top of page

ATENDENDO AO CHAMADO DO SENHOR
Gênesis 12.1-4

 

Introdução:

O texto que acabamos de ler nos mostra Deus chamando a Abraão, para através dele, formar a nação de Israel, da qual nasceria Jesus Cristo, o Salvador da humanidade. Abraão morava em Ur dos Caldeus, cidade próspera. Ele era também homem rico e por certo, junto de sua família tinha muitos sonhos e planos pessoais.

 

A Bíblia não relata que reações foram manifestadas por ele diante das implicações do chamado, mas, entendemos que passou por inquietações, conflitos, medos, e outros que vieram à sua mente e ao compartilhar com a família, tiveram de tomar a decisão que culminou em sua saída cidade. Em obediência plena à vontade do Senhor, ele seguiu pela Fé e foi vitorioso.

 

 Ainda hoje Deus tem chamado vidas em muitos lugares. Ele chama porque tem propósitos e quer cumpri-los através destas vidas. Ele chama para que através dos vocacionados, seu nome seja glorificado e muitos alcançados com a Salvação do Senhor Jesus.

 

O que preciso saber para atender ao chamado do Senhor...

 

I – Que o chamado de Deus é bíblico

Não há nenhuma invenção ou estratégia humana no que diz respeito ao chamado. Atendê-lo é obedecer à sua Palavra do Senhor.

 

Lembro-me que alguém um dia falando sobre chamado, contou a história de uma missionária que trabalhava numa tribo indígena. Sendo entrevistada a obreira ouviu a seguinte pergunta: “Missionária, como foi que Deus te chamou para trabalhar entre os índios nesse lugar tão inóspito? Você teve uma visão celestial, sobrenatural? Algum anjo lhe apareceu para chamá-la dessa forma?”– Ela respondeu: - “Não meu irmão. Eu me converti e após ler Mateus 28. 18-20, simplesmente obedeci à ordem do Senhor e aqui estou trabalhando para fazer conhecido o nome de Cristo a esse povo” (paráfrase).

 

As pessoas estão buscando sensacionalismo ou experiências sobrenaturais para justificarem supostos chamados de Deus. São nessas buscas pelo sobrenatural, que acabam por perderem a essência dos reais valores que envolvem o genuíno chamado do Senhor. O caminho da vitória é ser encontrado íntimo da Palavra de Deus e em comunhão plena com o Deus

da Palavra. É desta forma que Ele irá chamar vidas, proporcionando a elas a capacitação, o respaldo, o suprimento e assim enviá-las para o cumprimento da missão.

 

 

II – Que o chamado de Deus é específico

Deus não chama a todos para serem pastores, missionários, evangelistas ou outros... Quando chama seus filhos, e para ministérios específicos. Abraão foi chamado para formar uma grande nação, Elias para denunciar o estado calamitoso de pecados da nação de Israel e ministrar os juízos de Deus, Paulo foi chamado para anunciar o Evangelho aos Gentios...

 

Assim, Ele sempre chamou e continua vocacionando vidas para tarefas específicas em seu Reino. Você se sente chamado pelo Senhor? Qual é o seu chamado?

 

III – Que o chamado é para realizar a vontade de Deus e não a minha.

É comum alguém se sentir chamado e em meio ao processo, as vontades pessoais suplantarem a vontade do Senhor. É preciso entender, que somos chamados para o cumprimento dos planos de Deus e não os nossos. É certo, que atendendo e obedecendo, Ele irá realizar grandes milagres e suprindo assim todas as nossas necessidades; contudo, o alvo maior é fazer a vontade de Deus.

Aquele que é vocacionado, em submissão plena, entenderá que será apenas um instrumento nas mãos Daquele que o chamou e têm todo o poder para cumprir os seus planos. Ser encontrado dessa forma diante de Deus será fundamental para frutificarmos onde Ele nos plantar.

 

IV – Que ser chamado por Deus implica obediência – (Mt. 28. 18-30)

Obedecer ao chamado do Senhor na realização de Sua obra implica obediência. Em Mateus 28. 18-20, no texto da grande comissão, o verbo “Ide” está no imperativo. É ordem de Deus que sua Igreja cumpra a missão da Evangelização mundial. Afirmamos então, que atender ao chamado de Deus é questão de obediência.

 

Implicações no contexto da obediência:

v  Obediência à Palavra do Senhor; (Sl 119.11; Sl 1.1)

v  Obediência às determinações da Igreja;

v  Obediência à liderança que Deus instituiu na Igreja;

v  Obediência na família;

v  Obediência em meu contexto de vida;

 

V – Que o chamado de Deus traz em si fortes evidências...

v  Convicção do chamado

v  Reconhecimento da Igreja

v  Reconhecimento de Lideranças já consagradas – (Bispos, Pastores, Diáconos, Presbíteros)

 

Conclusão:

Ainda hoje Deus continua chamando vidas para se colocarem na brecha (Ez 22.30). Ele chama, pois em toda a terra os buracos são grandes e bilhões estão caminhando para o inferno. Que resposta você tem dado a Deus?

Um dia após ter sido tratado e compreendendo as implicações do chamado, Isaías ouviu do Senhor: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós” (Is 6.8b)?

 

Ele respondeu: “Eis-me aqui, envia-me a mim” (Is 6.8c).

 

 Após a certeza de que o chamado é Bíblico, específico e de que fomos chamados para realizar a vontade de Deus. Tendo a consciência de que isto implica obediência ao Senhor e diante das evidências que sinalizam que o chamado é real, em obediência à voz do Senhor, que você possa dizer: “Eis-me aqui Senhor, envia-me a mim”. Quero ser um instrumento usado por Ti para marcar a minha geração com a Sua glória.

 

Waldyr do Carmo

bottom of page