosa, mas sabe, naquele momento você não foi legal comigo, eu fiquei muito triste com aquilo”.
Irmão, qualquer um que você corrigir desse modo, vai dizer: “Ah! Me perdoe por aquele momento, e muito obrigado por dizer que sou uma pessoa maravilhosa, viu!”
Está entendendo? Quando você não mistura a identidade da pessoa com o problema que quer resolver, isso faz toda a diferença. É um grande segredo: fale a verdade, mas fale com amor.
Cada igreja evangélica aqui na cidade, eu creio, fala a verdade, mas eu estou crendo, irmão, que Deus não quer só isso, Deus quer que a igreja fale a verdade, mas que fale com amor, porque tem igreja que prega a verdade assim: “Vocês são pecadores, estão separados de Deus. Vocês não poderão entrar no céu!”
É verdade, mas é melhor falar a verdade assim: “Gente, todos nós somos pecadores diante de Deus. Se eu não me arrepender e se você também não se arrepender, nós não vamos pro céu, mas ainda bem que o Espírito Santo, o Espírito de Deus no ajuda. Ele nos transforma e nos reconcilia com Deus!” Amem.
Olha pro irmão e diga assim: “Fale sempre a verdade comigo, mas fale sempre com muito amor, viu”.
Porque, amado, não é o que você fala que machuca as pessoas, é como você fala que machuca as pessoas, então, quando você falar a verdade, fale encharcado do amor de Deus.
Passo número sete: agora, é só orar junto com a pessoa e reatar a aliança, o vínculo de companheirismo. Você consertou o relacionamento!
E passo número oito: se antecipe em manter um relacionamento de qualidade com aquela pessoa.
Isso significa: pague o preço que for pra manter sempre a chama de amor...então, toda hora, todo o momento, sempre que tiver oportunidade, expresse carinho por aquela pessoa, fale bem dela para os outros, elogie, reconheça o valor dela.
Esse é o segredo da vitória.
Conclusão
As pessoas que Deus colocou no campo do seu relacionamento, são muito preciosas. Não permita que o diabo roube a sua alegria por causa dos conflitos naturais do relacionamento.
Aprenda a resolver os conflitos, aprenda a restaurar relacionamentos.
Pr Walter Pacheco da Silveira, 29/06/2015