top of page

CORPO PURO

1 Tessalonicenses 4.3-4

 

"Deus quer de mim vida pura: fugindo da imoralidade sexual; aprendendo a dar dignidade ao meu corpo; e não sendo dominado pelo desejo. Deus espera de mim dedicação radical." (tradução livre)

Que jornada vamos ter pela frente! Você vai experimentar uma purificação que te deixará brilhando no final desse seminário!

E vamos começar pela pureza do corpo.

Mas, preste atenção: No que diz respeito à pureza, não tem esforço humano que consiga. Você pode fazer um compromisso, pode fazer um acordo com você mesmo, de ser totalmente puro daqui pra frente, mas se você não permitir que o Espírito Santo, o Espírito de Deus, assuma o controle do seu corpo, você não vai conseguir.

Pureza sexual é resultado de uma ação, de um mover, de uma atuação do Espírito Santo na nossa vida. Não é uma coisa que a gente faz e consegue por si mesmo.

Este seminário, Atitude 434, surgiu para oferecer a você a opção de viver uma vida pura, mas isso exigirá uma dedicação radical da sua parte. Ter a mente pura, o desejo puro e o espírito puro, só será possível através de uma consagração diária do seu corpo a Deus.

Note isso: consagração diária do seu corpo a Deus. - Consagração significa separar, dedicar. O nosso corpo deve ser separado de toda prática pecaminosa, de toda sujeira.

Mas, entenda bem, o problema não é o corpo. O problema é a natureza pecaminosa que temos. Nosso problema é a carne; não o corpo.

Carne? O que a picanha, o bife de alcatra tem a ver com isso? - Eu quero que você entenda um conceito bíblico hoje: Carne, nas Escrituras, quer dizer: "princípio espiritual do mal que habita meu corpo". Carne, na Bíblia, significa natureza pecaminosa. Romanos 8.6-8, diz: "A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo.

Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus." É aqui que falham nossos planos e promessas. Temos boa intenção, temos sinceridade, queremos nos esforçar pra viver uma vida pura, mas, como se diz, de boa intenção o inferno tá cheio...

Quantas vezes fazemos o capricho, tomamos a decisão de viver uma vida pura, mas isso dura apenas alguns meses?

Onde está o ponto fraco? - É aqui que entra a questão do nosso corpo. Nosso corpo precisa ser controlado, porque se não, ele põe tudo a perder. Nosso corpo precisa ser treinado, educado, ensinado a fazer o bem. Porque veja o que o apóstolo Paulo diz em Rm 7.25: "Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da Lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado." Nós temos uma natureza carnal, uma natureza pecaminosa que nos escraviza. Então, é preciso aprender a controlar o corpo. [Convidar alguém com talento para executar um instrumento, violão, por exemplo. Depois, desafie um participante do seminário a fazer o mesmo].

 

Entreviste os dois, perguntando:

1- Quanto tempo dedicam treinando?

2- Quanto tempo faz esse tipo de coisa? Mostre a diferença entre tentar e treinar.

Nós esquecemos da importância de treinar o corpo para fazer aquilo que não conseguimos fazer naturalmente. - Não adianta você tentar ser como o(a) __________. Você não vai conseguir.

Mas, se você treinar, treinar e treinar, é possível você fazer o que ele(a) faz.

Pois entenda uma coisa: Se você quiser vencer a tentação somente quando ela chegar, isso será como você tentar pedalar daqui à Campos, agora. Você não vai conseguir. Mas, se você estiver continuamente treinando, aumentando gradativamente o trajeto, quando você precisar pedalar daqui a Campos, você conseguirá. Cultive o hábito de treinar.

Veja o que está escrito em Gálatas 5.16-24: "Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.

Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da Lei. Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos."

Então, veja: existem Disciplinas Espirituais Clássicas que você pode fazer, pode praticar, para manter o seu corpo sob controle para não ceder às tentações.

Havia um provérbio muito comum na Igreja do primeiro século. O provérbio era o seguinte: "Oração: alinha meu coração. Palavra de Deus: purifica minha mente. Jejum: doutrina meus desejos. Serviço: me torna humilde. Discipulado: me disciplina o coração. Mas nós, nesse tempo moderno, somos uma geração sem modelos, não gostamos que alguém nos lidere, nos discipule... somos independentes, individualistas, arrogantes, não somos ensináveis. Afinal, já sabemos tudo. Temos todas as informações. Temos o GOOGLE!

Mas, querido, a vida cristã não pode ser vivida solitária, com você isolado no seu próprio canto, porque caráter não se constrói com leitura de livro, ou ficar ouvindo pregação... caráter se constrói vivendo o discipulado, vivendo na companhia de alguém que nos inspire, que acredita em nós e que invista em nós.

