top of page

O DESERTO
Gênesis 16:7

 

Introdução:
Deserto é lugar árido, seco, solitário, ermo. Custa-se a encontrar água ou pastagem. Os povos que lá habitam são nômades, errantes, hoje chamados de beduínos. Abraão foi chamado por Deus a deixar casa e parentela e seguir para um lugar onde Deus lhe mostraria. Abraão obedeceu (apesar de levar consigo seu pai, que morreu no meio do caminho e seu sobrinho que só trouxe situações de incômodo). Ele andou pelo deserto e precisou enfrentar muitas dificuldades.
Quando houve grande seca na terra, os israelitas foram buscar alimento no Egito e de lá só saíram quando Deus levantou Moisés como guia do povo em direção à Terra Prometida. Mas, no caminho, no meio do deserto passaram por inúmeras situações difíceis.
"E o anjo do SENHOR a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur." Gênesis 16:7 ->este texto refere-se a Hagár. Jesus quer achar você também junto à fonte no deserto; como a mulher samaritana ele lhe pergunta: se você beber da água que eu lhe der, jamais você terá sede de novo. Esta é noite de você beber da fonte de Jesus. Ele é a água viva.

Situações de deserto em que você pode estar neste dia:

1-Vida errante:
Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e tomou pão e um odre de água e os deu a Hagár, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela partiu, andando errante no deserto de Berseba. Gênesis21:14->muitas vezes estamos como Agar, errantes no deserto, não sabendo qual direção tomar. Hoje é dia de posicionamentos espirituais. Dia de olhar para Jesus, autor e consumador de nossa fé.

2-Poço sem água:
"Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cova, que está no deserto, e não lanceis mãos nele; isto disse para livrá-lo das mãos deles e para torná-lo a seu pai." Gênesis 37:22 
->O mundo quer jogá-lo em um poço sem água, em um lugar deserto (sem amigos de verdade e sem água para beber e se lavar). José naquele momento deve ter sido tomado pelo medo e pela angústia: estava em lugar escuro e sozinho; foi abandonado pela família e depois foi vendido como escravo para Potifar. Foi preso, mas mesmo na prisão era guiado por Deus em triunfo. José acabou sendo o homem forte do Egito, depois de faraó.

3-Falta de perspectiva:
"E a miragem tornar-se-á em lago, e a terra sedenta, em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos.E ali haverá uma estrada, um caminho que se chamará o Caminho Santo." -Is35:7-8
Existem situações em que não conseguimos enxergar alternativas ou escapes e por isso somos dominados pela angústia.A falta de perspectiva deve ter tentado dominar a vida de José, trazendo pensamentos tais como: você é um perdedor, ninguém mais vai lhe amar como o seu pai, nada dá certo para você, etc.A falta de perspectiva nos deixa cegos e passamos a ficar dominados pela pequenez.Quando andamos pelo "Caminho", nossos horizontes se alargam de forma sobrenatural, passamos a enxergar as circunstâncias como Deus já as enxerga-Jeová Jiré-Deus proverá, o Deus que sabe o meu futuro e providenciará tudo o que eu tiver necessidade. Somos então consolados e experimentamos a saída para as realizações em todas as áreas de nossa vida e a transformação de lugares áridos em lagos, e da terra sedenta em mananciais de águas.

4-Áreas secas e infrutíferas:
"O DESERTO e o lugar solitário se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa". Isaías 35:1 
"Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo". Isaías 35:6 ->Os desertos representam também áreas em nossas vidas que estão secas, ou seja, nada frutifica, em conseqüência não há fruto de realização.Tendo o homem sido criado para produzir e realizar, o fato disso não acontecer gera uma grande frustração. Como conseqüência esta sequidão se instala nos sentimentos, fazendo com que fiquemos estéreis. A unção do Espírito nos faz viver, pela fé a transformação profética deste texto: o deserto vira lugar frutífero. É tempo de nos alegrarmos em Deus ,olhando para o Poder que há Nele para que o lugar ermo(o lugar abandonado)seja habitado pelo Espírito Santo de Deus.

5-Vivendo o plano do coração e não o de Deus:
"E ouvirão a tua voz; e irás, tu com os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O SENHOR Deus dos hebreus nos encontrou. 
Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao SENHOR nosso Deus". Êxodo 3:18 ->Deus queria que o povo caminhasse só três dias no deserto, mas pela dureza dos corações caminharam quarenta anos.

6-É o fim, não tem saída:
"Então Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou". Êxodo 14:3 ->o diabo quer colocar em nossas mentes que o deserto é o nosso fim;assim como quando Jesus foi para a cruz e ele achou que ali era lugar da sua vitória e foi o contrário, foi o lugar da derrota de satanás,pois houve a ressurreição e Jesus foi até o inferno e pegou de uma vez por todas as chaves da morte e do inferno em suas mãos.

