top of page

COMO VAI A SUA FÉ?
Gênesis 22

Você é capaz de se lembrar quantas vezes esse ano lhe perguntaram “como vai você”?

 

Alguma vez já lhe perguntaram como vai... e aí se referiram a uma parte específica de seu corpo que necessitava ou estava passando por algum tipo de tratamento? Um dente, por exemplo. A um dos meus colegas de futebol quase fiz essa pergunta essa semana: como vai o seu dente? ...

 

Como vai você? Como vai o seu esposo (ou esposa)? Como vai o seu pai (ou mãe)? Como vai o seu filho... filha... irmão... primo... vizinho... São perguntas comuns, às vezes até feitas por simples formalidade.

 

Mas quantas vezes já lhe perguntaram como vai a sua fé?

 

Se nunca lhe perguntaram, então eu quero lhe perguntar: como vai a sua fé? E se já lhe perguntaram, mesmo assim eu lhe pergunto.

 

Hoje vamos pensar um pouquinho em algumas coisas que evidenciam uma fé saudável. Para isso, nada melhor que o exemplo daquele que é considerado o pai da fé, ou o pai dos que crêem, Abraão. O texto principal que vamos usar é Gênesis 22, o qual vamos ler agora.

 

Ainda quero que os irmãos abram suas Bíblias em 2 Pedro 1.1. O que diz esse verso, sobre a fé? Diz que a fé é preciosa. Em sua primeira carta, no verso 7 do capítulo 1 Pedro diz que a fé é mais preciosa do que o ouro.

 

Em Hebreus 11 lemos da fé e das grandes obras da fé de pessoas do Antigo Testamento. Estes, por causa só da fé que tiveram, foram colocados como que em uma galeria de heróis, constituindo-se em testemunhas para nós de que vale a pena deixar de lado todo o embaraço e todo o pecado e seguir adiante olhando para Jesus, que é o autor e consumador da fé. Abraão é um deles.

 

Vamos ver algumas coisas, olhando para a vida de Abraão, mais particularmente para o episódio narrado em Gênesis 22, a respeito da fé, uma fé firme, forte, saudável, em Deus.

 

1) A Fé Exige Sacrifício.

“E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi” (v. 2 RC)

 

2) A Fé Exige Pronta Obediência.

“Então, se levantou Abraão pela manhã, de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e fendeu lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera” (v. 3 RC)

 

3) A Fé é Fonte de Bendita Esperança.

“E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e, havendo adorado, tornaremos a vós.” (v. 5 RC)

 

4) A Fé em Deus é Simples e Não Complexa – É um Crer Simples na Divina Providência.

“E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim, caminharam ambos juntos.” (v. 8 RC)

 

5) A Fé Viva é Constante, Perseverante; é Para os Momentos Fáceis, Mas Também Para os Momentos Difíceis da Vida. Ela Vai Até ao Fim.

“E vieram ao lugar que Deus lhes dissera, e edificou Abraão ali um altar, e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque, seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.” (v. 9 RC)

 

6) Os Que Têm Essa Fé São e Serão Vitoriosos.

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Baseado no esboço 11 de Mil Esboços Bíblicos – Georg Brinke

bottom of page