top of page

DESÇA E SE DERRAME
Gênesis 13:10-11

 

Em hebraico "Jordão" significa declive ou descedor, por causa do seu vertiginoso curso. A sua cabeceira, localizada ao pé do Monte Hermom, está a 70 m acima do nível do mar e a sua foz, no Mar Morto, está a 394 metros abaixo do nível do mar. Percorre o país de norte a sul. Depois de formar o primeiro lago, o de Hulé com seis quilômetros de comprimento por cinco de largura - mais adiante forma o lado de Genesaré, também conhecido por mar da Galiléia, ou mar de Quiriate, ou mar de Tiberíades.

Porque os judeus o tratam de mar? Por causa de seu tamanho e violentas borrascas que o agitam constantemente. Foi no mar da Galiléia que Jesus disse ao mar agitado: "Cala-te e aquieta-te. Então o vento se aquietou e houve grande bonança". Mc 4:39.
O mar da Galiléia tem 24 quilômetros de comprimento por 14 quilômetros de largura, com uma profundidade média de 50 metros e encontra-se a quase 230 metros abaixo do nível do mar Mediterrâneo.

Eis como o Rio Jordão é mencionado pela primeira vez na Bíblia. Gn 13:10-11: "E levantou Ló os seus olhos e viu toda a campina do Jordão que ... Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão ...".
Abraão, Isaque e Jacó tornaram-se íntimos do Jordão. O Jordão sempre esteve ligado ao povo de Israel. Foi no seu leito que Naamã viu-se livre da lepra (II Rs 5:1-14). Josué fez o povo de Israel atravessar o rio Jordão a pé enxuto quando os levou à conquista da Terra Prometida (Js 3:1-17). Elias bateu-lhe às águas com a capa e atravessou o rio Jordão a pé enxuto (II Rs 2:6-8). Com Eliseu aconteceu o mesmo milagre (II Rs 2:13-14).

Como descrito acima, Jordão no hebraico significa "descedor". O que você entende por descedor no mundo espiritual ? Eu diria que descedor é aquele que se humilha - o que desce do pedestal. Miquéias 6:8 diz "Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e Andes humildemente com o Senhor teu Deus".

No rio Jordão, João Batista batizou Jesus Cristo conforme descrito em Mt 3:1-13: "Então veio Jesus da Galiléia ter com João junto do Jordão, para ser batizado por ele:" Precisamos nos espelhar em Jesus, em tudo, inclusiva na sua humildade - Mt 11:29; Jô 13:5 ; Fil 2:8.
Jesus estava livre de todo o orgulho mundano:
Quanto à aparência - Is 53:2.
Quanto ao sucesso mundano - Is 53:3
Quanto à reputação - Mt 2:23
Quanto às riquezas - Mt 8:20
Quanto à posição social - Mt 13:55
Quanto à majestade - Jo 13:5

Você sabia também que o ribeiro (vau) de Jaboque deságua no rio Jordão e a palavra Jaboque, no hebraico, significa "o que derrama ?". O vau de Jaboque nasce ao sul da montanha de Gileade, e seu curso é de 130 quilômetros e desemboca no rio Jordão a 32 quilômetros do mar Morto. Em suas imediações, o patriarca Jacó lutou contra o Anjo do Senhor, ou seja, o próprio Jesus Cristo. Foi um combate acirrado, mas no final, o piedoso hebreu se derramou diante do Senhor e recebeu as bênçãos. No vau de Jaboque, portanto, a semente de Abraão recebeu sua designação nacional - Israel (Gn 32:22-32).

No rio Jordão, você (desce) se humilha, se arrepende.

No vau de Jaboque, você (se derrama) chora, agradece. Mateus 6:6 diz "Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, (vau de Jaboque) e, fechando a porta, ora a teu Pai (se derrame perante Ele) que está em oculto; e teu Pai, que vê secretamente, te recompensará".

Desça e se derrame, no seu vau de Jaboque. Aquele que sabe até quantos fios de cabelos você tem na cabeça te ouvirá, te afagará e dirá coisas que você precisa ouvir. Mateus 10:30 diz "E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados".

Francisco Barros

bottom of page