7-Dias de murmuração:
" Depois fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto, e não acharam água". Êxodo 15:22 ->Foi neste momento que o povo começou a murmurar.Tire de sua boca a murmuração, coloque um novo cântico a cada dia, experimente olhar para aquilo que Deus já lhe proporcionou e os milagres que Ele já providenciou para que você estivesse vivendo. Pare de reclamar feito uma pessoa sem esperança.

8-Mente que pensa como escravo:
" E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos morrido por mão do SENHOR na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão". Êxodo 16:3 ->Quando aceitamos Jesus em nossos corações,Ele fez novas todas as coisas, inclusive a nossa mente.Hoje você pode afirmar que tem a mente de Cristo ou de um escravo que ainda não se livrou do passado?O escravo não conhece a liberdade e Jesus é a liberdade: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.Por isso não viva em função de coisas passadas, viva o presente que é um verdadeiro presente de Deus para abrirmos e vivermos na plenitude. 

9-Tem pão para comer:
" E quando o orvalho se levantou, eis que sobre a face do deserto estava uma coisa miúda, redonda, miúda como a geada sobre a terra". 
Êxodo 16:14 ->No deserto Deus nos supre com o pão-Jesus é o pão que desceu do céu para saciar nossa fome espiritual.Ele sabia que não poderia dar uma churrascada para aquele povo, pois estavam andando pelo deserto e teriam uma congestão se andassem naquele sol escaldante. Deus cuida dos mínimos detalhes em nossa caminhada.

C- Para sairmos do deserto e chegarmos à terra prometida tem que haver Reconciliação:

1-Com Deus-
"Mas o bode, sobre que cair a sorte para ser bode emissário, apresentar-se-á vivo perante o SENHOR, para fazer expiação com ele, a fim de enviá-lo ao deserto como bode emissário". Levítico 16:10 ->A data de Yom Kipur é para uma festa muito importante, pois era a época de arrependimento nacional e de purificação dos pecados, também chamado de Dia da expiação".Era nesta ocasião que o sacerdote entrava no Santo dos Santos.Era a única vez no ano em que ele se apresentava nessa parte do templo. É aí que entra a parte do bode emissário ou "azazel".O sacerdote colocava as duas mãos sobre a cabeça do bode e em seguida confessava os pecados de Israel. Simbolicamente estava transferindo os pecados do povo para o bode;depois disto orava pedindo perdão.Depois desta cerimônia o animal era conduzido ao deserto por um homem que o deixava num local onde ninguém poderia dar nenhum cuidado ao animal, ou seja onde não houvesse nenhuma habitação.Isto simbolizava que os pecados seriam esquecidos e que não seriam mais relembrados.Lev16:21-22.
Cristo não foi para nós apenas o sacrifício eterno, mas também atuou como sacerdote, pois Ele próprio entregou a oferta do sangue pelos nossos pecados.Hoje é o dia de você pedir perdão pelos seus pecados ao Senhor e esquecer de uma vez por todas o que ficou para trás.

2-Com o próximo-
"E estes são os filhos de Zibeão: Aiá e Aná; este é o Aná que achou as fontes termais no deserto, quando apascentava os jumentos de Zibeão, seu pai." Gênesis 36:24->Anãs achou as fontes quando cuidava dos jumento que pertenciam ao seu pai.Se você deseja achar as fontes de águas, o refrigério para as suas dores faça como Anãs, cuide com zelo do seu próximo.Jesus disse que se Pedro o amasse ele apascentaria as suas ovelhas- quando você se preocupa com o seu próximo Deus leva você à fonte de águas.
"Disse o SENHOR a Arão: Vai ao deserto, ao encontro de Moisés. E ele foi, e encontrou-o no monte de Deus, e beijou-o". Êxodo 4:27 ->Vai ao encontro do teu irmão.

Conseqüência de nossa reconciliação com o Senhor e com nossos irmãos:
"O verbo se carne e habitou entre nós"

-Jo1:14-> Uma das mais perfeitas descrições da encarnação divina, que deveria ser traduzida como:o verbo se fez carne e armou uma barraca em nosso meio.O termo grego aí empregado é "skenoo"-na época dos patriarcas era muito comum viver-se em barracas,já que eles iam de um lado para o outro a procura de pastagens para os seus animais.Havia uma lei da hospitalidade entre os moradores do deserto que dizia que quando um peregrino estivesse passando pela sua barraca a pessoa teria que acolhê-lo; e mesmo que o viajante estivesse sendo perseguido se ele tocasse ao menos na corda da tenda já estaria a salvo, porque o inimigo não poderia tocá-lo.Esta lei vale ainda hoje para nós.É tempo de entrarmos na tenda do Senhor e nos escondermos no esconderijo do Altíssimo e descansar à sua sombra.Entre na presença Dele e o inimigo não poderá lhe tocar.Assim ,debaixo da tenda do Senhor "o sol escaldante não lhe molestará e nem a lua de noite". 

Bispa Cláudia

bottom of page