Só que isto exige relacionamento discipulador, exige que você abandone o seu individualismo e que se submeta a autoridade de um discipulador.

Olhe, o primeiro passo para a queda é caminhar sozinho na luta pela pureza sexual. Nós precisamos aprender a confessar nossas tentações ao nosso discipulador, para que ele, como autoridade espiritual, ore por nós.

Então, a sua caminhada como crente em Jesus, não pode ser feita com você sozinho.

 

Olha o que você deve fazer:

1. Verbalizar publicamente que você está resolvido a viver uma vida pura.

2. Praticar as disciplinas espirituais clássicas: oração, Bíblia, jejum, serviço.

3. Prestar contas a um discipulador, que confronte o seu coração.

4. Influenciar outros à pureza sexual: mídia/influenciar outros/testemunhar. A prática 1 é um ato, uma atitude que você toma uma vez.

Mas, as práticas 2 e 3 são um processo longo e contínuo que exigirão seu esforço. Você terá curvar seu corpo pra fazer oração, ouvir/ler a Palavra, praticar jejum, servir e ser fiel no discipulado semanal. "Espera aí, eu vou ter que contar minha vida sexual pra alguém? Tô fora!" Querido, se você não for transparente quando perguntado por seu discipulador sobre como está o seu coração, se você não aceitar ser confrontado, você não vai conseguir manter seu corpo puro, nem sua mente, nem seu espírito.

Então, preste atenção! Todos devem ter o seu discipulador, ou discipuladora. E, toda semana, você deve fazer prestação de contas, sim!

Quero ler agora 1Co 12.12-14;20;27: "Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito (...) E a todos nós foi dado beber de um único Espírito. O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos. (...) Assim, há muitos membros, mas um só corpo. (...) Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo." Esse texto mostra que você não está só!

Veja quantas pessoas! Somos membros uns dos outros: o seu compromisso com a pureza, me santifica, me encoraja, pois somos membros uns dos outros. Sua impureza ou pecado também me influencia... porque estamos espiritualmente ligados uns aos outros. Vivemos em uma sociedade individualista, vivemos em função de nós mesmos, temos o nosso mundinho, as preferências, o nosso gosto, e falamos: minha vida é problema meu. Mas, querido, eu não sou mais meu; eu agora pertenço ao Corpo de Cristo, então minha mente, meu espírito, meu corpo, meu ser, pertence ao Corpo de cristo.

Olha esse texto de 1Co 6.15-20: "Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De maneira nenhuma! Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois, como está escrito: "Os dois serão uma só carne". Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo." Infelizmente, uma disciplina que se perdeu na história foi a do discipulado. Mas Deus está restaurando isso na vida da igreja!

Você sabe o que é Igreja? Essa palavra significa "chamados para fora". A palavra grega "ekklesia" é composta de dois radicais gregos: "ek", que significa "para fora", e "klesia", que significa "chamados".

O significado disso é que nós somos chamados para viver na contra-mão do mundo, na contra-mão da onda. Em 1Pe 2.9 está escrito: "Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz." Queridos, precisamos "sair do armário", precisamos anunciar os valores do Reino de Deus... precisamos iniciar o movimento "Orgulho Virgem", o Dia do Abaixo à Pornografia... e coisas assim.

[Vídeo: cena dos gafanhotos ­ Vida de insetos]

O Diabo sabe da importância estratégica que a igreja tem para o Reino de Deus anaçar na cidade. - O que ele faz para atrapalhar? As armas do Diabo são:

1. Isolar as pessoas: Isolados somos presas fáceis.

2. Enfraquecer os elos: enfraquecer sua vida/fé/pacto.

3. Gerar conflitos: não gosto desse/não vou com a cara daquele/não vou perdoar.

 

Esteja atento! Não dê lugar ao Diabo. Não seja o elo fraco da corrente.

Tem algum elo fraco aqui? Se tem, hoje é dia de corrigirmos isso: você se isolou e quer se reconectar? Existe algum conflito entre nós? Alguma inimizade? Diferença? Reserva? Você consegue olhar no olho de cada um de nós e dizer, com sinceridade: "eu amo você"? Se não consegue, é hora de quebrarmos isso. Restabelecer nossa conexão uns com os outros...

Tem muito mais em jogo do que nosso orgulho ferido, do que nossas opiniões. É a minha pureza/santidade que está em jogo!

É o avanço do Reino! Sua santidade influencia minha santidade. Sua pureza motiva minha pureza.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page